Salário para o cargo de Gerente de hotel
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.003,70 e R$ 10.032,36, com a média salarial de R$ 4.072,76 e o salário mediana em R$ 2.732,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.072,76 48.873,10 1.018,19 18,91
1º Quartil 2.003,70 24.044,37 500,92 9,30
Salário Mediana 2.732,40 32.788,80 683,10 12,69
3º Quartil 7.651,11 91.813,26 1.912,78 35,52
Teto Salarial 10.032,36 120.388,30 2.508,09 46,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.072 - 22.839 7.361,18 2.071,53 3.600,00 18.856,37 22.839,40
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 12.056 4.038,24 1.549,57 2.056,00 9.953,59 12.056,09
Belo Horizonte - MG 1.633 - 9.312 4.422,49 1.632,53 4.985,00 7.688,08 9.312,04
Porto Seguro - BA 1.835 - 9.462 4.067,21 1.834,67 3.000,00 7.811,80 9.461,89
Armação de Búzios - RJ 2.176 - 7.857 3.406,18 2.175,64 2.361,50 6.486,57 7.856,73
Curitiba - PR 2.508 - 11.911 4.992,75 2.508,42 3.600,00 9.833,92 11.911,13
Maceió - AL 2.283 - 14.787 6.354,36 2.282,62 5.500,00 12.208,00 14.786,70
Gramado - RS 1.873 - 11.194 4.387,53 1.872,80 3.261,00 9.242,10 11.194,31
Campos do Jordao - SP 1.669 - 8.610 3.612,28 1.668,70 2.584,00 7.108,50 8.610,03
Natal - RN 1.635 - 11.753 4.759,43 1.634,57 4.109,00 9.702,95 11.752,50
Fortaleza - CE 1.708 - 8.535 3.535,32 1.708,25 2.633,50 7.046,88 8.535,39
Brasília - DF 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Angra dos Reis - RJ 1.904 - 8.037 3.435,68 1.904,00 2.625,00 6.635,57 8.037,20
Foz do Iguaçu - PR 2.216 - 8.623 4.318,84 2.216,43 4.000,00 7.119,57 8.623,44
Barueri - SP 7.034 - 20.044 11.325,65 7.034,00 10.993,00 16.548,63 20.044,20
Recife - PE 1.934 - 14.995 5.459,66 1.933,57 4.013,50 12.380,29 14.995,37
Salvador - BA 2.018 - 21.435 7.452,00 2.017,71 4.000,00 17.696,73 21.434,82
Porto Alegre - RS 1.695 - 11.929 4.592,22 1.694,57 3.490,00 9.848,29 11.928,54
Ubatuba - SP 1.927 - 6.762 3.177,84 1.927,43 2.653,00 5.583,17 6.762,50
Goiânia - GO 2.014 - 9.559 4.255,44 2.013,67 3.200,00 7.892,33 9.559,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.930 - 14.012 4.990,97 1.930,26 3.100,00 11.568,26 14.011,83
Rio de Janeiro 1.569 - 9.550 3.537,60 1.568,59 2.271,00 7.884,58 9.550,04
Minas Gerais 1.653 - 7.241 3.214,37 1.653,14 2.574,50 5.978,49 7.241,32
Santa Catarina 1.852 - 9.360 3.965,79 1.852,23 2.917,00 7.728,05 9.360,44
Bahia 1.740 - 12.033 4.390,50 1.740,16 2.853,77 9.934,66 12.033,16
Rio Grande do Sul 1.673 - 9.542 3.949,81 1.673,19 3.000,00 7.877,91 9.541,97
Paraná 1.920 - 10.359 4.364,01 1.920,12 3.360,00 8.552,38 10.358,90
Ceará 1.469 - 11.216 3.879,30 1.468,97 2.200,00 9.260,28 11.216,32
Pernambuco 1.751 - 10.198 4.203,50 1.750,86 3.000,00 8.419,67 10.198,15
Goiás 1.630 - 10.357 3.916,77 1.630,48 2.824,00 8.551,04 10.357,28
Alagoas 1.997 - 16.056 6.124,00 1.997,25 4.254,00 13.255,65 16.055,64
Mato Grosso 1.485 - 7.548 3.162,91 1.484,81 2.500,00 6.231,57 7.547,87
Espírito Santo 1.545 - 7.321 2.879,60 1.544,81 1.887,00 6.044,06 7.320,75
Mato Grosso do Sul 1.524 - 7.359 3.215,78 1.524,29 2.824,00 6.075,95 7.359,37
Pará 1.521 - 5.991 2.868,73 1.521,37 2.632,50 4.946,00 5.990,74
Rio Grande do Norte 1.629 - 12.088 4.607,17 1.629,05 3.500,00 9.979,88 12.087,93
Maranhão 1.487 - 6.241 2.768,55 1.487,43 2.118,00 5.152,43 6.240,78
Paraíba 1.739 - 8.760 3.620,23 1.738,71 2.824,00 7.232,47 8.760,18
Distrito Federal 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Tocantins 1.547 - 5.716 2.607,61 1.547,29 2.010,00 4.718,86 5.715,62
Amazonas 1.639 - 14.038 4.696,32 1.638,57 2.441,50 11.590,00 14.038,16
Rondônia 1.729 - 3.860 2.309,76 1.728,67 2.200,00 3.186,67 3.859,79
Piauí 1.431 - 3.650 2.058,44 1.430,50 1.699,50 3.013,50 3.650,04
Amapá 1.537 - 4.277 2.188,00 1.537,33 1.802,50 3.531,33 4.277,26
Sergipe 1.536 - 4.727 2.487,09 1.535,50 2.600,00 3.903,00 4.727,43
Roraima 1.928 - 11.144 4.164,13 1.928,00 2.064,00 9.200,50 11.143,92


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de hotel

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar compras;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • prestar assessoria;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • identificar segmentos de turismo;
    • controlar documentação;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • alocar recursos;
    • controlar desperdícios;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • atender auditorias;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • controlar inventários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • administrar conflitos;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • coordenar execução de obras;
    • elaborar carta de bebidas;
    • verificar arrumação de salões;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • propor reformas de instalações;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • atender fiscalizações;
    • autorizar compras;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir fornecedores;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • medir satisfação do cliente;
    • propor investimentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • atender fornecedores;
    • tomar decisões;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • definir equipes de trabalho;
    • pesquisar novas receitas;
    • demonstrar fluência verbal;
    • criar planos de incentivo;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • motivar equipes;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • promover reuniões da equipe;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • viabilizar treinamento;
    • controlar reposição de uniformes;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • liderar equipes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • supervisionar serviços de governança;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • elaborar cardápio;
    • elaborar orçamento;


    Setores que mais contratam Gerente de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Apart-hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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