Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • prestar assessoria;
  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • definir parcerias com outras empresas;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • elaborar cardápio;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • elaborar carta de bebidas;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • promover reuniões da equipe;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • tomar decisões;
    • pesquisar novas receitas;
    • relacionar-se com a mídia;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • analisar previsões de mercado;
    • controlar desperdícios;
    • atender fiscalizações;
    • definir equipes de trabalho;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • controlar reposição de uniformes;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • elaborar orçamento;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • supervisionar serviços de governança;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • administrar conflitos;
    • criar planos de incentivo;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • verificar arrumação de salões;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • definir fornecedores;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • atender fornecedores;
    • demonstrar dinamismo;
    • viabilizar treinamento;
    • liderar equipes;
    • motivar equipes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • demonstrar fluência verbal;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • propor investimentos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • alocar recursos;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • autorizar compras;
    • controlar documentação;
    • controlar inventários;
    • propor reformas de instalações;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • medir satisfação do cliente;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • identificar segmentos de turismo;
    • coordenar execução de obras;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • atender auditorias;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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