Salário para o cargo de Professor de arquitetura
CBO 2343-05 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de arquitetura - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de arquitetura

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • planejar cursos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • realizar avaliações;

Atividades

  • preparar textos, apostilas;
  • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
  • participar de projetos sociais e comunitários;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar aulas expositivas;
  • dirigir associações científicas e técnicas;
  • reestruturar disciplinas;
  • preparar material multimeios;
  • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
  • ministrar aulas para ensino a distância;
  • negociar direitos sobre patentes;
  • dominar o uso de recursos didáticos;
  • participar de bancas de concursos;
  • realizar visitas técnicas;
  • ministrar cursos de extensão;
  • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
  • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
  • discutir resultados em equipe;
  • capacitar recursos humanos para pesquisa;
  • chefiar departamento;
  • planejar aulas de campo;
  • traduzir textos científicos e técnicos;
  • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
  • ministrar palestras;
  • ensinar a projetar espaços e ambientes;
  • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
  • ministrar aulas práticas (de atelier);
  • participar em conselhos e órgãos reguladores;
  • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
  • promover seminários e discussões;
  • participar de órgãos colegiados;
  • publicar trabalhos em anais de congressos;
  • orientar alunos para exames, concursos e competições;
  • participar de exposições e mostras;
  • elaborar plano de orientação;
  • gerir órgãos de administração superior da universidade;
  • disponibilizar informações na internet;
  • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
  • supervisionar estágios;
  • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
  • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
  • elaborar dossiê para obtenção de patente;
  • conhecer idiomas estrangeiros;
  • associar ensino e extensão;
  • processar as informações levantadas;
  • preparar exercícios e provas;
  • desenvolver métodos de ensino;
  • orientar alunos de graduação (tutoria);
  • criar página na internet para disciplina;
  • coordenar convênios;
  • participar de comissões de seleção de alunos;
  • analisar informações coletadas;
  • preparar aula de laboratório;
  • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
  • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
  • dar entrevistas;
  • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
  • propor novas disciplinas;
  • executar levantamento de campo;
  • coordenar seminários de avaliação;
  • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
  • participar de entidades de classe;
  • elaborar projetos de interesse social;
  • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
  • criar metodologia de pesquisa;
  • realizar projetos de extensão;
  • elaborar relatório de pesquisa;
  • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
  • coordenar projetos;
  • buscar recursos financeiros;
  • elaborar projetos institucionais;
  • participar de associações científicas e técnicas;
  • coordenar laboratórios;
  • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
  • elaborar projeto de pesquisa;
  • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
  • ministrar aulas de campo;
  • participar da avaliação de cursos;
  • associar ensino e pesquisa;
  • preparar material audiovisual;
  • atender alunos no apoio à atividade didática;
  • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
  • prestar consultoria;
  • elaborar pareceres;
  • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
  • promover intercâmbio entre universidades;
  • estimular processo de ensino-aprendizado;
  • representar a instituição em programas institucionais;
  • ministrar aulas práticas (em laboratório);
  • montar laboratórios de ensino;
  • executar experimentos e observações;
  • orientar estagiários;
  • preparar acervo técnico;
  • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
  • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
  • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
  • participar de comissão de seleção de docentes;
  • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
  • ensinar através do projeto;
  • participar de reestruturação de currículos;
  • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
  • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
  • participar de congressos, eventos etc;
  • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
  • orientar monitores;
  • avaliar teses, dissertações, monografias;
  • corrigir provas, exercícios e projetos;
  • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
  • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
  • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
  • definir linhas de pesquisa;
  • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
  • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
  • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
  • coordenar cursos e programas de extensão;
  • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
  • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
  • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
  • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
  • divulgar trabalhos através da internet;
  • escrever livros didáticos;
  • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
  • coordenar ensino e curso de graduação;
  • ter titulação na área ou em áreas afins;
  • participar da organização de congressos e eventos;
  • coordenar programas de pós-graduação;
  • participar de comissões;


Setores que mais contratam Professor de arquitetura no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação




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