Salário para o cargo de Professor de arquitetura
CBO 2343-05 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de arquitetura - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de arquitetura

Um Professor de arquitetura trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.450,27 e R$ 33.507,44, com a média salarial de R$ 8.566,97 e o salário mediana em R$ 3.789,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de arquitetura

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.566,97 102.803,59 2.141,74 81,37
1º Quartil 1.450,27 17.403,28 362,57 13,77
Salário Mediana 3.789,60 45.475,20 947,40 35,99
3º Quartil 25.554,20 306.650,42 6.388,55 242,71
Teto Salarial 33.507,44 402.089,22 8.376,86 318,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.930 - 12.118 5.067,31 1.930,22 4.303,20 10.004,36 12.117,58
Fortaleza - CE 1.271 - 5.707 2.728,88 1.271,02 2.805,84 4.711,70 5.706,95
Blumenau - SC 8.322 - 14.364 9.490,62 8.322,29 8.946,46 11.859,28 14.364,31
Santa Maria - RS 2.023 - 8.869 5.398,50 2.023,45 6.894,00 7.322,50 8.869,23
Curitiba - PR 2.465 - 11.818 5.309,28 2.465,00 4.041,72 9.757,27 11.818,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.456 - 11.155 4.620,40 1.456,12 4.139,80 9.209,37 11.154,66
Rio Grande do Sul 1.568 - 9.177 4.387,59 1.567,83 4.414,80 7.577,00 9.177,49
Ceará 1.367 - 6.702 3.118,29 1.367,20 2.913,75 5.533,41 6.702,23
Paraná 1.281 - 158.554 34.701,29 1.280,61 3.168,40 130.903,20 158.553,88
Rio de Janeiro 1.184 - 8.352 3.103,03 1.183,55 2.043,80 6.895,20 8.351,67
Santa Catarina 7.508 - 14.364 9.232,64 7.507,86 8.634,38 11.859,28 14.364,31
São Paulo 1.576 - 101.643 17.298,18 1.575,75 2.767,05 83.917,50 101.643,39
Espírito Santo 1.957 - 11.522 3.993,20 1.957,00 3.055,22 9.512,80 11.522,19


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de arquitetura

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • realizar avaliações;
  • planejar cursos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • atuar em atividades de extensão;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • escrever livros didáticos;
    • realizar visitas técnicas;
    • coordenar projetos;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • preparar aula de laboratório;
    • dar entrevistas;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • preparar material audiovisual;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • ministrar cursos de extensão;
    • participar da avaliação de cursos;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • associar ensino e pesquisa;
    • realizar projetos de extensão;
    • planejar aulas de campo;
    • preparar textos, apostilas;
    • participar de bancas de concursos;
    • elaborar projetos institucionais;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • chefiar departamento;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • promover seminários e discussões;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • participar de exposições e mostras;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • preparar exercícios e provas;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • elaborar pareceres;
    • discutir resultados em equipe;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • coordenar convênios;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • associar ensino e extensão;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • orientar monitores;
    • definir linhas de pesquisa;
    • executar experimentos e observações;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • processar as informações levantadas;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • ministrar palestras;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • reestruturar disciplinas;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • ministrar aulas expositivas;
    • executar levantamento de campo;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • analisar informações coletadas;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • criar página na internet para disciplina;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • preparar material multimeios;
    • montar laboratórios de ensino;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • preparar acervo técnico;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • buscar recursos financeiros;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • ministrar aulas de campo;
    • propor novas disciplinas;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • prestar consultoria;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • participar de órgãos colegiados;
    • orientar estagiários;
    • supervisionar estágios;
    • coordenar laboratórios;
    • disponibilizar informações na internet;
    • participar de entidades de classe;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • trabalhar em equipe;
    • ensinar através do projeto;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • participar de comissões;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • elaborar plano de orientação;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;


    Setores que mais contratam Professor de arquitetura no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Construção de edifícios
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: