Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.799,90 e R$ 5.897,63, com a média salarial de R$ 2.786,16 e o salário mediana em R$ 2.088,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.786,16 33.433,90 696,54 12,90
1º Quartil 1.799,90 21.598,80 449,97 8,33
Salário Mediana 2.088,00 25.056,00 522,00 9,67
3º Quartil 4.497,79 53.973,45 1.124,45 20,82
Teto Salarial 5.897,63 70.771,61 1.474,41 27,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.040 - 16.500 5.136,22 2.040,00 2.800,00 13.622,50 16.499,98
Angra dos Reis - RJ 1.786 - 6.056 2.634,83 1.786,00 2.115,50 5.000,00 6.056,15
São Pedro da Aldeia - RJ 1.803 - 2.385 1.836,20 1.803,00 1.803,00 1.969,00 2.384,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.821 - 9.554 3.655,14 1.821,40 2.562,50 7.888,20 9.554,42
Rio de Janeiro 1.753 - 4.983 2.447,67 1.753,00 2.000,00 4.114,17 4.983,20
Minas Gerais 1.519 - 4.293 2.230,36 1.518,67 2.000,00 3.544,57 4.293,29
Paraná 1.764 - 6.541 2.921,50 1.764,33 2.272,00 5.400,00 6.540,64
Rio Grande do Sul 1.477 - 2.810 1.797,50 1.477,00 1.723,00 2.320,00 2.810,05
Bahia 1.919 - 5.774 2.824,78 1.919,00 2.500,00 4.767,00 5.773,93
Espírito Santo 1.610 - 5.131 2.410,20 1.610,00 1.954,00 4.236,00 5.130,77
Santa Catarina 1.844 - 10.303 3.698,20 1.844,00 2.214,00 8.506,00 10.302,72


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • prestar assessoria;

  • Atividades

    • participar da promoção de ações sociais;
    • liderar equipes;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • elaborar cardápio;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • alocar recursos;
    • controlar documentação;
    • verificar arrumação de salões;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • elaborar carta de bebidas;
    • criar planos de incentivo;
    • atender auditorias;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • pesquisar novas receitas;
    • demonstrar dinamismo;
    • motivar equipes;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • coordenar execução de obras;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • atender fornecedores;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • controlar desperdícios;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar reposição de uniformes;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • relacionar-se com a mídia;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar serviços de governança;
    • assumir responsabilidade;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • administrar conflitos;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • definir fornecedores;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • atender fiscalizações;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • promover reuniões da equipe;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • viabilizar treinamento;
    • elaborar orçamento;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • controlar inventários;
    • analisar previsões de mercado;
    • medir satisfação do cliente;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • autorizar compras;
    • propor reformas de instalações;
    • definir equipes de trabalho;
    • demonstrar fluência verbal;
    • identificar segmentos de turismo;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • tomar decisões;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • propor investimentos;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Motéis
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Pensões (alojamento)
    • Albergues assistenciais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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