Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções e atividades do Professor de arquitetura
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:
- divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
- atuar em atividades de extensão;
- planejar cursos;
- ensinar conteúdos específicos;
- gerenciar e executar pesquisas;
- preparar aulas e recursos didáticos;
- orientar alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades administrativas;
- realizar avaliações;
Atividades
- preparar textos, apostilas;
- divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- participar de projetos sociais e comunitários;
- trabalhar em equipe;
- ministrar aulas expositivas;
- dirigir associações científicas e técnicas;
- reestruturar disciplinas;
- preparar material multimeios;
- gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- ministrar aulas para ensino a distância;
- negociar direitos sobre patentes;
- dominar o uso de recursos didáticos;
- participar de bancas de concursos;
- realizar visitas técnicas;
- ministrar cursos de extensão;
- dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- discutir resultados em equipe;
- capacitar recursos humanos para pesquisa;
- chefiar departamento;
- planejar aulas de campo;
- traduzir textos científicos e técnicos;
- assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- ministrar palestras;
- ensinar a projetar espaços e ambientes;
- dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- ministrar aulas práticas (de atelier);
- participar em conselhos e órgãos reguladores;
- participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- promover seminários e discussões;
- participar de órgãos colegiados;
- publicar trabalhos em anais de congressos;
- orientar alunos para exames, concursos e competições;
- participar de exposições e mostras;
- elaborar plano de orientação;
- gerir órgãos de administração superior da universidade;
- disponibilizar informações na internet;
- participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- supervisionar estágios;
- montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
- orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- elaborar dossiê para obtenção de patente;
- conhecer idiomas estrangeiros;
- associar ensino e extensão;
- processar as informações levantadas;
- preparar exercícios e provas;
- desenvolver métodos de ensino;
- orientar alunos de graduação (tutoria);
- criar página na internet para disciplina;
- coordenar convênios;
- participar de comissões de seleção de alunos;
- analisar informações coletadas;
- preparar aula de laboratório;
- ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- dar entrevistas;
- publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- propor novas disciplinas;
- executar levantamento de campo;
- coordenar seminários de avaliação;
- ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
- participar de entidades de classe;
- elaborar projetos de interesse social;
- manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- criar metodologia de pesquisa;
- realizar projetos de extensão;
- elaborar relatório de pesquisa;
- orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- coordenar projetos;
- buscar recursos financeiros;
- elaborar projetos institucionais;
- participar de associações científicas e técnicas;
- coordenar laboratórios;
- atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- elaborar projeto de pesquisa;
- buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- ministrar aulas de campo;
- participar da avaliação de cursos;
- associar ensino e pesquisa;
- preparar material audiovisual;
- atender alunos no apoio à atividade didática;
- ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
- prestar consultoria;
- elaborar pareceres;
- participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- promover intercâmbio entre universidades;
- estimular processo de ensino-aprendizado;
- representar a instituição em programas institucionais;
- ministrar aulas práticas (em laboratório);
- montar laboratórios de ensino;
- executar experimentos e observações;
- orientar estagiários;
- preparar acervo técnico;
- elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
- participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- participar de comissão de seleção de docentes;
- estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- ensinar através do projeto;
- participar de reestruturação de currículos;
- assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
- informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- participar de congressos, eventos etc;
- publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- orientar monitores;
- avaliar teses, dissertações, monografias;
- corrigir provas, exercícios e projetos;
- orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- definir linhas de pesquisa;
- ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- coordenar cursos e programas de extensão;
- divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
- pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
- avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- divulgar trabalhos através da internet;
- escrever livros didáticos;
- ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- coordenar ensino e curso de graduação;
- ter titulação na área ou em áreas afins;
- participar da organização de congressos e eventos;
- coordenar programas de pós-graduação;
- participar de comissões;
Setores que mais contratam Professor de arquitetura no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação