Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.312,77 e R$ 5.649,72, com a média salarial de R$ 2.193,74 e o salário mediana em R$ 1.638,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.193,74 26.324,85 548,43 20,07
1º Quartil 1.312,77 15.753,24 328,19 12,01
Salário Mediana 1.638,00 19.656,00 409,50 14,99
3º Quartil 4.308,72 51.704,64 1.077,18 39,43
Teto Salarial 5.649,72 67.796,68 1.412,43 51,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • orientar alunos;
  • participar de atividades administrativas;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • atuar em atividades de extensão;
  • planejar cursos;
  • realizar avaliações;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;

  • Atividades

    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • preparar aula de laboratório;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • promover seminários e discussões;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • ministrar palestras;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • realizar visitas técnicas;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • preparar acervo técnico;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • planejar aulas de campo;
    • ministrar aulas expositivas;
    • propor novas disciplinas;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • ministrar aulas de campo;
    • analisar informações coletadas;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • buscar recursos financeiros;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • supervisionar estágios;
    • associar ensino e extensão;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • processar as informações levantadas;
    • participar de comissões;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • orientar estagiários;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • disponibilizar informações na internet;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • preparar material multimeios;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • participar da avaliação de cursos;
    • elaborar pareceres;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • executar experimentos e observações;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • coordenar laboratórios;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • orientar monitores;
    • coordenar convênios;
    • escrever livros didáticos;
    • elaborar projetos institucionais;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • participar de exposições e mostras;
    • participar de órgãos colegiados;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • associar ensino e pesquisa;
    • criar página na internet para disciplina;
    • ministrar cursos de extensão;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • participar de bancas de concursos;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • ensinar através do projeto;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • participar de entidades de classe;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • coordenar projetos;
    • realizar projetos de extensão;
    • preparar exercícios e provas;
    • montar laboratórios de ensino;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • dar entrevistas;
    • chefiar departamento;
    • prestar consultoria;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • discutir resultados em equipe;
    • executar levantamento de campo;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • elaborar plano de orientação;
    • trabalhar em equipe;
    • preparar material audiovisual;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • reestruturar disciplinas;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • preparar textos, apostilas;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;


    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de fisioterapia
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: