Salário para o cargo de Secretária trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretária trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretária trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretária trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • gerir suprimentos;
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • elaborar documentos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;

  • Atividades

    • trabalhar em equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • dar suporte em reuniões;
    • ciceronear visitas;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • secretariar reuniões;
    • cancelar compromissos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • tomar ditados;
    • identificar o assunto;
    • controlar malote;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • confirmar presença;
    • fazer ligações telefônicas;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • formatar documentos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • dar suporte durante o evento;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • reproduzir documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • cotar preços;
    • administrar arquivos;
    • marcar compromissos;
    • digitar documentos;
    • arquivar correspondência;
    • ordenar documentos;
    • encaminhar certificados;
    • cobrar respostas;
    • administrar pendências;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • receber correspondência;
    • traduzir documentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar discrição;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • divulgar informações;
    • escolher cardápio;
    • transmitir recados;
    • confeccionar clippings;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar atas;
    • direcionar informações;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • cobrar ações;
    • fornecer informações;
    • conferir material;
    • acompanhar processos;
    • pesquisar local;
    • levantar necessidades de material;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • atender pedidos e solicitações;
    • pesquisar informações e dados;
    • controlar prazos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • recepcionar pessoas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • elaborar relatórios;
    • assinar documentação escolar;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • dar suporte a expatriados;
    • enviar correspondência;
    • demonstrar sensibilidade;
    • demonstrar paciência;
    • redigir documentos;
    • selecionar pessoal;
    • transmitir fax;
    • controlar cronogramas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • orientar pessoas;
    • colher assinatura;
    • requisitar material;
    • administrar conflitos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • classificar documentos;
    • elaborar documentação escolar;
    • fazer checklist;
    • protocolar correspondência;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • elaborar prestação de contas;
    • ler documentos;
    • registrar correspondência;
    • anotar informações;
    • formular pedidos de compra;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • solicitar verbas;
    • reservar sala/local;
    • demonstrar dinamismo;
    • datilografar documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • cadastrar documentos;
    • definir horários;
    • prestar serviço de intérprete;
    • enviar convite ou convocação;
    • capacitar equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • encaminhar pessoas;
    • encaminhar documentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • preparar apresentações;
    • identificar a natureza do documento;
    • revisar traduções;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar estresse;
    • anotar recados;
    • cobrar relatórios;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • transcrever textos;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • triar correspondência;
    • preparar sala/local;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar base de dados;
    • avaliar a equipe;


    Setores que mais contratam Secretária trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue