Salário para o cargo de Gerente de operações de turismo
CBO 1415-25 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de operações de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de operações de turismo

Um Gerente de operações de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.552,24 e R$ 12.149,44, com a média salarial de R$ 4.198,23 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operações de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.198,23 50.378,79 1.049,56 19,92
1º Quartil 1.552,24 18.626,87 388,06 7,36
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 13,05
3º Quartil 9.265,69 111.188,22 2.316,42 43,95
Teto Salarial 12.149,44 145.793,34 3.037,36 57,63


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.870 - 16.761 6.703,14 1.869,88 5.603,95 13.837,78 16.760,73
Rio de Janeiro - RJ 2.278 - 10.090 4.161,84 2.277,81 2.750,00 8.330,33 10.089,95
Belo Horizonte - MG 1.520 - 10.842 3.748,51 1.520,00 1.726,00 8.951,20 10.841,96
Foz do Iguaçu - PR 2.070 - 5.816 3.018,63 2.070,00 2.782,00 4.802,02 5.816,34
Curitiba - PR 1.900 - 8.657 4.036,13 1.900,13 3.503,50 7.147,36 8.657,09
Porto Seguro - BA 1.506 - 6.465 2.813,24 1.506,23 2.131,00 5.337,73 6.465,21
Barueri - SP 4.900 - 16.214 7.575,33 4.900,00 6.559,80 13.386,00 16.213,52
Santo André - SP 11.295 - 31.808 17.722,71 11.295,00 14.859,00 26.261,00 31.808,11
Armação de Búzios - RJ 1.516 - 4.409 2.520,22 1.516,32 2.402,16 3.640,00 4.408,88
Aracaju - SE 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81
Brotas - SP 1.369 - 3.443 1.899,38 1.368,70 1.786,02 2.842,20 3.442,56
Uberlândia - MG 1.242 - 3.406 2.052,15 1.241,76 2.107,58 2.812,06 3.406,05
Salvador - BA 1.960 - 7.873 4.322,34 1.960,04 4.779,52 6.500,00 7.873,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.766 - 16.774 6.262,43 1.765,56 4.544,64 13.848,63 16.773,88
Rio de Janeiro 1.770 - 8.734 3.558,78 1.769,74 2.678,00 7.211,10 8.734,30
Minas Gerais 1.344 - 8.121 3.107,08 1.344,16 1.897,68 6.704,85 8.121,12
Paraná 1.991 - 7.208 3.368,94 1.990,82 2.782,00 5.951,16 7.208,23
Bahia 1.526 - 8.317 3.304,15 1.526,12 2.131,00 6.866,40 8.316,79
Rio Grande do Sul 1.382 - 5.606 2.839,43 1.382,45 2.500,00 4.628,33 5.605,98
Santa Catarina 1.482 - 5.687 2.737,19 1.482,49 2.429,59 4.695,33 5.687,13
Espírito Santo 1.192 - 3.299 1.975,78 1.191,76 2.083,20 2.724,00 3.299,39
Pernambuco 1.980 - 7.884 3.934,91 1.980,00 3.510,00 6.509,47 7.884,47
Goiás 1.209 - 4.326 2.333,68 1.209,00 2.405,00 3.571,45 4.325,85
Mato Grosso do Sul 1.741 - 5.208 2.819,42 1.741,00 2.800,00 4.300,00 5.208,29
Sergipe 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de operações de turismo

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;

  • Atividades

    • demonstrar fluência verbal;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • assumir responsabilidade;
    • autorizar compras;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • liderar equipes;
    • demonstrar dinamismo;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • criar planos de incentivo;
    • alocar recursos;
    • verificar arrumação de salões;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • atender fiscalizações;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • motivar equipes;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • viabilizar treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • propor reformas de instalações;
    • identificar segmentos de turismo;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • administrar conflitos;
    • elaborar orçamento;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • propor investimentos;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • atender auditorias;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • atender fornecedores;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • pesquisar novas receitas;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar inventários;
    • tomar decisões;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • controlar desperdícios;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • relacionar-se com a mídia;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar documentação;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • elaborar cardápio;
    • coordenar execução de obras;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir equipes de trabalho;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • controlar reposição de uniformes;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • definir fornecedores;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • promover reuniões da equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de operações de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Condomínios prediais
    • Administração pública em geral
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Consultoria em publicidade
    • Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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