Salário para o cargo de Secretária trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretária trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretária trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretária trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerir suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • controlar correspondência física e eletrônica;

  • Atividades

    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • administrar pendências;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • controlar cronogramas;
    • secretariar reuniões;
    • preparar sala/local;
    • levantar necessidades de material;
    • dar suporte a expatriados;
    • arquivar correspondência;
    • demonstrar sensibilidade;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • elaborar base de dados;
    • avaliar a equipe;
    • cotar preços;
    • revisar traduções;
    • enviar correspondência;
    • controlar malote;
    • confeccionar clippings;
    • elaborar lista de presença;
    • direcionar informações;
    • ordenar documentos;
    • elaborar atas;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar documentação escolar;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • trabalhar sob pressão;
    • conferir material;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar proatividade;
    • encaminhar documentos;
    • definir horários;
    • capacitar equipe;
    • encaminhar pessoas;
    • triar correspondência;
    • digitar documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • contratar expositores e palestrantes;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • escolher cardápio;
    • administrar estresse;
    • atualizar arquivos;
    • preparar apresentações;
    • cobrar respostas;
    • enviar convite ou convocação;
    • cobrar relatórios;
    • receber correspondência;
    • classificar documentos;
    • orientar pessoas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • encaminhar certificados;
    • programar as atividades da equipe;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • traduzir documentos;
    • acompanhar processos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • requisitar material;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • controlar prazos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • reservar sala/local;
    • cancelar compromissos;
    • registrar correspondência;
    • protocolar correspondência;
    • cobrar ações;
    • transmitir fax;
    • demonstrar senso de organização;
    • dar suporte em reuniões;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • transcrever textos;
    • pesquisar informações e dados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • redigir documentos;
    • administrar conflitos;
    • reproduzir documentos;
    • ler documentos;
    • pesquisar local;
    • marcar compromissos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • fornecer informações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • identificar o assunto;
    • fazer checklist;
    • formatar documentos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • colher assinatura;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar presença;
    • formular pedidos de compra;
    • demonstrar dinamismo;
    • cadastrar documentos;
    • recepcionar pessoas;
    • elaborar prestação de contas;
    • anotar recados;
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar verbas;
    • selecionar pessoal;
    • ciceronear visitas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • demonstrar discrição;
    • administrar arquivos;
    • contornar situações adversas;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar convites e convocações;
    • assinar documentação escolar;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • divulgar informações;
    • tomar ditados;
    • dar suporte durante o evento;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • anotar informações;
    • transmitir recados;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • prestar serviço de intérprete;
    • datilografar documentos;
    • contratar serviços de terceiros;

    Setores que mais contratam Secretária trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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