Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.768,88 e R$ 17.595,64, com a média salarial de R$ 7.412,36 e o salário mediana em R$ 5.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.412,36 88.948,29 1.853,09 37,09
1º Quartil 3.768,88 45.226,53 942,22 18,86
Salário Mediana 5.834,00 70.008,00 1.458,50 29,19
3º Quartil 13.419,19 161.030,25 3.354,80 67,14
Teto Salarial 17.595,64 211.147,69 4.398,91 88,03


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.798 - 15.275 7.251,08 2.797,77 5.834,00 12.611,46 15.275,38
Curitiba - PR 3.712 - 8.065 5.425,26 3.712,33 5.580,00 6.658,30 8.064,73
Belo Horizonte - MG 2.731 - 16.690 10.009,56 2.730,50 10.055,18 13.779,50 16.690,14
Divinópolis - MG 5.774 - 9.635 7.228,00 5.774,00 7.955,00 7.955,00 9.635,33
Manaus - AM 2.974 - 8.079 4.927,40 2.974,00 5.350,00 6.670,00 8.078,90
São Paulo - SP 2.810 - 60.562 19.124,00 2.810,00 15.000,00 50.000,00 60.561,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.771 - 15.275 7.120,09 2.771,15 5.834,00 12.611,46 15.275,38
Paraná 3.487 - 13.591 6.398,57 3.486,76 5.580,00 11.221,00 13.591,21
São Paulo 2.810 - 41.562 12.360,11 2.810,00 5.760,00 34.313,50 41.561,54
Minas Gerais 4.252 - 16.312 8.970,73 4.252,25 9.000,00 13.467,50 16.312,24
Santa Catarina 4.309 - 14.924 7.425,78 4.309,31 6.259,00 12.321,00 14.923,56
Maranhão 2.810 - 3.634 2.900,67 2.810,00 2.892,00 3.000,00 3.633,69
Amazonas 2.974 - 8.079 4.927,40 2.974,00 5.350,00 6.670,00 8.078,90


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • realizar serviços especializados;
  • operar aeronaves;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;

  • Atividades

    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • proceder à partida e táxi;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • efetuar acrobacias;
    • operar cruzeiro;
    • verificar condições meteorológicas;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • consultar manuais da aeronave;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • conferir peso da carga;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • expressar-se verbalmente;
    • desligar motores;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • obter autorização para local de pouso;
    • conviver com diferenças;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • calcular quantidade de combustível;
    • demonstrar liderança;
    • operar subida;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • taxiar aeronave;
    • gerenciar procedimentos;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • operar aproximação;
    • demonstrar autocontrole;
    • orientar-se espacialmente;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • preencher documentação de bordo;
    • lançar paraquedistas;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • preencher comunicado de segurança;
    • interpretar cartas e mapas;
    • tomar decisões;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • trabalhar em equipe;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • operar descida;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • pousar aeronave;
    • obter autorização de voo;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • aplicar regras de voo visual;
    • examinar amarração das cargas;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • acionar apoios de terra;
    • preparar notificação de voo;
    • administrar o estresse;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • combater causas da emergência;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • combater incêndio;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • decolar aeronave;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • tirar fotografias aéreas;
    • comunicar-se por sinais;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • ajustar potência do motor;
    • desativar sistemas previstos;
    • efetuar voo pairado;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • ativar sistemas alternativos;
    • determinar velocidade e posição de;
    • demonstrar paciência;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • manusear extintores de incêndio;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de andaimes
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos automotores
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Coleta de resíduos não-perigosos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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