Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto agrícola
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- trabalhar com segurança;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- comunicar-se;
- realizar serviços especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- operar aeronaves;
- traçar plano operacional;
Atividades
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- efetuar voo a baixa altura;
- mostrar-se apto fisicamente;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- combater incêndio;
- usar equipamentos de proteção individual;
- aplicar regras de voo visual;
- tomar decisões;
- desligar motores;
- operar aproximação;
- ajustar potência do motor;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- demonstrar liderança;
- obter autorização de voo;
- obter autorização para local de pouso;
- conferir peso da carga;
- examinar amarração das cargas;
- verificar condições meteorológicas;
- determinar velocidade e posição de;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- pousar aeronave;
- proceder à partida e táxi;
- decolar aeronave;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- efetuar procedimentos de abandono;
- demonstrar raciocínio lógico;
- demonstrar paciência;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- interpretar cartas e mapas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- calcular quantidade de combustível;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- operar cruzeiro;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- trabalhar em equipe;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- operar descida;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- reconfigurar performance da aeronave;
- ativar sistemas alternativos;
- acionar apoios de terra;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- desativar sistemas previstos;
- preparar notificação de voo;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- consultar manuais da aeronave;
- preencher documentação de bordo;
- administrar o estresse;
- demonstrar autocontrole;
- calcular número de voos para pulverização;
- gerenciar procedimentos;
- preencher comunicado de segurança;
- comunicar-se por sinais;
- combater causas da emergência;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- taxiar aeronave;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- operar subida;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- verificar existência e condições de local para pouso;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- expressar-se verbalmente;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- manusear extintores de incêndio;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- orientar-se espacialmente;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- conviver com diferenças;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- participar de treinamentos de segurança;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
Setores que mais contratam Piloto agrícola no mercado de trabalho
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Cultivo de soja
- Atividades de apoio à agricultura
- Criação de bovinos para corte
- Cultivo de outros cereais
- Cultivo de algodão herbáceo
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Cultivo de milho