Salário para o cargo de Analista Big Data
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista Big Data - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista Big Data

Um Analista Big Data trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.498,11 e R$ 9.777,23, com a média salarial de R$ 3.733,75 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista Big Data

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.733,75 44.805,00 933,44 17,60
1º Quartil 1.498,11 17.977,26 374,53 7,06
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 7.456,54 89.478,44 1.864,13 35,15
Teto Salarial 9.777,23 117.326,81 2.444,31 46,09


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.092 - 10.928 4.939,91 2.092,32 4.200,00 9.021,95 10.927,66
Rio de Janeiro - RJ 1.955 - 10.608 4.551,94 1.955,05 3.600,00 8.758,04 10.608,00
Belo Horizonte - MG 1.482 - 6.367 3.032,09 1.482,35 2.600,00 5.256,40 6.366,71
Curitiba - PR 1.627 - 7.236 3.279,70 1.626,76 2.800,00 5.973,80 7.235,65
Barueri - SP 1.841 - 10.650 4.612,59 1.840,76 3.810,00 8.792,50 10.649,74
Porto Alegre - RS 1.569 - 7.192 3.251,92 1.569,31 2.800,00 5.938,00 7.192,28
Campinas - SP 1.708 - 8.755 3.793,97 1.707,94 3.000,00 7.228,43 8.755,29
Goiânia - GO 1.199 - 4.807 2.225,53 1.199,04 1.828,00 3.968,58 4.806,87
Florianópolis - SC 1.652 - 5.999 3.082,09 1.651,96 2.944,96 4.953,04 5.999,27
Brasília - DF 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Fortaleza - CE 1.354 - 13.174 4.188,69 1.353,71 2.200,00 10.876,28 13.173,68
Joinville - SC 1.432 - 6.808 2.931,64 1.431,78 2.317,08 5.620,59 6.807,82
Recife - PE 1.346 - 5.309 2.560,34 1.346,49 2.239,65 4.383,47 5.309,39
Londrina - PR 1.400 - 4.330 2.126,38 1.399,91 1.692,23 3.574,79 4.329,89
Maringá - PR 1.368 - 3.992 2.105,55 1.368,12 1.800,00 3.296,13 3.992,37
Blumenau - SC 1.560 - 5.421 2.810,57 1.560,11 2.514,36 4.475,88 5.421,32
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 5.757 2.842,35 1.539,12 2.578,33 4.752,79 5.756,72
Guarulhos - SP 1.642 - 8.330 3.673,56 1.641,64 3.000,00 6.876,95 8.329,56
Uberlândia - MG 1.350 - 6.198 2.788,00 1.350,21 2.302,68 5.117,51 6.198,48
Salvador - BA 1.301 - 5.386 2.556,89 1.300,69 2.178,00 4.446,38 5.385,59


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.756 - 10.252 4.417,30 1.756,26 3.573,79 8.464,33 10.252,25
Minas Gerais 1.291 - 7.355 3.008,15 1.290,92 2.300,00 6.072,26 7.354,91
Paraná 1.426 - 6.297 2.839,28 1.426,09 2.300,00 5.198,74 6.296,87
Santa Catarina 1.398 - 5.596 2.676,05 1.398,16 2.300,00 4.619,81 5.595,66
Rio de Janeiro 1.710 - 10.030 4.223,95 1.709,87 3.376,50 8.280,90 10.030,08
Rio Grande do Sul 1.427 - 5.935 2.766,19 1.426,64 2.336,00 4.900,38 5.935,49
Goiás 1.211 - 4.890 2.299,61 1.210,73 2.000,00 4.036,89 4.889,60
Ceará 1.313 - 10.925 3.729,07 1.313,18 2.253,96 9.019,87 10.925,14
Pernambuco 1.300 - 5.291 2.525,24 1.300,10 2.162,02 4.367,99 5.290,64
Distrito Federal 1.425 - 7.923 3.388,25 1.425,48 2.500,00 6.541,03 7.922,69
Bahia 1.181 - 5.232 2.397,44 1.180,58 2.000,00 4.319,93 5.232,42
Espírito Santo 1.323 - 5.207 2.471,18 1.322,73 2.006,36 4.299,04 5.207,12
Mato Grosso 1.228 - 8.521 3.325,45 1.227,94 2.500,00 7.035,17 8.521,21
Pará 1.232 - 5.064 2.314,03 1.232,23 2.000,00 4.181,13 5.064,31
Mato Grosso do Sul 1.196 - 4.240 2.067,35 1.195,77 1.656,40 3.500,26 4.239,62
Amazonas 1.316 - 5.359 2.478,42 1.315,70 2.000,00 4.424,60 5.359,21
Alagoas 1.234 - 3.899 1.989,69 1.234,00 1.800,00 3.219,11 3.899,09
Paraíba 1.138 - 3.679 1.890,50 1.137,85 1.602,50 3.037,18 3.678,73
Sergipe 1.161 - 3.521 1.871,01 1.161,25 1.700,00 2.906,81 3.520,81
Rio Grande do Norte 1.071 - 3.769 1.806,64 1.071,01 1.477,00 3.111,64 3.768,92
Rondônia 1.144 - 4.303 1.998,69 1.144,43 1.665,35 3.552,36 4.302,73
Maranhão 1.103 - 4.434 2.045,01 1.102,99 1.600,00 3.660,94 4.434,24
Piauí 1.089 - 3.798 1.884,37 1.088,69 1.694,86 3.136,02 3.798,44
Tocantins 1.066 - 5.519 2.240,28 1.066,34 1.548,09 4.556,71 5.519,22
Roraima 1.045 - 3.524 1.667,49 1.045,00 1.200,00 2.909,67 3.524,28
Amapá 1.198 - 3.270 1.880,26 1.197,75 1.944,06 2.700,00 3.270,32
Acre 1.158 - 2.931 1.750,52 1.158,25 1.800,00 2.419,72 2.930,84


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista Big Data

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • planejar campanhas de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • identificar necessidade de recursos;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar relatórios;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • definir perfis profissionais;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • estabelecer política comercial;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • captar recursos;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • liderar pessoas;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • revisar planos;
    • cobrar ações;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • mapear processo de decisão;
    • negociar com clientes;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • administrar orçamentos;
    • gerenciar equipes;
    • saber ouvir;
    • pensar estrategicamente;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • realizar escuta ativa;
    • pesquisar mercado;
    • delegar atribuições;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar contexto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerir lucratividade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar contratos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • tomar decisões;
    • agir com empatia;
    • checar informações para divulgação;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • mediar conflitos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • autorizar pagamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • avaliar desempenho;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar cenários;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • monitorar mídias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • dimensionar equipe;
    • otimizar custos e recursos;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • examinar currículos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar orçamentos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar criatividade;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;


    Setores que mais contratam Analista Big Data no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional