Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (imediato)

Um Primeiro oficial de náutica (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.052,33 e R$ 16.007,69, com a média salarial de R$ 8.915,97 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de náutica (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.915,97 106.991,64 2.228,99 41,47
1º Quartil 6.052,33 72.627,96 1.513,08 28,15
Salário Mediana 8.475,00 101.700,00 2.118,75 39,42
3º Quartil 13.216,06 158.592,72 3.304,02 61,47
Teto Salarial 16.007,69 192.092,28 4.001,92 74,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;

Atividades

  • controlar temperatura dos tanques;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • transportar passageiros;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • operar cobertas de cargas;
  • controlar certificação da tripulação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • realizar o plano de viagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • manusear cargas a bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • acionar plano de emergência;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • elaborar conteúdo programático;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • consultar legislação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • verificar peação da carga;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar rancho;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • operar o sistema de lastro;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • operar rampas de cargas;
  • supervisionar o sms;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • avaliar as condições de calado;
  • operar guincho de reboque;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • manobrar a embarcação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • coordenar postos de emergência;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • ministrar treinamento em terra;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • proferir palestras;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • acionar plano de contingência;
  • tomar decisões;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar epi e epc;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • discriminar sons e ruídos;
  • orientar a navegação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • operar tampas de escotilha;
  • discriminar cores;
  • emitir permissão para trabalho;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • controlar planos de bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • elaborar apresentações;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • verificar marcação das cargas;
  • conferir certificação da tripulação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • avaliar as condições para amarração;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • conferir certificação da embarcação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • efetuar auditorias internas;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • aplicar legislação;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar material de custeio;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar percepção espacial;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • elaborar material didático;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • operar rampas de acesso;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • elaborar o plano para reboque;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar as condições de atracação;
  • operar equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de resgate;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;


Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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