Salário para o cargo de Gerente de turismo
CBO 1415-25 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de turismo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de turismo

Um Gerente de turismo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.552,24 e R$ 12.149,44, com a média salarial de R$ 4.198,23 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de turismo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.198,23 50.378,79 1.049,56 19,92
1º Quartil 1.552,24 18.626,87 388,06 7,36
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 13,05
3º Quartil 9.265,69 111.188,22 2.316,42 43,95
Teto Salarial 12.149,44 145.793,34 3.037,36 57,63


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.870 - 16.761 6.703,14 1.869,88 5.603,95 13.837,78 16.760,73
Rio de Janeiro - RJ 2.278 - 10.090 4.161,84 2.277,81 2.750,00 8.330,33 10.089,95
Belo Horizonte - MG 1.520 - 10.842 3.748,51 1.520,00 1.726,00 8.951,20 10.841,96
Foz do Iguaçu - PR 2.070 - 5.816 3.018,63 2.070,00 2.782,00 4.802,02 5.816,34
Curitiba - PR 1.900 - 8.657 4.036,13 1.900,13 3.503,50 7.147,36 8.657,09
Porto Seguro - BA 1.506 - 6.465 2.813,24 1.506,23 2.131,00 5.337,73 6.465,21
Barueri - SP 4.900 - 16.214 7.575,33 4.900,00 6.559,80 13.386,00 16.213,52
Santo André - SP 11.295 - 31.808 17.722,71 11.295,00 14.859,00 26.261,00 31.808,11
Armação de Búzios - RJ 1.516 - 4.409 2.520,22 1.516,32 2.402,16 3.640,00 4.408,88
Aracaju - SE 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81
Brotas - SP 1.369 - 3.443 1.899,38 1.368,70 1.786,02 2.842,20 3.442,56
Uberlândia - MG 1.242 - 3.406 2.052,15 1.241,76 2.107,58 2.812,06 3.406,05
Salvador - BA 1.960 - 7.873 4.322,34 1.960,04 4.779,52 6.500,00 7.873,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.766 - 16.774 6.262,43 1.765,56 4.544,64 13.848,63 16.773,88
Rio de Janeiro 1.770 - 8.734 3.558,78 1.769,74 2.678,00 7.211,10 8.734,30
Minas Gerais 1.344 - 8.121 3.107,08 1.344,16 1.897,68 6.704,85 8.121,12
Paraná 1.991 - 7.208 3.368,94 1.990,82 2.782,00 5.951,16 7.208,23
Bahia 1.526 - 8.317 3.304,15 1.526,12 2.131,00 6.866,40 8.316,79
Rio Grande do Sul 1.382 - 5.606 2.839,43 1.382,45 2.500,00 4.628,33 5.605,98
Santa Catarina 1.482 - 5.687 2.737,19 1.482,49 2.429,59 4.695,33 5.687,13
Espírito Santo 1.192 - 3.299 1.975,78 1.191,76 2.083,20 2.724,00 3.299,39
Pernambuco 1.980 - 7.884 3.934,91 1.980,00 3.510,00 6.509,47 7.884,47
Goiás 1.209 - 4.326 2.333,68 1.209,00 2.405,00 3.571,45 4.325,85
Mato Grosso do Sul 1.741 - 5.208 2.819,42 1.741,00 2.800,00 4.300,00 5.208,29
Sergipe 1.702 - 6.339 2.591,83 1.701,96 1.996,90 5.233,37 6.338,81


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de turismo

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • prestar assessoria;
  • administrar pessoal;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • pesquisar novas receitas;
    • elaborar orçamento;
    • liderar equipes;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • controlar reposição de uniformes;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • definir equipes de trabalho;
    • supervisionar serviços de governança;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • propor investimentos;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • definir fornecedores;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • tomar decisões;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • controlar inventários;
    • alocar recursos;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • identificar segmentos de turismo;
    • medir satisfação do cliente;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar dinamismo;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • verificar arrumação de salões;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • controlar desperdícios;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • atender auditorias;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • atender fornecedores;
    • viabilizar treinamento;
    • coordenar execução de obras;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • motivar equipes;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • criar planos de incentivo;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • propor reformas de instalações;
    • assumir responsabilidade;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • administrar conflitos;
    • promover reuniões da equipe;
    • atender fiscalizações;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • demonstrar senso de organização;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • relacionar-se com a mídia;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • elaborar cardápio;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • autorizar compras;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • elaborar carta de bebidas;
    • demonstrar fluência verbal;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • controlar documentação;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • analisar previsões de mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de turismo no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Condomínios prediais
    • Administração pública em geral
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Consultoria em publicidade
    • Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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