Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.033,87 e R$ 14.825,63, com a média salarial de R$ 5.385,51 e o salário mediana em R$ 4.170,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.385,51 | 64.626,07 | 1.346,38 | 26,62 |
1º Quartil | 2.033,87 | 24.406,48 | 508,47 | 10,05 |
Salário Mediana | 4.170,92 | 50.051,04 | 1.042,73 | 20,62 |
3º Quartil | 11.306,66 | 135.679,93 | 2.826,67 | 55,89 |
Teto Salarial | 14.825,63 | 177.907,59 | 3.706,41 | 73,28 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 2.247 - 13.039 | 5.888,27 | 2.246,74 | 4.440,12 | 10.765,18 | 13.039,11 |
Curitiba - PR | 2.237 - 5.029 | 3.522,81 | 2.237,44 | 3.937,84 | 4.151,78 | 5.028,76 |
São Paulo - SP | 3.792 - 24.599 | 10.399,83 | 3.792,31 | 6.469,00 | 20.309,00 | 24.598,87 |
Belo Horizonte - MG | 2.390 - 24.225 | 8.079,92 | 2.389,79 | 4.341,84 | 20.000,00 | 24.224,60 |
Barueri - SP | 3.723 - 4.804 | 3.904,85 | 3.722,54 | 3.965,86 | 3.965,86 | 4.803,57 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 2.247 - 13.039 | 5.965,55 | 2.246,74 | 4.440,12 | 10.765,18 | 13.039,11 |
São Paulo | 1.682 - 18.401 | 6.016,89 | 1.681,77 | 3.965,86 | 15.191,66 | 18.400,60 |
Paraná | 2.094 - 4.940 | 3.148,03 | 2.094,23 | 3.451,42 | 4.078,64 | 4.940,17 |
Minas Gerais | 1.770 - 17.714 | 7.440,70 | 1.769,90 | 5.422,95 | 14.625,00 | 17.714,24 |
Santa Catarina | 2.230 - 7.390 | 4.416,66 | 2.230,01 | 5.000,00 | 6.101,06 | 7.389,79 |
Rio Grande do Sul | 1.400 - 3.579 | 2.089,02 | 1.400,00 | 2.044,90 | 2.954,51 | 3.578,59 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- gerenciar procedimentos;
- tomar decisões;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- proceder à partida e táxi;
- acionar apoios de terra;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- obter autorização para local de pouso;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- desligar motores;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- ajustar potência do motor;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- interpretar cartas e mapas;
- operar subida;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- calcular número de voos para pulverização;
- verificar condições meteorológicas;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- ativar sistemas alternativos;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- demonstrar autocontrole;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- determinar velocidade e posição de;
- tirar fotografias aéreas;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- aplicar regras de voo visual;
- usar equipamentos de proteção individual;
- calcular quantidade de combustível;
- conviver com diferenças;
- combater causas da emergência;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- participar de treinamentos de segurança;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- conferir peso da carga;
- demonstrar paciência;
- taxiar aeronave;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- demonstrar liderança;
- trabalhar em equipe;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- pousar aeronave;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- realizar operações resgate e salvamento;
- efetuar voo a baixa altura;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- comunicar-se por sinais;
- mostrar-se apto fisicamente;
- lançar paraquedistas;
- obter autorização de voo;
- preencher documentação de bordo;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- efetuar procedimentos de abandono;
- preencher comunicado de segurança;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- demonstrar raciocínio lógico;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- expressar-se verbalmente;
- efetuar voo pairado;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- orientar-se espacialmente;
- administrar o estresse;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- operar descida;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- operar aproximação;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- analisar dimensões do heliponto;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- manusear extintores de incêndio;
- consultar manuais da aeronave;
- decolar aeronave;
- operar cruzeiro;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- preparar notificação de voo;
- desativar sistemas previstos;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- reconfigurar performance da aeronave;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- efetuar acrobacias;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- combater incêndio;
- examinar amarração das cargas;
Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
- Construção de edifícios
- Holdings de instituições não-financeiras
- Cursos de pilotagem
- Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
- Corretagem no aluguel de imóveis
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br