Salário para o cargo de Capitão de cabotagem (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Capitão de cabotagem (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de cabotagem (imediato)

Um Capitão de cabotagem (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.827,97 e R$ 19.756,21, com a média salarial de R$ 7.204,95 e o salário mediana em R$ 5.346,55 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de cabotagem (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.204,95 86.459,39 1.801,24 34,90
1º Quartil 2.827,97 33.935,66 706,99 13,70
Salário Mediana 5.346,55 64.158,60 1.336,64 25,90
3º Quartil 15.066,93 180.803,15 3.766,73 72,99
Teto Salarial 19.756,21 237.074,52 4.939,05 95,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.755 - 11.328 5.354,37 2.755,14 3.996,94 9.352,57 11.328,11
Macaé - RJ 4.414 - 10.961 6.976,73 4.413,82 7.677,84 9.049,38 10.960,88
Barra dos Coqueiros - SE 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Niterói - RJ 2.348 - 8.628 4.411,91 2.348,06 4.067,50 7.123,33 8.627,98
Guapimirim - RJ 4.450 - 5.390 4.450,00 4.450,00 4.450,00 4.450,00 5.389,97
São Gonçalo - RJ 5.207 - 8.638 6.238,67 5.207,10 6.508,86 7.131,63 8.638,04
Porto Velho - RO 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
São João da Barra - RJ 5.347 - 6.476 5.346,55 5.346,55 5.346,55 5.346,55 6.475,90
Rio das Ostras - RJ 13.570 - 19.687 15.154,04 13.570,34 15.479,37 16.253,33 19.686,52
São Luís - MA 1.071 - 4.290 3.047,87 1.070,63 3.542,18 3.542,18 4.290,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.051 - 11.727 5.987,44 3.051,39 5.346,55 9.682,22 11.727,39
Sergipe 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Ceará 1.254 - 1.647 1.325,98 1.254,02 1.360,16 1.360,16 1.647,47
Rondônia 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
Maranhão 1.071 - 5.451 3.289,89 1.070,63 3.542,18 4.500,00 5.450,54


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • qualificar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • preparar a unidade para reboque;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • avaliar as condições de atracação;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • ministrar treinamento em terra;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • consultar legislação;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • verificar peação da carga;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • operar rampas de cargas;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar as condições de segurança;
    • supervisionar equipe de convés;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • controlar material de passadiço;
    • realizar comunicação de bordo;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • demonstrar percepção espacial;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • manobrar a embarcação;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • coordenar operações de resgate;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • definir área segura para trabalho;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • elaborar material didático;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • testar equipamentos de segurança;
    • controlar material de combate à poluição;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar comportamento proativo;
    • avaliar as condições para amarração;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • orientar a navegação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar certificação da tripulação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • conferir certificação da tripulação;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • coordenar equipe de amarração;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • emitir permissão para trabalho;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • supervisionar o sms;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • verificar marcação das cargas;
    • operar tampas de escotilha;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • operar guincho de reboque;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • elaborar conteúdo programático;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • elaborar o plano para reboque;
    • trabalhar sob pressão;
    • operar equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • transportar passageiros;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar material de diques e comportas;
    • operar o sistema de lastro;
    • tomar decisões;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • controlar material de custeio;
    • controlar rancho;
    • avaliar as condições de calado;
    • operar cobertas de cargas;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar planos de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • acionar plano de emergência;
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • coordenar operações de reboque;
    • operar rampas de acesso;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar epi e epc;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • proferir palestras;
    • elaborar apresentações;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • efetuar auditorias internas;
    • aplicar legislação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • discriminar cores;
    • discriminar sons e ruídos;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • manusear cargas a bordo;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar o plano de viagem;
    • demonstrar liderança;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • acionar plano de contingência;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;


    Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades auxiliares dos transportes aquaviários
    • Escafandria e mergulho
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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