Salário para o cargo de Professor de geologia
CBO 2343-20 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geologia

Um Professor de geologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.168,36 e R$ 8.106,94, com a média salarial de R$ 3.900,00 e o salário mediana em R$ 3.316,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de geologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.900,00 46.800,00 975,00 26,00
1º Quartil 2.168,36 26.020,32 542,09 14,46
Salário Mediana 3.316,00 39.792,00 829,00 22,11
3º Quartil 6.693,14 80.317,68 1.673,29 44,62
Teto Salarial 8.106,94 97.283,28 2.026,74 54,05


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geologia

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • atuar em atividades de extensão;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • orientar alunos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • realizar avaliações;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;

Atividades

  • participar de comissão de seleção de docentes;
  • orientar alunos de graduação (tutoria);
  • traduzir textos científicos e técnicos;
  • promover intercâmbio entre universidades;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
  • participar de congressos, eventos etc;
  • ministrar palestras;
  • montar laboratórios de ensino;
  • propor novas disciplinas;
  • elaborar relatório de pesquisa;
  • chefiar departamento;
  • atender alunos no apoio à atividade didática;
  • promover seminários e discussões;
  • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
  • participar de comissões de seleção de alunos;
  • prestar consultoria;
  • ministrar cursos de extensão;
  • coordenar programas de pós-graduação;
  • participar de exposições e mostras;
  • ministrar aulas expositivas;
  • elaborar pareceres;
  • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
  • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
  • escrever livros didáticos;
  • participar de entidades de classe;
  • discutir resultados em equipe;
  • elaborar projeto de pesquisa;
  • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
  • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
  • elaborar plano de orientação;
  • ensinar a projetar espaços e ambientes;
  • elaborar projetos institucionais;
  • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
  • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
  • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
  • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
  • conhecer idiomas estrangeiros;
  • representar a instituição em programas institucionais;
  • analisar informações coletadas;
  • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
  • supervisionar estágios;
  • orientar monitores;
  • preparar acervo técnico;
  • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
  • disponibilizar informações na internet;
  • orientar estagiários;
  • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
  • criar página na internet para disciplina;
  • dar entrevistas;
  • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
  • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
  • processar as informações levantadas;
  • ter titulação na área ou em áreas afins;
  • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
  • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
  • participar de reestruturação de currículos;
  • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
  • participar de órgãos colegiados;
  • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
  • orientar alunos para exames, concursos e competições;
  • ensinar através do projeto;
  • preparar exercícios e provas;
  • gerir órgãos de administração superior da universidade;
  • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
  • preparar aula de laboratório;
  • executar levantamento de campo;
  • ministrar aulas práticas (em laboratório);
  • coordenar laboratórios;
  • participar em conselhos e órgãos reguladores;
  • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
  • participar de bancas de concursos;
  • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
  • participar de associações científicas e técnicas;
  • planejar aulas de campo;
  • realizar projetos de extensão;
  • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
  • executar experimentos e observações;
  • coordenar cursos e programas de extensão;
  • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
  • ministrar aulas para ensino a distância;
  • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
  • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
  • participar de projetos sociais e comunitários;
  • negociar direitos sobre patentes;
  • buscar recursos financeiros;
  • criar metodologia de pesquisa;
  • coordenar projetos;
  • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
  • preparar material audiovisual;
  • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
  • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
  • participar da avaliação de cursos;
  • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
  • realizar visitas técnicas;
  • avaliar teses, dissertações, monografias;
  • preparar material multimeios;
  • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
  • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
  • dominar o uso de recursos didáticos;
  • definir linhas de pesquisa;
  • coordenar ensino e curso de graduação;
  • coordenar convênios;
  • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
  • ministrar aulas de campo;
  • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
  • corrigir provas, exercícios e projetos;
  • participar de comissões;
  • desenvolver métodos de ensino;
  • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
  • coordenar seminários de avaliação;
  • elaborar projetos de interesse social;
  • elaborar dossiê para obtenção de patente;
  • participar da organização de congressos e eventos;
  • capacitar recursos humanos para pesquisa;
  • estimular processo de ensino-aprendizado;
  • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
  • dirigir associações científicas e técnicas;
  • reestruturar disciplinas;
  • associar ensino e pesquisa;
  • associar ensino e extensão;
  • preparar textos, apostilas;
  • divulgar trabalhos através da internet;
  • publicar trabalhos em anais de congressos;
  • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
  • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;


Setores que mais contratam Professor de geologia no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental




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