Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;

Atividades

  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • proferir palestras;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • verificar marcação das cargas;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • coordenar equipe de resgate;
  • ministrar treinamento em terra;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar medicamento de bordo;
  • controlar material de custeio;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar as condições de calado;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • verificar peação da carga;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • coordenar postos de emergência;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar o sms;
  • controlar material de passadiço;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar as condições para amarração;
  • conferir certificação da embarcação;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar seção de câmara;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • manobrar a embarcação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • realizar comunicação de bordo;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • definir área segura para trabalho;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar operações de reboque;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • acionar plano de emergência;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar percepção espacial;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • aplicar legislação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • discriminar cores;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • operar guincho de reboque;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • trabalhar em equipe;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • acionar plano de contingência;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • efetuar auditorias internas;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • tomar decisões;
  • conferir certificação da tripulação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • avaliar as condições de atracação;
  • elaborar apresentações;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar rancho;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • elaborar material didático;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar certificação da tripulação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • discriminar sons e ruídos;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • orientar a navegação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • consultar legislação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • operar o sistema de lastro;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar material de combate à poluição;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • coordenar operações de resgate;
  • operar equipamentos de navegação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • avaliar as condições para desamarração;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




Profissões em Destaque: