Salário para o cargo de Inspetor naval
CBO 2151-35 > Oficiais de convés

Inspetor naval - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Inspetor naval

Um Inspetor naval trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.265,30 e R$ 21.945,97, com a média salarial de R$ 6.080,41 e o salário mediana em R$ 3.120,67 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor naval

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.080,41 72.964,86 1.520,10 30,42
1º Quartil 1.265,30 15.183,64 316,33 6,33
Salário Mediana 3.120,67 37.448,04 780,17 15,61
3º Quartil 16.736,93 200.843,20 4.184,23 83,73
Teto Salarial 21.945,97 263.351,63 5.486,49 109,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.712 - 37.238 11.006,17 2.712,29 5.700,00 30.744,17 37.238,26
Salvador - BA 1.128 - 1.782 1.284,15 1.128,33 1.279,53 1.471,33 1.782,12
Barcarena - PA 1.962 - 4.845 2.761,34 1.962,48 2.321,41 4.000,00 4.844,92
Rio das Ostras - RJ 3.133 - 9.569 5.379,05 3.133,38 4.105,10 7.900,16 9.568,90
Macaé - RJ 2.383 - 53.517 11.730,62 2.383,09 2.383,09 44.184,00 53.516,99


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.512 - 32.529 9.953,96 2.512,37 5.700,00 26.856,11 32.528,92
Bahia 1.128 - 1.782 1.284,15 1.128,33 1.279,53 1.471,33 1.782,12
Pará 1.962 - 4.845 2.772,78 1.962,48 2.404,00 4.000,00 4.844,92
Espírito Santo 1.250 - 3.368 1.835,94 1.250,00 1.500,00 2.780,70 3.368,07


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Inspetor naval

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • operar tampas de escotilha;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • realizar comunicação de bordo;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • controlar certificação da tripulação;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • coordenar equipe de resgate;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • transportar passageiros;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • verificar peação da carga;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • trabalhar sob pressão;
    • consultar legislação;
    • controlar planos de bordo;
    • elaborar o plano para reboque;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar percepção espacial;
    • tomar decisões;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar material de passadiço;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar seção de câmara;
    • coordenar operações de reboque;
    • ministrar treinamento em terra;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • elaborar apresentações;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • controlar epi e epc;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • operar o sistema de lastro;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • controlar material de combate à poluição;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • operar rampas de cargas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • proferir palestras;
    • demonstrar criatividade;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • verificar marcação das cargas;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • elaborar material didático;
    • controlar material de diques e comportas;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • avaliar as condições de calado;
    • conferir certificação da embarcação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • definir área segura para trabalho;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • efetuar auditorias internas;
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar equipamentos de navegação;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • operar guincho de reboque;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar equipe de amarração;
    • conferir certificação da tripulação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • operar rampas de acesso;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • discriminar cores;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • orientar a navegação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • manobrar a embarcação;
    • realizar o plano de viagem;
    • supervisionar equipe de convés;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • emitir permissão para trabalho;
    • elaborar conteúdo programático;
    • controlar material de custeio;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • fiscalizar o uso de epi;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • controlar medicamento de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • aplicar legislação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar rancho;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • acionar plano de contingência;
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • coordenar operações de resgate;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • acionar plano de emergência;
    • operar cobertas de cargas;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • manusear cargas a bordo;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar o sms;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;


    Setores que mais contratam Inspetor naval no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Navegação de apoio marítimo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Testes e análises técnicas
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Administração pública em geral
    • Operações de terminais
    • Atividades de agenciamento marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional