Salário para o cargo de Gerente de hotel
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de hotel

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar compras;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • prestar assessoria;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • tomar decisões;
    • atender auditorias;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • viabilizar treinamento;
    • criar planos de incentivo;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • controlar reposição de uniformes;
    • elaborar carta de bebidas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • autorizar compras;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • controlar documentação;
    • demonstrar fluência verbal;
    • motivar equipes;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • propor investimentos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • verificar arrumação de salões;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • controlar desperdícios;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • demonstrar dinamismo;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • liderar equipes;
    • definir fornecedores;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • medir satisfação do cliente;
    • propor reformas de instalações;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • controlar inventários;
    • elaborar cardápio;
    • atender fornecedores;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • administrar conflitos;
    • pesquisar novas receitas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • elaborar orçamento;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • definir equipes de trabalho;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • promover reuniões da equipe;
    • alocar recursos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar segmentos de turismo;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • atender fiscalizações;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • relacionar-se com a mídia;
    • coordenar execução de obras;


    Setores que mais contratam Gerente de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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