Salário para o cargo de Secretária trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretária trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,87 e R$ 4.499,23, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretária trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.131,87 13.582,42 282,97 5,25
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 3.431,31 41.175,69 857,83 15,92
Teto Salarial 4.499,23 53.990,80 1.124,81 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretária trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • organizar eventos e viagens;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;

  • Atividades

    • demonstrar dinamismo;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • elaborar lista de presença;
    • elaborar atas;
    • transcrever textos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • levantar necessidades de material;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • cobrar respostas;
    • demonstrar discrição;
    • confeccionar clippings;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • registrar correspondência;
    • elaborar relatórios;
    • cotar preços;
    • capacitar equipe;
    • transmitir fax;
    • ordenar documentos;
    • definir horários;
    • enviar convite ou convocação;
    • datilografar documentos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • identificar o assunto;
    • classificar documentos;
    • confirmar presença;
    • demonstrar sensibilidade;
    • dar suporte em reuniões;
    • atualizar arquivos;
    • cadastrar documentos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • dar suporte durante o evento;
    • selecionar pessoal;
    • prestar serviço de intérprete;
    • ciceronear visitas;
    • marcar compromissos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • formular pedidos de compra;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • administrar conflitos;
    • arquivar correspondência;
    • demonstrar paciência;
    • reproduzir documentos;
    • reservar sala/local;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • demonstrar iniciativa;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • elaborar convites e convocações;
    • revisar traduções;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • direcionar informações;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • protocolar correspondência;
    • programar as atividades da equipe;
    • encaminhar documentos;
    • divulgar informações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • requisitar material;
    • conferir material;
    • ler documentos;
    • avaliar a equipe;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • redigir documentos;
    • fornecer informações;
    • administrar estresse;
    • digitar documentos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • tomar ditados;
    • elaborar prestação de contas;
    • encaminhar pessoas;
    • controlar prazos;
    • transmitir recados;
    • traduzir documentos;
    • demonstrar proatividade;
    • adaptar-se a mudanças;
    • colher assinatura;
    • orientar pessoas;
    • elaborar base de dados;
    • controlar malote;
    • administrar pendências;
    • trabalhar em equipe;
    • formatar documentos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • escolher cardápio;
    • pesquisar local;
    • dar suporte a expatriados;
    • solicitar verbas;
    • trabalhar sob pressão;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar arquivos;
    • atender ligações telefônicas;
    • fazer ligações telefônicas;
    • encaminhar certificados;
    • cancelar compromissos;
    • triar correspondência;
    • preparar apresentações;
    • anotar informações;
    • receber correspondência;
    • fazer checklist;
    • enviar correspondência;
    • preparar sala/local;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • acompanhar processos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • cobrar ações;
    • secretariar reuniões;
    • atender pedidos e solicitações;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • controlar cronogramas;
    • pesquisar informações e dados;
    • cobrar relatórios;
    • elaborar documentação escolar;
    • anotar recados;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • demonstrar senso de organização;
    • assinar documentação escolar;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • recepcionar pessoas;


    Setores que mais contratam Secretária trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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