Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.033,87 e R$ 14.825,63, com a média salarial de R$ 5.385,51 e o salário mediana em R$ 4.170,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.385,51 64.626,07 1.346,38 26,62
1º Quartil 2.033,87 24.406,48 508,47 10,05
Salário Mediana 4.170,92 50.051,04 1.042,73 20,62
3º Quartil 11.306,66 135.679,93 2.826,67 55,89
Teto Salarial 14.825,63 177.907,59 3.706,41 73,28


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.247 - 13.039 5.888,27 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
Curitiba - PR 2.237 - 5.029 3.522,81 2.237,44 3.937,84 4.151,78 5.028,76
São Paulo - SP 3.792 - 24.599 10.399,83 3.792,31 6.469,00 20.309,00 24.598,87
Belo Horizonte - MG 2.390 - 24.225 8.079,92 2.389,79 4.341,84 20.000,00 24.224,60
Barueri - SP 3.723 - 4.804 3.904,85 3.722,54 3.965,86 3.965,86 4.803,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.247 - 13.039 5.965,55 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
São Paulo 1.682 - 18.401 6.016,89 1.681,77 3.965,86 15.191,66 18.400,60
Paraná 2.094 - 4.940 3.148,03 2.094,23 3.451,42 4.078,64 4.940,17
Minas Gerais 1.770 - 17.714 7.440,70 1.769,90 5.422,95 14.625,00 17.714,24
Santa Catarina 2.230 - 7.390 4.416,66 2.230,01 5.000,00 6.101,06 7.389,79
Rio Grande do Sul 1.400 - 3.579 2.089,02 1.400,00 2.044,90 2.954,51 3.578,59


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • operar aeronaves;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • traçar plano operacional;

  • Atividades

    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • desligar motores;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • demonstrar liderança;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • pousar aeronave;
    • aplicar regras de voo visual;
    • demonstrar autocontrole;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • interpretar cartas e mapas;
    • expressar-se verbalmente;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • efetuar acrobacias;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • calcular quantidade de combustível;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • decolar aeronave;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • desativar sistemas previstos;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • acionar apoios de terra;
    • orientar-se espacialmente;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • verificar condições meteorológicas;
    • administrar o estresse;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • proceder à partida e táxi;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • tirar fotografias aéreas;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • operar descida;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • obter autorização de voo;
    • comunicar-se por sinais;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • examinar amarração das cargas;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • determinar velocidade e posição de;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • operar cruzeiro;
    • conviver com diferenças;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • lançar paraquedistas;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • calcular número de voos para pulverização;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • obter autorização para local de pouso;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • manusear extintores de incêndio;
    • taxiar aeronave;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • operar aproximação;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • gerenciar procedimentos;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • operar subida;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • conferir peso da carga;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • combater causas da emergência;
    • tomar decisões;
    • consultar manuais da aeronave;
    • ativar sistemas alternativos;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • ajustar potência do motor;
    • efetuar voo pairado;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • preencher comunicado de segurança;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • demonstrar paciência;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • preencher documentação de bordo;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • combater incêndio;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • preparar notificação de voo;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Cursos de pilotagem
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Construção de edifícios
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Fabricação de fios, cabos e condutores elétricos isolados
    • Aparelhamento de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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