Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar compras;
  • administrar recursos financeiros;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;

  • Atividades

    • participar da promoção de ações sociais;
    • demonstrar senso de organização;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • atender auditorias;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • viabilizar treinamento;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • atender fornecedores;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • pesquisar novas receitas;
    • alocar recursos;
    • liderar equipes;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • definir fornecedores;
    • coordenar execução de obras;
    • elaborar carta de bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • controlar documentação;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • controlar inventários;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • motivar equipes;
    • administrar conflitos;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • promover reuniões da equipe;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • atender fiscalizações;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • identificar segmentos de turismo;
    • elaborar orçamento;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • criar planos de incentivo;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • propor reformas de instalações;
    • autorizar compras;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • supervisionar serviços de governança;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • verificar arrumação de salões;
    • assumir responsabilidade;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • elaborar cardápio;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • controlar desperdícios;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir equipes de trabalho;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • propor investimentos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • tomar decisões;
    • relacionar-se com a mídia;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • analisar previsões de mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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