Salário para o cargo de Gerente de termas
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de termas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de termas

Um Gerente de termas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,41 e R$ 10.513,03, com a média salarial de R$ 3.573,44 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de termas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.573,44 42.881,29 893,36 16,65
1º Quartil 1.347,41 16.168,88 336,85 6,28
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,71
3º Quartil 8.017,69 96.212,26 2.004,42 37,35
Teto Salarial 10.513,03 126.156,40 2.628,26 48,97


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.612 - 23.742 7.707,81 1.611,52 4.500,59 19.601,76 23.742,25
Rio de Janeiro - RJ 1.478 - 10.554 4.244,53 1.477,86 3.042,50 8.713,46 10.554,01
Brasília - DF 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Porto Seguro - BA 1.510 - 8.335 3.465,73 1.510,03 2.603,74 6.881,75 8.335,38
São Sebastiao - SP 1.476 - 4.377 2.426,77 1.475,52 2.200,00 3.613,91 4.377,27
Belo Horizonte - MG 1.233 - 8.231 3.316,34 1.232,88 2.352,50 6.795,21 8.230,56
Gramado - RS 1.922 - 12.193 4.612,91 1.921,80 3.400,00 10.066,42 12.192,74
Porto Alegre - RS 1.494 - 9.662 4.016,18 1.494,04 3.300,00 7.977,19 9.662,21
Florianópolis - SC 1.461 - 10.497 4.052,40 1.460,88 2.825,00 8.666,60 10.497,25
Curitiba - PR 1.697 - 13.145 5.375,84 1.697,32 4.285,75 10.853,00 13.145,48
Armação de Búzios - RJ 1.607 - 7.442 2.876,22 1.607,02 1.950,00 6.143,94 7.441,73
Salvador - BA 1.482 - 13.891 5.072,42 1.481,82 3.400,00 11.468,52 13.891,02
Barueri - SP 6.270 - 16.211 9.366,05 6.269,84 8.581,00 13.384,11 16.211,24
Camanducaia - MG 1.411 - 5.817 2.525,80 1.411,00 2.000,00 4.802,17 5.816,53
Campinas - SP 1.495 - 13.423 4.793,07 1.495,21 3.060,00 11.082,47 13.423,42
João Pessoa - PB 1.692 - 8.997 4.117,24 1.691,57 3.500,00 7.427,88 8.996,88
Natal - RN 1.613 - 14.943 5.260,25 1.612,84 3.521,78 12.336,88 14.942,80
Recife - PE 1.529 - 18.333 6.631,16 1.529,34 4.590,00 15.135,47 18.332,53
Belém - PA 1.279 - 8.865 3.203,31 1.278,98 1.745,25 7.318,86 8.864,83
Maceió - AL 1.096 - 8.441 3.185,68 1.096,00 2.500,00 6.969,12 8.441,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.554 - 12.947 4.482,74 1.554,19 2.616,59 10.689,00 12.946,84
Rio de Janeiro 1.448 - 9.161 3.513,91 1.448,12 2.336,26 7.563,54 9.161,19
Minas Gerais 1.223 - 6.213 2.525,17 1.222,98 1.805,04 5.129,74 6.213,29
Santa Catarina 1.394 - 6.691 2.894,41 1.394,48 2.286,00 5.523,87 6.690,67
Rio Grande do Sul 1.342 - 8.145 3.286,92 1.342,24 2.300,00 6.724,42 8.144,81
Bahia 1.398 - 9.928 3.699,09 1.397,74 2.400,00 8.197,02 9.928,48
Paraná 1.505 - 9.500 3.867,03 1.505,09 3.000,00 7.843,14 9.499,84
Goiás 1.151 - 8.022 2.973,36 1.151,26 2.000,00 6.623,22 8.022,24
Pernambuco 1.336 - 12.997 4.433,00 1.336,31 2.545,51 10.730,51 12.997,12
Espírito Santo 1.215 - 7.683 2.891,25 1.215,33 1.920,00 6.342,73 7.682,50
Ceará 1.157 - 7.194 2.844,69 1.156,60 2.088,50 5.939,44 7.194,02
Mato Grosso 1.153 - 5.424 2.448,86 1.152,71 2.075,00 4.477,71 5.423,53
Pará 1.199 - 7.162 2.742,91 1.198,58 1.838,00 5.912,68 7.161,62
Distrito Federal 1.128 - 9.032 3.033,01 1.127,82 1.696,49 7.457,03 9.032,18
Alagoas 1.287 - 8.019 3.254,51 1.286,67 2.580,55 6.620,58 8.019,04
Rio Grande do Norte 1.610 - 14.884 4.938,70 1.609,63 3.035,51 12.288,29 14.883,94
Paraíba 1.276 - 8.171 3.522,30 1.276,00 3.000,00 6.745,91 8.170,85
Mato Grosso do Sul 1.183 - 5.351 2.268,11 1.183,25 1.768,51 4.418,15 5.351,39
Maranhão 1.245 - 6.008 2.527,42 1.244,63 1.825,70 4.960,00 6.007,70
Tocantins 1.077 - 9.009 2.828,10 1.076,83 1.648,59 7.437,87 9.008,97
Amazonas 1.244 - 13.657 3.963,07 1.244,08 1.800,00 11.275,44 13.657,15
Rondônia 1.064 - 2.906 1.590,03 1.064,00 1.268,00 2.399,33 2.906,13
Roraima 1.182 - 4.508 2.100,22 1.182,16 1.705,23 3.721,50 4.507,59
Sergipe 1.200 - 6.525 2.989,41 1.200,00 2.059,41 5.387,26 6.525,21


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de termas

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • administrar pessoal;
  • administrar recursos financeiros;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar rotinas administrativas;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • atender fiscalizações;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • tomar decisões;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • verificar arrumação de salões;
    • atender auditorias;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • elaborar carta de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • identificar segmentos de turismo;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • alocar recursos;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • criar planos de incentivo;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • controlar documentação;
    • promover reuniões da equipe;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • propor reformas de instalações;
    • analisar previsões de mercado;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • propor investimentos;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • medir satisfação do cliente;
    • autorizar compras;
    • coordenar execução de obras;
    • controlar reposição de uniformes;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • liderar equipes;
    • pesquisar novas receitas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • supervisionar serviços de governança;
    • administrar conflitos;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • controlar desperdícios;
    • elaborar cardápio;
    • motivar equipes;
    • viabilizar treinamento;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar orçamento;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • controlar inventários;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • atender fornecedores;
    • definir equipes de trabalho;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • definir fornecedores;


    Setores que mais contratam Gerente de termas no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Restaurantes e similares
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis
    • Agências de viagens
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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