Salário para o cargo de Sócio proprietário de pensão
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Sócio proprietário de pensão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Sócio proprietário de pensão

Um Sócio proprietário de pensão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sócio proprietário de pensão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Sócio proprietário de pensão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • liderar equipes;
    • atender fiscalizações;
    • propor investimentos;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • elaborar cardápio;
    • alocar recursos;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • demonstrar fluência verbal;
    • analisar previsões de mercado;
    • definir fornecedores;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • pesquisar novas receitas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • atender auditorias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • elaborar orçamento;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • tomar decisões;
    • demonstrar dinamismo;
    • autorizar compras;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • viabilizar treinamento;
    • controlar desperdícios;
    • verificar arrumação de salões;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar execução de obras;
    • atender fornecedores;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • promover reuniões da equipe;
    • controlar documentação;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • controlar reposição de uniformes;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • propor reformas de instalações;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • assumir responsabilidade;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • supervisionar serviços de governança;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • identificar segmentos de turismo;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir equipes de trabalho;
    • controlar inventários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • motivar equipes;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • elaborar carta de bebidas;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • criar planos de incentivo;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • participar na definição da política financeira da empresa;


    Setores que mais contratam Sócio proprietário de pensão no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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