Salário para o cargo de Sócio proprietário de pensão
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Sócio proprietário de pensão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Sócio proprietário de pensão

Um Sócio proprietário de pensão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sócio proprietário de pensão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Sócio proprietário de pensão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • administrar conflitos;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • coordenar execução de obras;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • criar planos de incentivo;
    • elaborar carta de bebidas;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • autorizar compras;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • controlar documentação;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • alocar recursos;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • relacionar-se com a mídia;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • pesquisar novas receitas;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • propor investimentos;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • atender fiscalizações;
    • controlar desperdícios;
    • elaborar cardápio;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • atender fornecedores;
    • atender auditorias;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir fornecedores;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir equipes de trabalho;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • identificar segmentos de turismo;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • medir satisfação do cliente;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • verificar arrumação de salões;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar orçamento;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • propor reformas de instalações;
    • controlar reposição de uniformes;
    • promover reuniões da equipe;
    • controlar inventários;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • demonstrar fluência verbal;
    • motivar equipes;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • viabilizar treinamento;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • liderar equipes;
    • tomar decisões;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • demonstrar dinamismo;
    • assumir responsabilidade;

    Setores que mais contratam Sócio proprietário de pensão no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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