Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso (comandante)

Um Capitão de longo curso (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • coordenar operações de resgate;
    • coordenar equipe de amarração;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • controlar material de combate à poluição;
    • operar tampas de escotilha;
    • coordenar equipe de resgate;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • controlar material de custeio;
    • avaliar as condições de atracação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • orientar a navegação;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • proferir palestras;
    • controlar material de diques e comportas;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar rancho;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • definir área segura para trabalho;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • manusear cargas a bordo;
    • realizar o plano de viagem;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • tomar decisões;
    • elaborar material didático;
    • preparar a unidade para reboque;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • operar o sistema de lastro;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • acionar plano de emergência;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • controlar certificação da tripulação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar material de passadiço;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • operar equipamentos de navegação;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • operar cobertas de cargas;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • transportar passageiros;
    • consultar legislação;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • verificar marcação das cargas;
    • elaborar conteúdo programático;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • acionar plano de contingência;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • trabalhar sob pressão;
    • discriminar sons e ruídos;
    • controlar epi e epc;
    • aplicar legislação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • coordenar postos de emergência;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • operar rampas de cargas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • discriminar cores;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • verificar peação da carga;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • controlar planos de bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • demonstrar percepção espacial;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • avaliar as condições de calado;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • operar rampas de acesso;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • efetuar auditorias internas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar criatividade;
    • manobrar a embarcação;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • controlar medicamento de bordo;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • elaborar apresentações;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • emitir permissão para trabalho;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar equipe de convés;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • ministrar treinamento em terra;
    • demonstrar liderança;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar o sms;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • operar guincho de reboque;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;

    Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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