Salário para o cargo de Secretária trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretária trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,87 e R$ 4.499,23, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretária trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.131,87 13.582,42 282,97 5,25
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 3.431,31 41.175,69 857,83 15,92
Teto Salarial 4.499,23 53.990,80 1.124,81 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretária trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • dar suporte durante o evento;
    • elaborar relatórios;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • tomar ditados;
    • divulgar informações;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • ordenar documentos;
    • transmitir fax;
    • elaborar atas;
    • secretariar reuniões;
    • encaminhar pessoas;
    • acompanhar processos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • elaborar documentação escolar;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • escolher cardápio;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • elaborar base de dados;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • demonstrar discrição;
    • orientar pessoas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • administrar arquivos;
    • avaliar a equipe;
    • recepcionar pessoas;
    • anotar recados;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar dinamismo;
    • dar suporte em reuniões;
    • registrar correspondência;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • traduzir documentos;
    • protocolar correspondência;
    • datilografar documentos;
    • cotar preços;
    • capacitar equipe;
    • fornecer informações;
    • controlar malote;
    • ciceronear visitas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • encaminhar documentos;
    • requisitar material;
    • confirmar presença;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar paciência;
    • programar as atividades da equipe;
    • ler documentos;
    • solicitar verbas;
    • anotar informações;
    • administrar conflitos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • prestar serviço de intérprete;
    • pesquisar local;
    • cadastrar documentos;
    • triar correspondência;
    • enviar correspondência;
    • digitar documentos;
    • formatar documentos;
    • preparar sala/local;
    • transmitir recados;
    • elaborar lista de presença;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • atender pedidos e solicitações;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • transcrever textos;
    • administrar estresse;
    • dar suporte a expatriados;
    • demonstrar senso de organização;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • reproduzir documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar pendências;
    • confeccionar clippings;
    • marcar compromissos;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • controlar prazos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • definir horários;
    • direcionar informações;
    • elaborar prestação de contas;
    • identificar o assunto;
    • identificar a natureza do documento;
    • elaborar convites e convocações;
    • cancelar compromissos;
    • enviar convite ou convocação;
    • receber correspondência;
    • classificar documentos;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar sensibilidade;
    • revisar traduções;
    • fazer ligações telefônicas;
    • pesquisar informações e dados;
    • atualizar arquivos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • cobrar ações;
    • levantar necessidades de material;
    • redigir documentos;
    • conferir material;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • encaminhar certificados;
    • assinar documentação escolar;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • cobrar relatórios;
    • adaptar-se a mudanças;
    • contratar serviços de terceiros;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • arquivar correspondência;
    • cobrar respostas;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer checklist;
    • formular pedidos de compra;
    • colher assinatura;
    • selecionar pessoal;
    • reservar sala/local;
    • preparar apresentações;


    Setores que mais contratam Secretária trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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