Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- realizar serviços especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- operar aeronaves;
- trabalhar com segurança;
- traçar plano operacional;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- comunicar-se;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
Atividades
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- conferir peso da carga;
- demonstrar raciocínio lógico;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- proceder à partida e táxi;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- operar descida;
- manusear extintores de incêndio;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- tomar decisões;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- reconfigurar performance da aeronave;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- usar equipamentos de proteção individual;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- obter autorização de voo;
- efetuar voo pairado;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- operar subida;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- aplicar regras de voo visual;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- decolar aeronave;
- gerenciar procedimentos;
- operar aproximação;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- preencher documentação de bordo;
- demonstrar autocontrole;
- calcular quantidade de combustível;
- mostrar-se apto fisicamente;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- interpretar cartas e mapas;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- administrar o estresse;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- ajustar potência do motor;
- desligar motores;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- combater incêndio;
- conviver com diferenças;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- ativar sistemas alternativos;
- pousar aeronave;
- comunicar-se por sinais;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- operar cruzeiro;
- determinar velocidade e posição de;
- combater causas da emergência;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- taxiar aeronave;
- verificar condições meteorológicas;
- preencher comunicado de segurança;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- trabalhar em equipe;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- expressar-se verbalmente;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- efetuar procedimentos de abandono;
- realizar operações resgate e salvamento;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- lançar paraquedistas;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- participar de treinamentos de segurança;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- efetuar voo a baixa altura;
- obter autorização para local de pouso;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- demonstrar paciência;
- desativar sistemas previstos;
- examinar amarração das cargas;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- preparar notificação de voo;
- demonstrar liderança;
- acionar apoios de terra;
- orientar-se espacialmente;
- analisar dimensões do heliponto;
- consultar manuais da aeronave;
Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Holdings de instituições não-financeiras