Salário para o cargo de Gerente de operações de turismo
CBO 1415-25 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de operações de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de operações de turismo

Um Gerente de operações de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.552,24 e R$ 12.149,44, com a média salarial de R$ 4.198,23 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operações de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.198,23 50.378,79 1.049,56 19,92
1º Quartil 1.552,24 18.626,87 388,06 7,36
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 13,05
3º Quartil 9.265,69 111.188,22 2.316,42 43,95
Teto Salarial 12.149,44 145.793,34 3.037,36 57,63


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.870 - 16.761 6.703,14 1.869,88 5.603,95 13.837,78 16.760,73
Rio de Janeiro - RJ 2.278 - 10.090 4.161,84 2.277,81 2.750,00 8.330,33 10.089,95
Belo Horizonte - MG 1.520 - 10.842 3.748,51 1.520,00 1.726,00 8.951,20 10.841,96
Foz do Iguaçu - PR 2.070 - 5.816 3.018,63 2.070,00 2.782,00 4.802,02 5.816,34
Curitiba - PR 1.900 - 8.657 4.036,13 1.900,13 3.503,50 7.147,36 8.657,09
Porto Seguro - BA 1.506 - 6.465 2.813,24 1.506,23 2.131,00 5.337,73 6.465,21
Barueri - SP 4.900 - 16.214 7.575,33 4.900,00 6.559,80 13.386,00 16.213,52
Santo André - SP 11.295 - 31.808 17.722,71 11.295,00 14.859,00 26.261,00 31.808,11
Armação de Búzios - RJ 1.516 - 4.409 2.520,22 1.516,32 2.402,16 3.640,00 4.408,88
Aracaju - SE 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81
Brotas - SP 1.369 - 3.443 1.899,38 1.368,70 1.786,02 2.842,20 3.442,56
Uberlândia - MG 1.242 - 3.406 2.052,15 1.241,76 2.107,58 2.812,06 3.406,05
Salvador - BA 1.960 - 7.873 4.322,34 1.960,04 4.779,52 6.500,00 7.873,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.766 - 16.774 6.262,43 1.765,56 4.544,64 13.848,63 16.773,88
Rio de Janeiro 1.770 - 8.734 3.558,78 1.769,74 2.678,00 7.211,10 8.734,30
Minas Gerais 1.344 - 8.121 3.107,08 1.344,16 1.897,68 6.704,85 8.121,12
Paraná 1.991 - 7.208 3.368,94 1.990,82 2.782,00 5.951,16 7.208,23
Bahia 1.526 - 8.317 3.304,15 1.526,12 2.131,00 6.866,40 8.316,79
Rio Grande do Sul 1.382 - 5.606 2.839,43 1.382,45 2.500,00 4.628,33 5.605,98
Santa Catarina 1.482 - 5.687 2.737,19 1.482,49 2.429,59 4.695,33 5.687,13
Espírito Santo 1.192 - 3.299 1.975,78 1.191,76 2.083,20 2.724,00 3.299,39
Pernambuco 1.980 - 7.884 3.934,91 1.980,00 3.510,00 6.509,47 7.884,47
Goiás 1.209 - 4.326 2.333,68 1.209,00 2.405,00 3.571,45 4.325,85
Mato Grosso do Sul 1.741 - 5.208 2.819,42 1.741,00 2.800,00 4.300,00 5.208,29
Sergipe 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de operações de turismo

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • elaborar orçamento;
    • coordenar execução de obras;
    • demonstrar dinamismo;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • liderar equipes;
    • motivar equipes;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • tomar decisões;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • elaborar cardápio;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • propor investimentos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • autorizar compras;
    • pesquisar novas receitas;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • supervisionar serviços de eventos;
    • viabilizar treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • promover reuniões da equipe;
    • controlar inventários;
    • atender fornecedores;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • criar planos de incentivo;
    • alocar recursos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • supervisionar serviços de governança;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • controlar documentação;
    • medir satisfação do cliente;
    • administrar conflitos;
    • relacionar-se com a mídia;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir equipes de trabalho;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • atender auditorias;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • definir fornecedores;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • demonstrar fluência verbal;
    • propor reformas de instalações;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • assumir responsabilidade;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • verificar arrumação de salões;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • atender fiscalizações;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • controlar desperdícios;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • identificar segmentos de turismo;
    • demonstrar capacidade de negociação;


    Setores que mais contratam Gerente de operações de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Condomínios prediais
    • Administração pública em geral
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Consultoria em publicidade
    • Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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