Salário para o cargo de Gerente de estância
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de estância - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de estância

Um Gerente de estância trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.003,70 e R$ 10.032,36, com a média salarial de R$ 4.072,76 e o salário mediana em R$ 2.732,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de estância

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.072,76 48.873,10 1.018,19 18,91
1º Quartil 2.003,70 24.044,37 500,92 9,30
Salário Mediana 2.732,40 32.788,80 683,10 12,69
3º Quartil 7.651,11 91.813,26 1.912,78 35,52
Teto Salarial 10.032,36 120.388,30 2.508,09 46,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.072 - 22.839 7.361,18 2.071,53 3.600,00 18.856,37 22.839,40
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 12.056 4.038,24 1.549,57 2.056,00 9.953,59 12.056,09
Belo Horizonte - MG 1.633 - 9.312 4.422,49 1.632,53 4.985,00 7.688,08 9.312,04
Porto Seguro - BA 1.835 - 9.462 4.067,21 1.834,67 3.000,00 7.811,80 9.461,89
Armação de Búzios - RJ 2.176 - 7.857 3.406,18 2.175,64 2.361,50 6.486,57 7.856,73
Curitiba - PR 2.508 - 11.911 4.992,75 2.508,42 3.600,00 9.833,92 11.911,13
Maceió - AL 2.283 - 14.787 6.354,36 2.282,62 5.500,00 12.208,00 14.786,70
Gramado - RS 1.873 - 11.194 4.387,53 1.872,80 3.261,00 9.242,10 11.194,31
Campos do Jordao - SP 1.669 - 8.610 3.612,28 1.668,70 2.584,00 7.108,50 8.610,03
Natal - RN 1.635 - 11.753 4.759,43 1.634,57 4.109,00 9.702,95 11.752,50
Fortaleza - CE 1.708 - 8.535 3.535,32 1.708,25 2.633,50 7.046,88 8.535,39
Brasília - DF 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Angra dos Reis - RJ 1.904 - 8.037 3.435,68 1.904,00 2.625,00 6.635,57 8.037,20
Foz do Iguaçu - PR 2.216 - 8.623 4.318,84 2.216,43 4.000,00 7.119,57 8.623,44
Barueri - SP 7.034 - 20.044 11.325,65 7.034,00 10.993,00 16.548,63 20.044,20
Recife - PE 1.934 - 14.995 5.459,66 1.933,57 4.013,50 12.380,29 14.995,37
Salvador - BA 2.018 - 21.435 7.452,00 2.017,71 4.000,00 17.696,73 21.434,82
Porto Alegre - RS 1.695 - 11.929 4.592,22 1.694,57 3.490,00 9.848,29 11.928,54
Ubatuba - SP 1.927 - 6.762 3.177,84 1.927,43 2.653,00 5.583,17 6.762,50
Goiânia - GO 2.014 - 9.559 4.255,44 2.013,67 3.200,00 7.892,33 9.559,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.930 - 14.012 4.990,97 1.930,26 3.100,00 11.568,26 14.011,83
Rio de Janeiro 1.569 - 9.550 3.537,60 1.568,59 2.271,00 7.884,58 9.550,04
Minas Gerais 1.653 - 7.241 3.214,37 1.653,14 2.574,50 5.978,49 7.241,32
Santa Catarina 1.852 - 9.360 3.965,79 1.852,23 2.917,00 7.728,05 9.360,44
Bahia 1.740 - 12.033 4.390,50 1.740,16 2.853,77 9.934,66 12.033,16
Rio Grande do Sul 1.673 - 9.542 3.949,81 1.673,19 3.000,00 7.877,91 9.541,97
Paraná 1.920 - 10.359 4.364,01 1.920,12 3.360,00 8.552,38 10.358,90
Ceará 1.469 - 11.216 3.879,30 1.468,97 2.200,00 9.260,28 11.216,32
Pernambuco 1.751 - 10.198 4.203,50 1.750,86 3.000,00 8.419,67 10.198,15
Goiás 1.630 - 10.357 3.916,77 1.630,48 2.824,00 8.551,04 10.357,28
Alagoas 1.997 - 16.056 6.124,00 1.997,25 4.254,00 13.255,65 16.055,64
Mato Grosso 1.485 - 7.548 3.162,91 1.484,81 2.500,00 6.231,57 7.547,87
Espírito Santo 1.545 - 7.321 2.879,60 1.544,81 1.887,00 6.044,06 7.320,75
Mato Grosso do Sul 1.524 - 7.359 3.215,78 1.524,29 2.824,00 6.075,95 7.359,37
Pará 1.521 - 5.991 2.868,73 1.521,37 2.632,50 4.946,00 5.990,74
Rio Grande do Norte 1.629 - 12.088 4.607,17 1.629,05 3.500,00 9.979,88 12.087,93
Maranhão 1.487 - 6.241 2.768,55 1.487,43 2.118,00 5.152,43 6.240,78
Paraíba 1.739 - 8.760 3.620,23 1.738,71 2.824,00 7.232,47 8.760,18
Distrito Federal 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Tocantins 1.547 - 5.716 2.607,61 1.547,29 2.010,00 4.718,86 5.715,62
Amazonas 1.639 - 14.038 4.696,32 1.638,57 2.441,50 11.590,00 14.038,16
Rondônia 1.729 - 3.860 2.309,76 1.728,67 2.200,00 3.186,67 3.859,79
Piauí 1.431 - 3.650 2.058,44 1.430,50 1.699,50 3.013,50 3.650,04
Amapá 1.537 - 4.277 2.188,00 1.537,33 1.802,50 3.531,33 4.277,26
Sergipe 1.536 - 4.727 2.487,09 1.535,50 2.600,00 3.903,00 4.727,43
Roraima 1.928 - 11.144 4.164,13 1.928,00 2.064,00 9.200,50 11.143,92


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de estância

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • prestar assessoria;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar compras;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir fornecedores;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • verificar arrumação de salões;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • motivar equipes;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • autorizar compras;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • atender fiscalizações;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • analisar previsões de mercado;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • tomar decisões;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • atender auditorias;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • relacionar-se com a mídia;
    • criar planos de incentivo;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • identificar segmentos de turismo;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • viabilizar treinamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar inventários;
    • liderar equipes;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • alocar recursos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • controlar documentação;
    • supervisionar serviços de governança;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • controlar desperdícios;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • elaborar carta de bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • propor reformas de instalações;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • definir equipes de trabalho;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • propor investimentos;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • elaborar cardápio;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • administrar conflitos;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • controlar reposição de uniformes;
    • coordenar execução de obras;
    • pesquisar novas receitas;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • atender fornecedores;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • demonstrar dinamismo;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • promover reuniões da equipe;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • elaborar orçamento;


    Setores que mais contratam Gerente de estância no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Apart-hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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