Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.312,77 e R$ 5.649,72, com a média salarial de R$ 2.193,74 e o salário mediana em R$ 1.638,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.193,74 26.324,85 548,43 20,07
1º Quartil 1.312,77 15.753,24 328,19 12,01
Salário Mediana 1.638,00 19.656,00 409,50 14,99
3º Quartil 4.308,72 51.704,64 1.077,18 39,43
Teto Salarial 5.649,72 67.796,68 1.412,43 51,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • planejar cursos;
  • orientar alunos;
  • realizar avaliações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;

  • Atividades

    • participar de exposições e mostras;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • criar página na internet para disciplina;
    • preparar material multimeios;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • realizar visitas técnicas;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • executar experimentos e observações;
    • prestar consultoria;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • elaborar projetos institucionais;
    • discutir resultados em equipe;
    • associar ensino e pesquisa;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • associar ensino e extensão;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • reestruturar disciplinas;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • preparar acervo técnico;
    • ministrar aulas de campo;
    • preparar exercícios e provas;
    • ministrar cursos de extensão;
    • coordenar laboratórios;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • preparar textos, apostilas;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • analisar informações coletadas;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • participar de entidades de classe;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • promover seminários e discussões;
    • buscar recursos financeiros;
    • orientar monitores;
    • ministrar aulas expositivas;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • executar levantamento de campo;
    • preparar material audiovisual;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • elaborar pareceres;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • montar laboratórios de ensino;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • realizar projetos de extensão;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • participar de órgãos colegiados;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • participar de comissões;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • chefiar departamento;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • participar da avaliação de cursos;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • preparar aula de laboratório;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • elaborar plano de orientação;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • coordenar projetos;
    • ministrar palestras;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • ensinar através do projeto;
    • disponibilizar informações na internet;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • processar as informações levantadas;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • dar entrevistas;
    • coordenar convênios;
    • planejar aulas de campo;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • propor novas disciplinas;
    • supervisionar estágios;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar de bancas de concursos;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • escrever livros didáticos;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • orientar estagiários;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • ministrar aulas para ensino a distância;


    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Atividades de fisioterapia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens