Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- operar aeronaves;
- trabalhar com segurança;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- traçar plano operacional;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
Atividades
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- comunicar-se por sinais;
- desativar sistemas previstos;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- acionar apoios de terra;
- reconfigurar performance da aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- realizar inspeção externa da aeronave;
- conferir peso da carga;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- conviver com diferenças;
- gerenciar procedimentos;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- trabalhar em equipe;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- determinar velocidade e posição de;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- demonstrar autocontrole;
- interpretar cartas e mapas;
- demonstrar raciocínio lógico;
- desligar motores;
- preencher documentação de bordo;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- orientar-se espacialmente;
- demonstrar liderança;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- examinar amarração das cargas;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- proceder à partida e táxi;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- demonstrar paciência;
- efetuar procedimentos de abandono;
- participar de treinamentos de segurança;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- tomar decisões;
- preencher comunicado de segurança;
- administrar o estresse;
- manusear extintores de incêndio;
- usar equipamentos de proteção individual;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- expressar-se verbalmente;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- ajustar potência do motor;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- calcular quantidade de combustível;
- combater causas da emergência;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- ativar sistemas alternativos;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- mostrar-se apto fisicamente;
- consultar manuais da aeronave;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- verificar condições meteorológicas;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- identificar a anormalidade ou emergência;