Salário para o cargo de Analista Big Data
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista Big Data - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista Big Data

Um Analista Big Data trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista Big Data

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista Big Data

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • analisar tendências do mercado;
    • dimensionar equipe;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • administrar conflitos entre partes;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • autorizar pagamentos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerir lucratividade;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer diálogo;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar contexto;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • liderar pessoas;
    • tomar decisões;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • agir com empatia;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar cenários;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer política comercial;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • captar recursos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • cobrar resultados da equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • examinar currículos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar contratos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • realizar escuta ativa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • gerenciar equipes;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • monitorar mídias;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • contratar serviços de terceiros;
    • delegar atribuições;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • checar informações para divulgação;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • revisar planos;
    • mediar conflitos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • negociar com partes interessadas;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • saber ouvir;
    • formular plano de incentivos;
    • administrar orçamentos;
    • avaliar desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • pesquisar mercado;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • negociar com clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • otimizar custos e recursos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;


    Setores que mais contratam Analista Big Data no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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