Salário para o cargo de Estalageiro
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Estalageiro

Um Estalageiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.799,90 e R$ 5.897,63, com a média salarial de R$ 2.786,16 e o salário mediana em R$ 2.088,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Estalageiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.786,16 33.433,90 696,54 12,90
1º Quartil 1.799,90 21.598,80 449,97 8,33
Salário Mediana 2.088,00 25.056,00 522,00 9,67
3º Quartil 4.497,79 53.973,45 1.124,45 20,82
Teto Salarial 5.897,63 70.771,61 1.474,41 27,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.040 - 16.500 5.136,22 2.040,00 2.800,00 13.622,50 16.499,98
Angra dos Reis - RJ 1.786 - 6.056 2.634,83 1.786,00 2.115,50 5.000,00 6.056,15
São Pedro da Aldeia - RJ 1.803 - 2.385 1.836,20 1.803,00 1.803,00 1.969,00 2.384,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.821 - 9.554 3.655,14 1.821,40 2.562,50 7.888,20 9.554,42
Rio de Janeiro 1.753 - 4.983 2.447,67 1.753,00 2.000,00 4.114,17 4.983,20
Minas Gerais 1.519 - 4.293 2.230,36 1.518,67 2.000,00 3.544,57 4.293,29
Paraná 1.764 - 6.541 2.921,50 1.764,33 2.272,00 5.400,00 6.540,64
Rio Grande do Sul 1.477 - 2.810 1.797,50 1.477,00 1.723,00 2.320,00 2.810,05
Bahia 1.919 - 5.774 2.824,78 1.919,00 2.500,00 4.767,00 5.773,93
Espírito Santo 1.610 - 5.131 2.410,20 1.610,00 1.954,00 4.236,00 5.130,77
Santa Catarina 1.844 - 10.303 3.698,20 1.844,00 2.214,00 8.506,00 10.302,72


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Estalageiro

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • participar da promoção de ações sociais;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • elaborar cardápio;
    • identificar segmentos de turismo;
    • coordenar execução de obras;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • atender fornecedores;
    • motivar equipes;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • tomar decisões;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • controlar desperdícios;
    • autorizar compras;
    • criar planos de incentivo;
    • medir satisfação do cliente;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • propor reformas de instalações;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • propor investimentos;
    • alocar recursos;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • controlar documentação;
    • relacionar-se com a mídia;
    • controlar inventários;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • elaborar orçamento;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • supervisionar preparação de receitas;
    • promover reuniões da equipe;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • assumir responsabilidade;
    • liderar equipes;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • verificar arrumação de salões;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • pesquisar novas receitas;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • viabilizar treinamento;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • definir fornecedores;
    • elaborar carta de bebidas;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • atender fiscalizações;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar reposição de uniformes;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar senso de organização;
    • atender auditorias;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • administrar conflitos;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • definir equipes de trabalho;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;


    Setores que mais contratam Estalageiro no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Motéis
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Pensões (alojamento)
    • Albergues assistenciais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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