Salário para o cargo de Gerente de divisão comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão comercial

Um Gerente de divisão comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.323,81 e R$ 13.686,74, com a média salarial de R$ 4.125,99 e o salário mediana em R$ 2.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.125,99 49.511,87 1.031,50 19,24
1º Quartil 1.323,81 15.885,73 330,95 6,17
Salário Mediana 2.200,00 26.400,00 550,00 10,26
3º Quartil 10.438,09 125.257,08 2.609,52 48,67
Teto Salarial 13.686,74 164.240,84 3.421,68 63,81


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.670 - 23.228 7.875,14 1.669,59 4.684,50 19.177,04 23.227,81
Rio de Janeiro - RJ 1.410 - 16.226 5.143,36 1.409,65 2.500,00 13.396,61 16.226,38
Brasília - DF 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Belo Horizonte - MG 1.256 - 9.723 3.391,50 1.256,20 2.024,80 8.027,40 9.723,02
Curitiba - PR 1.503 - 10.706 3.940,20 1.503,49 2.500,00 8.838,98 10.706,04
Fortaleza - CE 1.236 - 10.404 3.484,15 1.236,00 2.000,00 8.589,91 10.404,36
Goiânia - GO 1.283 - 8.679 3.209,54 1.282,55 2.070,00 7.165,58 8.679,17
Porto Alegre - RS 1.452 - 12.525 4.332,41 1.452,04 2.481,68 10.340,56 12.524,80
Salvador - BA 1.370 - 9.739 3.482,56 1.370,45 2.191,02 8.040,50 9.738,89
Recife - PE 1.313 - 9.972 3.600,70 1.312,51 2.265,00 8.232,70 9.971,69
Campinas - SP 1.758 - 15.037 5.247,36 1.758,06 3.000,00 12.415,05 15.037,48
Barueri - SP 2.174 - 22.627 8.866,92 2.173,94 7.067,05 18.681,07 22.627,07
Ribeirão Preto - SP 1.516 - 8.867 3.433,84 1.515,99 2.407,00 7.320,29 8.866,55
Cuiabá - MT 1.233 - 7.549 2.904,89 1.233,24 2.144,00 6.232,61 7.549,12
Manaus - AM 1.280 - 7.938 2.967,07 1.280,18 2.000,00 6.553,32 7.937,57
Belém - PA 1.076 - 5.908 2.232,79 1.075,83 1.274,94 4.878,06 5.908,45
Florianópolis - SC 1.503 - 9.256 3.514,98 1.503,15 2.407,00 7.642,06 9.256,29
Uberlândia - MG 1.344 - 8.692 3.245,56 1.344,01 2.142,14 7.176,44 8.692,31
Campo Grande - MS 1.386 - 7.193 2.909,43 1.385,60 2.048,61 5.938,50 7.192,89
Guarulhos - SP 1.646 - 13.421 4.626,81 1.646,27 2.820,88 11.080,73 13.421,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.570 - 18.895 6.048,28 1.570,15 3.000,00 15.600,24 18.895,48
Minas Gerais 1.196 - 8.131 2.936,32 1.195,95 1.893,07 6.712,88 8.130,84
Rio de Janeiro 1.366 - 12.764 4.121,72 1.366,33 2.100,00 10.537,75 12.763,64
Paraná 1.399 - 8.795 3.301,27 1.398,76 2.143,00 7.261,06 8.794,81
Rio Grande do Sul 1.354 - 9.603 3.441,22 1.353,65 2.100,00 7.928,40 9.603,12
Santa Catarina 1.435 - 8.322 3.236,38 1.434,94 2.192,00 6.870,95 8.322,30
Goiás 1.238 - 7.944 2.968,61 1.238,41 2.000,00 6.558,42 7.943,76
Bahia 1.272 - 7.423 2.873,13 1.272,45 2.000,00 6.128,14 7.422,59
Distrito Federal 1.185 - 6.214 2.490,24 1.185,44 1.750,50 5.130,14 6.213,78
Ceará 1.183 - 10.450 3.441,78 1.183,35 2.000,00 8.627,77 10.450,21
Pernambuco 1.269 - 8.011 3.008,97 1.269,37 2.000,00 6.614,19 8.011,30
Mato Grosso 1.206 - 8.973 3.202,42 1.205,82 2.055,50 7.407,82 8.972,57
Espírito Santo 1.232 - 7.447 2.820,51 1.231,71 1.885,00 6.148,62 7.447,39
Pará 1.105 - 6.021 2.339,45 1.105,27 1.567,50 4.970,90 6.020,90
Mato Grosso do Sul 1.302 - 6.843 2.750,38 1.301,85 2.000,00 5.649,33 6.842,64
Maranhão 1.132 - 7.933 2.815,24 1.132,25 1.779,17 6.549,72 7.933,22
Paraíba 1.185 - 6.682 2.596,87 1.185,19 1.800,00 5.516,94 6.682,28
Amazonas 1.225 - 7.517 2.838,90 1.225,37 1.937,25 6.206,19 7.517,12
Rio Grande do Norte 1.106 - 14.918 4.247,38 1.105,95 1.844,70 12.316,67 14.918,32
Rondônia 1.166 - 5.254 2.258,91 1.165,92 1.738,22 4.337,56 5.253,78
Alagoas 1.226 - 6.705 2.671,70 1.225,74 2.000,00 5.535,61 6.704,90
Tocantins 1.113 - 6.964 2.675,43 1.113,35 1.976,78 5.749,85 6.964,39
Piauí 1.097 - 6.783 2.562,74 1.097,19 1.785,70 5.600,30 6.783,26
Sergipe 1.207 - 6.500 2.631,49 1.206,60 2.000,00 5.366,08 6.499,56
Roraima 1.111 - 4.995 2.194,90 1.111,30 1.711,24 4.123,56 4.994,58
Amapá 1.173 - 5.138 2.333,71 1.172,54 1.977,36 4.241,74 5.137,72
Acre 1.159 - 7.551 2.733,71 1.158,77 1.764,00 6.234,25 7.551,11


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • estabelecer política comercial;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • formular plano de incentivos;
    • tomar decisões;
    • definir perfis profissionais;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • liderar pessoas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar criatividade;
    • captar recursos;
    • identificar necessidade de recursos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer diálogo;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar demanda do cliente;
    • avaliar desempenho;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • autorizar pagamentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar mercado;
    • pensar estrategicamente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar orçamentos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • representar empresa publicamente;
    • monitorar contratos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • analisar cenários;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar demanda reclamatória;
    • analisar contexto;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • saber ouvir;
    • negociar com partes interessadas;
    • mediar conflitos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • revisar planos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • gerir lucratividade;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • administrar orçamentos;
    • analisar impacto normativo;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • realizar campanhas de vendas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • agir com empatia;
    • elaborar relatórios;
    • checar informações para divulgação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • delegar atribuições;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar mídias;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • dimensionar equipe;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • examinar currículos;
    • negociar com clientes;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de abstração;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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