Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.033,87 e R$ 14.825,63, com a média salarial de R$ 5.385,51 e o salário mediana em R$ 4.170,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.385,51 64.626,07 1.346,38 26,62
1º Quartil 2.033,87 24.406,48 508,47 10,05
Salário Mediana 4.170,92 50.051,04 1.042,73 20,62
3º Quartil 11.306,66 135.679,93 2.826,67 55,89
Teto Salarial 14.825,63 177.907,59 3.706,41 73,28


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.247 - 13.039 5.888,27 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
Curitiba - PR 2.237 - 5.029 3.522,81 2.237,44 3.937,84 4.151,78 5.028,76
São Paulo - SP 3.792 - 24.599 10.399,83 3.792,31 6.469,00 20.309,00 24.598,87
Belo Horizonte - MG 2.390 - 24.225 8.079,92 2.389,79 4.341,84 20.000,00 24.224,60
Barueri - SP 3.723 - 4.804 3.904,85 3.722,54 3.965,86 3.965,86 4.803,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.247 - 13.039 5.965,55 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
São Paulo 1.682 - 18.401 6.016,89 1.681,77 3.965,86 15.191,66 18.400,60
Paraná 2.094 - 4.940 3.148,03 2.094,23 3.451,42 4.078,64 4.940,17
Minas Gerais 1.770 - 17.714 7.440,70 1.769,90 5.422,95 14.625,00 17.714,24
Santa Catarina 2.230 - 7.390 4.416,66 2.230,01 5.000,00 6.101,06 7.389,79
Rio Grande do Sul 1.400 - 3.579 2.089,02 1.400,00 2.044,90 2.954,51 3.578,59


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • operar aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • comunicar-se;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • realizar serviços especializados;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • traçar plano operacional;

  • Atividades

    • reconfigurar performance da aeronave;
    • operar cruzeiro;
    • tomar decisões;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • preencher documentação de bordo;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • demonstrar paciência;
    • efetuar acrobacias;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • combater incêndio;
    • conviver com diferenças;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • preencher comunicado de segurança;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • acionar apoios de terra;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • aplicar regras de voo visual;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • operar descida;
    • obter autorização para local de pouso;
    • expressar-se verbalmente;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • administrar o estresse;
    • interpretar cartas e mapas;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • orientar-se espacialmente;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • analisar dimensões do heliponto;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • lançar paraquedistas;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • comunicar-se por sinais;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • taxiar aeronave;
    • tirar fotografias aéreas;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • determinar velocidade e posição de;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • ativar sistemas alternativos;
    • demonstrar autocontrole;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • manusear extintores de incêndio;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • efetuar voo pairado;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • verificar condições meteorológicas;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • combater causas da emergência;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • decolar aeronave;
    • gerenciar procedimentos;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir peso da carga;
    • desligar motores;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar liderança;
    • proceder à partida e táxi;
    • obter autorização de voo;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • preparar notificação de voo;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • ajustar potência do motor;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • desativar sistemas previstos;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • examinar amarração das cargas;
    • calcular quantidade de combustível;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • consultar manuais da aeronave;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • pousar aeronave;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • operar aproximação;
    • operar subida;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Construção de edifícios
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Cursos de pilotagem
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Corretagem no aluguel de imóveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: