Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.312,77 e R$ 5.649,72, com a média salarial de R$ 2.193,74 e o salário mediana em R$ 1.638,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.193,74 26.324,85 548,43 20,07
1º Quartil 1.312,77 15.753,24 328,19 12,01
Salário Mediana 1.638,00 19.656,00 409,50 14,99
3º Quartil 4.308,72 51.704,64 1.077,18 39,43
Teto Salarial 5.649,72 67.796,68 1.412,43 51,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • realizar avaliações;
  • planejar cursos;
  • orientar alunos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • atuar em atividades de extensão;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • participar de atividades administrativas;

  • Atividades

    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • ministrar aulas expositivas;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • coordenar laboratórios;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • coordenar convênios;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • negociar direitos sobre patentes;
    • disponibilizar informações na internet;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • participar de bancas de concursos;
    • ministrar cursos de extensão;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • definir linhas de pesquisa;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • propor novas disciplinas;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • analisar informações coletadas;
    • ministrar aulas de campo;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • elaborar plano de orientação;
    • preparar acervo técnico;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • executar levantamento de campo;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • participar de comissões;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • criar página na internet para disciplina;
    • realizar visitas técnicas;
    • associar ensino e pesquisa;
    • discutir resultados em equipe;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • participar de reestruturação de currículos;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • realizar projetos de extensão;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • supervisionar estágios;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • elaborar projetos institucionais;
    • preparar aula de laboratório;
    • participar de entidades de classe;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • escrever livros didáticos;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • promover seminários e discussões;
    • processar as informações levantadas;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • orientar estagiários;
    • elaborar pareceres;
    • preparar textos, apostilas;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • reestruturar disciplinas;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • prestar consultoria;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • preparar exercícios e provas;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • ministrar palestras;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • planejar aulas de campo;
    • orientar monitores;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • preparar material audiovisual;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • preparar material multimeios;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • ensinar através do projeto;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • montar laboratórios de ensino;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • chefiar departamento;
    • participar da avaliação de cursos;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • buscar recursos financeiros;
    • participar de órgãos colegiados;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • participar de exposições e mostras;
    • dar entrevistas;
    • executar experimentos e observações;
    • associar ensino e extensão;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • coordenar projetos;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;

    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Atividades de fisioterapia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: