Salário para o cargo de Gerente regional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente regional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente regional de vendas

Um Gerente regional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente regional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente regional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar contexto;
    • saber ouvir;
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • realizar escuta ativa;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerenciar remanejamentos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • negociar com clientes;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • checar informações para divulgação;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • captar recursos;
    • tomar decisões;
    • cobrar ações;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • mapear processo de decisão;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • monitorar contratos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • identificar necessidade de recursos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • liderar pessoas;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer diálogo;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • representar empresa publicamente;
    • definir perfis profissionais;
    • pesquisar mercado;
    • revisar planos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • agir com empatia;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • delegar atribuições;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • formular plano de incentivos;
    • analisar tendências do mercado;
    • dimensionar equipe;
    • planejar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • examinar currículos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • analisar cenários;
    • gerir lucratividade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • pensar estrategicamente;
    • otimizar custos e recursos;
    • monitorar mídias;
    • trabalhar em equipe;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar demanda reclamatória;
    • cobrar resultados da equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • mediar conflitos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • administrar orçamentos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • gerenciar equipes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • analisar demanda do cliente;


    Setores que mais contratam Gerente regional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista