Salário para o cargo de Gerente de divisão comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão comercial

Um Gerente de divisão comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • analisar cenários;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • administrar conflitos entre partes;
    • delegar atribuições;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar demanda do cliente;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • mediar conflitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • captar recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • negociar com partes interessadas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar orçamentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar contexto;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • otimizar custos e recursos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • saber ouvir;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • administrar orçamentos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • checar informações para divulgação;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar impacto normativo;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar mídias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • estabelecer política comercial;
    • agir com empatia;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • cobrar ações;
    • dimensionar equipe;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • pensar estrategicamente;
    • representar empresa publicamente;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • negociar com clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • pesquisar mercado;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • gerenciar equipes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • examinar currículos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • tomar decisões;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • monitorar contratos;
    • avaliar desempenho;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • liderar pessoas;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • revisar planos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • planejar campanhas de vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • autorizar pagamentos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • realizar escuta ativa;
    • analisar tendências do mercado;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar criatividade;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue