Salário para o cargo de Proprietário de bar
CBO 1415-15 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Proprietário de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Proprietário de bar

Um Proprietário de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.262,53 e R$ 4.514,63, com a média salarial de R$ 2.039,88 e o salário mediana em R$ 1.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Proprietário de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.039,88 24.478,58 509,97 9,47
1º Quartil 1.262,53 15.150,39 315,63 5,86
Salário Mediana 1.700,00 20.400,00 425,00 7,89
3º Quartil 3.443,05 41.316,63 860,76 15,98
Teto Salarial 4.514,63 54.175,61 1.128,66 20,96


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 4.586 2.312,86 1.453,17 2.000,00 3.786,25 4.586,02
Rio de Janeiro - RJ 1.315 - 3.561 1.908,69 1.314,78 1.650,09 2.939,94 3.560,94
Belo Horizonte - MG 1.119 - 3.209 1.679,51 1.118,60 1.500,00 2.649,25 3.208,85
Curitiba - PR 1.316 - 3.376 1.847,44 1.316,37 1.629,36 2.787,63 3.376,46
Brasília - DF 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Porto Alegre - RS 1.280 - 3.474 1.884,05 1.280,36 1.699,29 2.868,44 3.474,34
Florianópolis - SC 1.356 - 3.476 1.892,41 1.356,39 1.648,00 2.869,68 3.475,84
Campinas - SP 1.445 - 5.094 2.380,30 1.445,06 1.932,00 4.205,60 5.093,95
Fortaleza - CE 1.079 - 3.717 1.738,56 1.078,54 1.450,40 3.068,97 3.717,23
Goiânia - GO 1.187 - 3.616 1.851,49 1.187,28 1.540,59 2.985,38 3.615,98
Salvador - BA 1.151 - 6.294 2.406,96 1.151,29 1.743,85 5.196,25 6.293,85
São José dos Campos - SP 1.358 - 3.608 1.991,94 1.358,10 1.830,08 2.979,18 3.608,48
Guarulhos - SP 1.463 - 3.719 2.101,88 1.463,35 1.919,43 3.070,73 3.719,36
Recife - PE 1.170 - 2.908 1.699,56 1.170,40 1.560,00 2.400,93 2.908,07
Niterói - RJ 1.198 - 3.895 1.907,13 1.197,75 1.592,00 3.215,57 3.894,80
São Bernardo do Campo - SP 1.185 - 3.238 1.881,55 1.185,09 1.800,00 2.673,50 3.238,22
Uberlândia - MG 1.197 - 3.798 1.862,85 1.197,06 1.500,00 3.135,74 3.798,11
Santos - SP 1.199 - 3.478 1.940,89 1.199,46 1.818,50 2.871,61 3.478,18
Ribeirão Preto - SP 1.332 - 3.824 1.908,06 1.332,16 1.442,50 3.157,19 3.824,08
Vila Velha - ES 1.119 - 3.356 1.702,04 1.118,94 1.455,24 2.771,05 3.356,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.419 - 4.392 2.230,16 1.418,73 1.904,00 3.626,03 4.391,96
Rio de Janeiro 1.301 - 3.748 1.941,42 1.300,55 1.650,00 3.094,04 3.747,60
Minas Gerais 1.140 - 5.496 2.176,56 1.139,71 1.500,00 4.537,19 5.495,58
Santa Catarina 1.371 - 3.578 1.951,56 1.371,46 1.709,00 2.953,85 3.577,80
Paraná 1.309 - 3.231 1.812,28 1.308,88 1.600,00 2.667,53 3.230,99
Rio Grande do Sul 1.274 - 3.251 1.805,52 1.273,92 1.570,03 2.684,02 3.250,96
Distrito Federal 1.205 - 3.918 1.956,84 1.205,00 1.709,08 3.235,07 3.918,42
Espírito Santo 1.127 - 3.829 1.838,32 1.127,48 1.500,00 3.161,59 3.829,42
Goiás 1.173 - 3.668 1.862,27 1.173,01 1.565,87 3.027,99 3.667,59
Bahia 1.175 - 5.786 2.330,90 1.174,69 1.600,00 4.776,84 5.785,85
Pernambuco 1.124 - 2.801 1.600,75 1.123,87 1.500,00 2.312,33 2.800,76
Ceará 1.073 - 3.535 1.694,97 1.073,13 1.450,40 2.918,56 3.535,05
Mato Grosso 1.084 - 2.774 1.533,34 1.084,10 1.400,00 2.289,98 2.773,70
Mato Grosso do Sul 1.203 - 3.170 1.790,52 1.203,26 1.618,24 2.617,14 3.169,96
Rio Grande do Norte 1.137 - 5.561 2.183,99 1.137,23 1.500,00 4.591,44 5.561,29
Pará 1.184 - 2.503 1.598,47 1.184,26 1.500,00 2.066,28 2.502,74
Paraíba 1.143 - 3.268 1.770,39 1.143,38 1.500,00 2.698,37 3.268,34
Tocantins 1.086 - 3.141 1.533,17 1.085,99 1.136,00 2.593,52 3.141,35
Maranhão 1.120 - 3.025 1.646,65 1.119,64 1.405,16 2.497,65 3.025,23
Alagoas 1.227 - 7.898 2.694,03 1.226,98 1.513,75 6.520,80 7.898,19
Rondônia 1.099 - 2.520 1.492,91 1.099,35 1.428,50 2.080,28 2.519,70
Piauí 1.186 - 2.459 1.597,57 1.186,27 1.629,60 2.030,00 2.458,80
Amazonas 1.179 - 3.469 1.953,92 1.178,88 1.600,00 2.864,14 3.469,13
Sergipe 1.161 - 2.912 1.639,15 1.161,18 1.583,50 2.404,06 2.911,87
Amapá 1.045 - 2.422 1.410,07 1.045,00 1.320,23 2.000,00 2.422,46
Roraima 1.500 - 3.405 2.328,47 1.500,00 2.562,50 2.810,94 3.404,69


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Proprietário de bar

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • propor investimentos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • administrar conflitos;
    • atender fornecedores;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • autorizar compras;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • analisar previsões de mercado;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • controlar reposição de uniformes;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • motivar equipes;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • alocar recursos;
    • controlar documentação;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • elaborar cardápio;
    • definir equipes de trabalho;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • controlar inventários;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • verificar arrumação de salões;
    • relacionar-se com a mídia;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • promover reuniões da equipe;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • elaborar orçamento;
    • viabilizar treinamento;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • elaborar carta de bebidas;
    • atender auditorias;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • definir fornecedores;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • identificar segmentos de turismo;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • medir satisfação do cliente;
    • controlar desperdícios;
    • tomar decisões;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • demonstrar fluência verbal;
    • atender fiscalizações;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • pesquisar novas receitas;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • coordenar execução de obras;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor reformas de instalações;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • criar planos de incentivo;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • liderar equipes;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir produtos, serviços e preços;


    Setores que mais contratam Proprietário de bar no mercado de trabalho

    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Hotéis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de bebidas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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