Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • demonstrar competências pessoais;
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;

Atividades

  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • acionar plano de contingência;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • avaliar as condições para amarração;
  • acionar plano de emergência;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar rancho;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar certificação da tripulação;
  • demonstrar criatividade;
  • conferir certificação da tripulação;
  • efetuar auditorias internas;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar percepção cinemática;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • emitir permissão para trabalho;
  • orientar a navegação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • tomar decisões;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar guincho de reboque;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • elaborar material didático;
  • proferir palestras;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • consultar legislação;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • supervisionar seção de câmara;
  • ministrar treinamento em terra;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • controlar epi e epc;
  • conferir certificação da embarcação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • operar equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar planos de bordo;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • operar cobertas de cargas;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • operar o sistema de lastro;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • verificar peação da carga;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • definir área segura para trabalho;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • coordenar operações de reboque;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • supervisionar equipe de convés;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • operar tampas de escotilha;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • trabalhar sob pressão;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • manusear cargas a bordo;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • avaliar as condições de calado;
  • aplicar legislação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar postos de emergência;
  • transportar passageiros;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • avaliar as condições de atracação;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • manobrar a embarcação;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • elaborar apresentações;
  • elaborar conteúdo programático;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • demonstrar liderança;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar material de custeio;
  • operar rampas de acesso;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • trabalhar em equipe;
  • preparar a unidade para reboque;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • elaborar o plano para reboque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • coordenar operações de resgate;
  • supervisionar o sms;
  • operar rampas de cargas;
  • controlar medicamento de bordo;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • discriminar cores;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar percepção espacial;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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