Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.698,11 e R$ 12.996,11, com a média salarial de R$ 5.385,51 e o salário mediana em R$ 4.170,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.385,51 64.626,07 1.346,38 26,62
1º Quartil 2.698,11 32.377,33 674,53 13,34
Salário Mediana 4.170,92 50.051,04 1.042,73 20,62
3º Quartil 9.911,39 118.936,65 2.477,85 48,99
Teto Salarial 12.996,11 155.953,31 3.249,03 64,24


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.247 - 13.039 5.888,27 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
Curitiba - PR 2.237 - 5.029 3.522,81 2.237,44 3.937,84 4.151,78 5.028,76
São Paulo - SP 3.792 - 24.599 10.399,83 3.792,31 6.469,00 20.309,00 24.598,87
Belo Horizonte - MG 2.390 - 24.225 8.079,92 2.389,79 4.341,84 20.000,00 24.224,60
Barueri - SP 3.723 - 4.804 3.904,85 3.722,54 3.965,86 3.965,86 4.803,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.247 - 13.039 5.965,55 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
Paraná 2.094 - 4.940 3.148,03 2.094,23 3.451,42 4.078,64 4.940,17
São Paulo 1.682 - 18.401 6.016,89 1.681,77 3.965,86 15.191,66 18.400,60
Minas Gerais 1.770 - 17.714 7.440,70 1.769,90 5.422,95 14.625,00 17.714,24
Santa Catarina 2.230 - 7.390 4.416,66 2.230,01 5.000,00 6.101,06 7.389,79
Rio Grande do Sul 1.400 - 3.579 2.089,02 1.400,00 2.044,90 2.954,51 3.578,59


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • trabalhar com segurança;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • comunicar-se;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar serviços especializados;
  • operar aeronaves;
  • traçar plano operacional;

  • Atividades

    • manusear extintores de incêndio;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • desativar sistemas previstos;
    • efetuar acrobacias;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • preencher comunicado de segurança;
    • conviver com diferenças;
    • ajustar potência do motor;
    • comunicar-se por sinais;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • acionar apoios de terra;
    • efetuar voo pairado;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • gerenciar procedimentos;
    • demonstrar liderança;
    • administrar o estresse;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • preparar notificação de voo;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • obter autorização de voo;
    • obter autorização para local de pouso;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • combater causas da emergência;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • verificar condições meteorológicas;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • desligar motores;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • demonstrar paciência;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • combater incêndio;
    • proceder à partida e táxi;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • expressar-se verbalmente;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • operar aproximação;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • pousar aeronave;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • lançar paraquedistas;
    • interpretar cartas e mapas;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • consultar manuais da aeronave;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • orientar-se espacialmente;
    • determinar velocidade e posição de;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • conferir peso da carga;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • taxiar aeronave;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • operar cruzeiro;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • operar subida;
    • tomar decisões;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • demonstrar autocontrole;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • aplicar regras de voo visual;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • calcular quantidade de combustível;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • preencher documentação de bordo;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • tirar fotografias aéreas;
    • examinar amarração das cargas;
    • decolar aeronave;
    • ativar sistemas alternativos;
    • operar descida;
    • trabalhar em equipe;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • realizar operações resgate e salvamento;


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Construção de edifícios
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Cursos de pilotagem
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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