Salário para o cargo de Mecânico de vôo
CBO 3411-15 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Mecânico de vôo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Mecânico de vôo

Um Mecânico de vôo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.345,17 e R$ 7.674,69, com a média salarial de R$ 3.290,20 e o salário mediana em R$ 3.198,08 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico de vôo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.290,20 39.482,43 822,55 16,28
1º Quartil 1.345,17 16.142,05 336,29 6,66
Salário Mediana 3.198,08 38.376,96 799,52 15,82
3º Quartil 5.853,05 70.236,59 1.463,26 28,96
Teto Salarial 7.674,69 92.096,33 1.918,67 37,97


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ribeirão Preto - SP 2.799 - 5.348 3.396,75 2.799,44 3.198,08 4.415,13 5.347,73
São Paulo - SP 1.800 - 5.884 3.568,96 1.800,00 4.718,50 4.858,08 5.884,25
Miradouro - MG 1.133 - 1.372 1.133,00 1.133,00 1.133,00 1.133,00 1.372,32


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 7.042 3.620,21 2.197,80 3.198,08 5.814,23 7.042,36
Minas Gerais 1.133 - 2.059 1.263,11 1.133,00 1.133,00 1.700,00 2.059,09


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de vôo

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • operar aeronaves;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • gerenciar procedimentos;
    • efetuar acrobacias;
    • demonstrar paciência;
    • desligar motores;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • consultar manuais da aeronave;
    • interpretar cartas e mapas;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • examinar amarração das cargas;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • obter autorização para local de pouso;
    • operar aproximação;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • ajustar potência do motor;
    • operar subida;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • pousar aeronave;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • operar cruzeiro;
    • conferir peso da carga;
    • demonstrar autocontrole;
    • comunicar-se por sinais;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • calcular quantidade de combustível;
    • tirar fotografias aéreas;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • preparar notificação de voo;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • manusear extintores de incêndio;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • efetuar voo a baixa altura;
    • acionar apoios de terra;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • participar de treinamentos de segurança;
    • expressar-se verbalmente;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • administrar o estresse;
    • proceder à partida e táxi;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • obter autorização de voo;
    • desativar sistemas previstos;
    • preencher comunicado de segurança;
    • combater causas da emergência;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • verificar condições meteorológicas;
    • orientar-se espacialmente;
    • conviver com diferenças;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • aplicar regras de voo visual;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • ativar sistemas alternativos;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • preencher documentação de bordo;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • tomar decisões;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • decolar aeronave;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • efetuar voo pairado;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • trabalhar em equipe;
    • determinar velocidade e posição de;
    • operar descida;
    • lançar paraquedistas;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • combater incêndio;
    • taxiar aeronave;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • demonstrar liderança;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;


    Setores que mais contratam Mecânico de vôo no mercado de trabalho

    • Transporte aéreo de passageiros regular
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
    • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
    • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral não especificados anteriormente, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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