Salário para o cargo de Professor de geologia
CBO 2343-20 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geologia

Um Professor de geologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.219,60 e R$ 10.993,19, com a média salarial de R$ 3.084,03 e o salário mediana em R$ 1.819,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.084,03 37.008,36 771,01 18,00
1º Quartil 1.219,60 14.635,18 304,90 7,12
Salário Mediana 1.819,44 21.833,28 454,86 10,62
3º Quartil 8.383,88 100.606,56 2.095,97 48,94
Teto Salarial 10.993,19 131.918,34 2.748,30 64,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.293 - 3.469 1.885,98 1.293,35 1.819,44 2.864,12 3.469,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.293 - 3.469 1.885,98 1.293,35 1.819,44 2.864,12 3.469,10


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geologia

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • participar de atividades administrativas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • realizar avaliações;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • orientar alunos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;

  • Atividades

    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • processar as informações levantadas;
    • elaborar pareceres;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • preparar exercícios e provas;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • criar página na internet para disciplina;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • coordenar convênios;
    • escrever livros didáticos;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • participar de entidades de classe;
    • prestar consultoria;
    • executar experimentos e observações;
    • propor novas disciplinas;
    • coordenar laboratórios;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • ministrar cursos de extensão;
    • ministrar aulas expositivas;
    • chefiar departamento;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • participar de comissões;
    • coordenar projetos;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • elaborar plano de orientação;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • ministrar aulas de campo;
    • reestruturar disciplinas;
    • disponibilizar informações na internet;
    • participar de bancas de concursos;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • planejar aulas de campo;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • participar de órgãos colegiados;
    • montar laboratórios de ensino;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • realizar visitas técnicas;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • orientar estagiários;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • buscar recursos financeiros;
    • analisar informações coletadas;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • ministrar palestras;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • promover seminários e discussões;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • preparar acervo técnico;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • preparar aula de laboratório;
    • elaborar projetos institucionais;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • realizar projetos de extensão;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • orientar monitores;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • supervisionar estágios;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • associar ensino e extensão;
    • dar entrevistas;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • preparar material audiovisual;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • participar de exposições e mostras;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • executar levantamento de campo;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • preparar material multimeios;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • associar ensino e pesquisa;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • ensinar através do projeto;
    • discutir resultados em equipe;
    • participar da avaliação de cursos;
    • preparar textos, apostilas;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;


    Setores que mais contratam Professor de geologia no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista