Salário para o cargo de Sócio proprietário de pensão
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Sócio proprietário de pensão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Sócio proprietário de pensão

Um Sócio proprietário de pensão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sócio proprietário de pensão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Sócio proprietário de pensão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • analisar previsões de mercado;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • demonstrar fluência verbal;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • elaborar orçamento;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • promover reuniões da equipe;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • controlar documentação;
    • medir satisfação do cliente;
    • identificar segmentos de turismo;
    • supervisionar serviços de governança;
    • tomar decisões;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • pesquisar novas receitas;
    • autorizar compras;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • motivar equipes;
    • controlar desperdícios;
    • atender fiscalizações;
    • definir equipes de trabalho;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • controlar inventários;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir fornecedores;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • propor investimentos;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • viabilizar treinamento;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • administrar conflitos;
    • alocar recursos;
    • elaborar cardápio;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • atender fornecedores;
    • liderar equipes;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • verificar arrumação de salões;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • assumir responsabilidade;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • propor reformas de instalações;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • controlar reposição de uniformes;
    • atender auditorias;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • criar planos de incentivo;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • demonstrar dinamismo;
    • coordenar execução de obras;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Sócio proprietário de pensão no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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