Salário para o cargo de Administrador (serviço de hospedagem)
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Administrador (serviço de hospedagem) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Administrador (serviço de hospedagem)

Um Administrador (serviço de hospedagem) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador (serviço de hospedagem)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Administrador (serviço de hospedagem)

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar pessoal;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar compras;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • coordenar execução de obras;
    • autorizar compras;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • propor investimentos;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • controlar documentação;
    • definir equipes de trabalho;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • elaborar carta de bebidas;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • elaborar orçamento;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • elaborar cardápio;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • verificar arrumação de salões;
    • promover reuniões da equipe;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • propor reformas de instalações;
    • definir fornecedores;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • criar planos de incentivo;
    • controlar reposição de uniformes;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • analisar previsões de mercado;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • motivar equipes;
    • identificar segmentos de turismo;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • atender auditorias;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • alocar recursos;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • viabilizar treinamento;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • demonstrar dinamismo;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar inventários;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • demonstrar fluência verbal;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • assumir responsabilidade;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • atender fiscalizações;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de governança;
    • administrar conflitos;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • atender fornecedores;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • liderar equipes;
    • controlar desperdícios;
    • pesquisar novas receitas;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;


    Setores que mais contratam Administrador (serviço de hospedagem) no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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