Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (imediato)

Um Primeiro oficial de náutica (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.827,97 e R$ 19.756,21, com a média salarial de R$ 7.204,95 e o salário mediana em R$ 5.346,55 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.204,95 86.459,39 1.801,24 34,90
1º Quartil 2.827,97 33.935,66 706,99 13,70
Salário Mediana 5.346,55 64.158,60 1.336,64 25,90
3º Quartil 15.066,93 180.803,15 3.766,73 72,99
Teto Salarial 19.756,21 237.074,52 4.939,05 95,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.755 - 11.328 5.354,37 2.755,14 3.996,94 9.352,57 11.328,11
Macaé - RJ 4.414 - 10.961 6.976,73 4.413,82 7.677,84 9.049,38 10.960,88
Barra dos Coqueiros - SE 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Niterói - RJ 2.348 - 8.628 4.411,91 2.348,06 4.067,50 7.123,33 8.627,98
Guapimirim - RJ 4.450 - 5.390 4.450,00 4.450,00 4.450,00 4.450,00 5.389,97
São Gonçalo - RJ 5.207 - 8.638 6.238,67 5.207,10 6.508,86 7.131,63 8.638,04
Porto Velho - RO 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
São João da Barra - RJ 5.347 - 6.476 5.346,55 5.346,55 5.346,55 5.346,55 6.475,90
Rio das Ostras - RJ 13.570 - 19.687 15.154,04 13.570,34 15.479,37 16.253,33 19.686,52
São Luís - MA 1.071 - 4.290 3.047,87 1.070,63 3.542,18 3.542,18 4.290,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.051 - 11.727 5.987,44 3.051,39 5.346,55 9.682,22 11.727,39
Sergipe 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Ceará 1.254 - 1.647 1.325,98 1.254,02 1.360,16 1.360,16 1.647,47
Rondônia 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
Maranhão 1.071 - 5.451 3.289,89 1.070,63 3.542,18 4.500,00 5.450,54


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

  • Atividades

    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar medicamento de bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar postos de emergência;
    • aplicar legislação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • elaborar o plano para reboque;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • proferir palestras;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • testar equipamentos de segurança;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • realizar o plano de viagem;
    • efetuar auditorias internas;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • elaborar conteúdo programático;
    • operar guincho de reboque;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • acionar plano de emergência;
    • discriminar cores;
    • preparar a unidade para reboque;
    • supervisionar o sms;
    • consultar legislação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar epi e epc;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • elaborar material didático;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • avaliar as condições para amarração;
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • tomar decisões;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar rancho;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • demonstrar liderança;
    • supervisionar seção de câmara;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • operar cobertas de cargas;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar equipe de convés;
    • demonstrar percepção espacial;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • operar rampas de acesso;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar planos de bordo;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • coordenar operações de reboque;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • conferir certificação da embarcação;
    • operar equipamentos de navegação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • operar o sistema de lastro;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • operar tampas de escotilha;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • manusear cargas a bordo;
    • emitir permissão para trabalho;
    • definir área segura para trabalho;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar material de custeio;
    • acionar plano de contingência;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • avaliar as condições de calado;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • coordenar equipe de resgate;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • elaborar apresentações;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • manobrar a embarcação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • verificar marcação das cargas;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar material de diques e comportas;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • controlar certificação da tripulação;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar equipe de amarração;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • operar rampas de cargas;
    • verificar peação da carga;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • orientar a navegação;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar material de passadiço;
    • ministrar treinamento em terra;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar material de combate à poluição;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • coordenar operações de resgate;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • conferir certificação da tripulação;
    • transportar passageiros;


    Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades auxiliares dos transportes aquaviários
    • Escafandria e mergulho
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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