Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso (comandante)

Um Capitão de longo curso (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • operar cargas;

  • Atividades

    • conferir certificação da tripulação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • testar equipamentos de segurança;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • consultar legislação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • elaborar apresentações;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar rancho;
    • operar o sistema de lastro;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • controlar material de custeio;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • operar cobertas de cargas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar medicamento de bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar o sms;
    • controlar epi e epc;
    • tomar decisões;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • controlar planos de bordo;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • operar guincho de reboque;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operações de reboque;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • proferir palestras;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • coordenar operações de resgate;
    • operar equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • preparar a unidade para reboque;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • demonstrar liderança;
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • operar rampas de cargas;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar tampas de escotilha;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • verificar peação da carga;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • manusear cargas a bordo;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • ministrar treinamento em terra;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aplicar legislação;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • transportar passageiros;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • elaborar material didático;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar o plano de viagem;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • elaborar o plano para reboque;
    • discriminar cores;
    • verificar marcação das cargas;
    • demonstrar percepção espacial;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar material de combate à poluição;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar material de diques e comportas;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar postos de emergência;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • manobrar a embarcação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • acionar plano de contingência;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar rampas de acesso;
    • acionar plano de emergência;
    • coordenar equipe de amarração;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • conferir certificação da embarcação;
    • definir área segura para trabalho;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar certificação da tripulação;
    • controlar material de passadiço;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • avaliar as condições para amarração;
    • trabalhar sob pressão;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • trabalhar em equipe;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • efetuar auditorias internas;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • discriminar sons e ruídos;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • realizar comunicação de bordo;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • elaborar conteúdo programático;
    • supervisionar seção de câmara;
    • orientar a navegação;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições de calado;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;


    Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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