Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.033,87 e R$ 14.825,63, com a média salarial de R$ 5.385,51 e o salário mediana em R$ 4.170,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.385,51 64.626,07 1.346,38 26,62
1º Quartil 2.033,87 24.406,48 508,47 10,05
Salário Mediana 4.170,92 50.051,04 1.042,73 20,62
3º Quartil 11.306,66 135.679,93 2.826,67 55,89
Teto Salarial 14.825,63 177.907,59 3.706,41 73,28


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.247 - 13.039 5.888,27 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
Curitiba - PR 2.237 - 5.029 3.522,81 2.237,44 3.937,84 4.151,78 5.028,76
São Paulo - SP 3.792 - 24.599 10.399,83 3.792,31 6.469,00 20.309,00 24.598,87
Belo Horizonte - MG 2.390 - 24.225 8.079,92 2.389,79 4.341,84 20.000,00 24.224,60
Barueri - SP 3.723 - 4.804 3.904,85 3.722,54 3.965,86 3.965,86 4.803,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.247 - 13.039 5.965,55 2.246,74 4.440,12 10.765,18 13.039,11
São Paulo 1.682 - 18.401 6.016,89 1.681,77 3.965,86 15.191,66 18.400,60
Paraná 2.094 - 4.940 3.148,03 2.094,23 3.451,42 4.078,64 4.940,17
Minas Gerais 1.770 - 17.714 7.440,70 1.769,90 5.422,95 14.625,00 17.714,24
Santa Catarina 2.230 - 7.390 4.416,66 2.230,01 5.000,00 6.101,06 7.389,79
Rio Grande do Sul 1.400 - 3.579 2.089,02 1.400,00 2.044,90 2.954,51 3.578,59


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • operar aeronaves;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar serviços especializados;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • preencher documentação de bordo;
    • comunicar-se por sinais;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • decolar aeronave;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • combater causas da emergência;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • demonstrar liderança;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • gerenciar procedimentos;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • preparar notificação de voo;
    • conferir peso da carga;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • demonstrar autocontrole;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • orientar-se espacialmente;
    • operar descida;
    • preencher comunicado de segurança;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • efetuar acrobacias;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • expressar-se verbalmente;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • participar de treinamentos de segurança;
    • determinar velocidade e posição de;
    • operar cruzeiro;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • obter autorização para local de pouso;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • interpretar cartas e mapas;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • manusear extintores de incêndio;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • pousar aeronave;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • obter autorização de voo;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • operar aproximação;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • ativar sistemas alternativos;
    • tomar decisões;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • trabalhar em equipe;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • calcular quantidade de combustível;
    • operar subida;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • combater incêndio;
    • desativar sistemas previstos;
    • examinar amarração das cargas;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • acionar apoios de terra;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • verificar condições meteorológicas;
    • demonstrar paciência;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • taxiar aeronave;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • lançar paraquedistas;
    • conviver com diferenças;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • proceder à partida e táxi;
    • consultar manuais da aeronave;
    • efetuar voo pairado;
    • aplicar regras de voo visual;
    • administrar o estresse;
    • ajustar potência do motor;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • desligar motores;
    • tirar fotografias aéreas;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • mostrar-se apto fisicamente;


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Cursos de pilotagem
    • Construção de edifícios
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Comércio atacadista de outros equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico não especificados anteriormente
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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