Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- traçar plano operacional;
- demonstrar competências pessoais;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- trabalhar com segurança;
- operar aeronaves;
- comunicar-se;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
Atividades
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- demonstrar autocontrole;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- demonstrar raciocínio lógico;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- preencher comunicado de segurança;
- acionar apoios de terra;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- verificar condições meteorológicas;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- expressar-se verbalmente;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- preencher documentação de bordo;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- manusear extintores de incêndio;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- efetuar procedimentos de abandono;
- orientar-se espacialmente;
- reconfigurar performance da aeronave;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- determinar velocidade e posição de;
- interpretar cartas e mapas;
- desativar sistemas previstos;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- participar de treinamentos de segurança;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- desligar motores;
- mostrar-se apto fisicamente;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- comunicar-se por sinais;
- demonstrar paciência;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- usar equipamentos de proteção individual;
- gerenciar procedimentos;
- ativar sistemas alternativos;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- consultar manuais da aeronave;
- demonstrar liderança;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- conviver com diferenças;
- administrar o estresse;
- trabalhar em equipe;
- combater causas da emergência;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- calcular quantidade de combustível;
- tomar decisões;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- ajustar potência do motor;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- proceder à partida e táxi;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- examinar amarração das cargas;
- conferir peso da carga;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;