Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.382,09 e R$ 4.843,61, com a média salarial de R$ 2.193,74 e o salário mediana em R$ 1.638,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.193,74 26.324,85 548,43 20,07
1º Quartil 1.382,09 16.585,08 345,52 12,65
Salário Mediana 1.638,00 19.656,00 409,50 14,99
3º Quartil 3.693,95 44.327,34 923,49 33,80
Teto Salarial 4.843,61 58.123,34 1.210,90 44,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • planejar cursos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • orientar alunos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • realizar avaliações;
  • ensinar conteúdos específicos;

  • Atividades

    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • elaborar pareceres;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • dar entrevistas;
    • coordenar laboratórios;
    • coordenar projetos;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • preparar material multimeios;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • participar de exposições e mostras;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • executar experimentos e observações;
    • coordenar convênios;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • associar ensino e pesquisa;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • ministrar aulas expositivas;
    • preparar aula de laboratório;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • participar de órgãos colegiados;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • buscar recursos financeiros;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • reestruturar disciplinas;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • ministrar palestras;
    • ministrar cursos de extensão;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • elaborar projetos institucionais;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • participar de bancas de concursos;
    • montar laboratórios de ensino;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • participar de comissões;
    • analisar informações coletadas;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • participar de entidades de classe;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • ensinar através do projeto;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • preparar acervo técnico;
    • promover seminários e discussões;
    • chefiar departamento;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • participar da avaliação de cursos;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • prestar consultoria;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • propor novas disciplinas;
    • preparar material audiovisual;
    • executar levantamento de campo;
    • ministrar aulas de campo;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • discutir resultados em equipe;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • preparar exercícios e provas;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • processar as informações levantadas;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • associar ensino e extensão;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • preparar textos, apostilas;
    • elaborar plano de orientação;
    • disponibilizar informações na internet;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • realizar visitas técnicas;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • planejar aulas de campo;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • supervisionar estágios;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • orientar estagiários;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • orientar monitores;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • criar página na internet para disciplina;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • escrever livros didáticos;
    • realizar projetos de extensão;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;


    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de fisioterapia
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: