Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • prestar assessoria;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • promover reuniões da equipe;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • coordenar execução de obras;
    • criar planos de incentivo;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • atender auditorias;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • tomar decisões;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • motivar equipes;
    • relacionar-se com a mídia;
    • elaborar cardápio;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • viabilizar treinamento;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • alocar recursos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • atender fornecedores;
    • controlar documentação;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • identificar segmentos de turismo;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir fornecedores;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar dinamismo;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • liderar equipes;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • pesquisar novas receitas;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • assumir responsabilidade;
    • definir equipes de trabalho;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • analisar previsões de mercado;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • elaborar carta de bebidas;
    • medir satisfação do cliente;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • supervisionar serviços de governança;
    • autorizar compras;
    • elaborar orçamento;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • controlar desperdícios;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • propor reformas de instalações;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • verificar arrumação de salões;
    • controlar inventários;
    • demonstrar fluência verbal;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • administrar conflitos;
    • atender fiscalizações;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • propor investimentos;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • controlar reposição de uniformes;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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