Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • executar rotinas administrativas;
  • administrar recursos financeiros;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • elaborar carta de bebidas;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • atender auditorias;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • elaborar cardápio;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • supervisionar serviços de governança;
    • demonstrar fluência verbal;
    • liderar equipes;
    • verificar arrumação de salões;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • autorizar compras;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • atender fiscalizações;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • motivar equipes;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir fornecedores;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • coordenar execução de obras;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • demonstrar dinamismo;
    • identificar segmentos de turismo;
    • assumir responsabilidade;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • viabilizar treinamento;
    • controlar reposição de uniformes;
    • controlar inventários;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • criar planos de incentivo;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • controlar desperdícios;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • medir satisfação do cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • tomar decisões;
    • controlar documentação;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • alocar recursos;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • propor investimentos;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • atender fornecedores;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • relacionar-se com a mídia;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • propor reformas de instalações;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • administrar conflitos;
    • definir equipes de trabalho;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • promover reuniões da equipe;
    • analisar previsões de mercado;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • demonstrar capacidade de negociação;

    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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