Salário para o cargo de Agente de coleta supervisor
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Agente de coleta supervisor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Agente de coleta supervisor

Um Agente de coleta supervisor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.392,41 e R$ 4.634,70, com a média salarial de R$ 2.220,90 e o salário mediana em R$ 1.985,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de coleta supervisor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.220,90 26.650,75 555,22 10,75
1º Quartil 1.392,41 16.708,91 348,10 6,74
Salário Mediana 1.985,50 23.826,00 496,38 9,61
3º Quartil 3.534,62 42.415,45 883,66 17,12
Teto Salarial 4.634,70 55.616,41 1.158,68 22,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.952 - 2.787 2.054,37 1.952,40 1.985,50 2.300,72 2.786,71
São Paulo - SP 1.676 - 4.773 2.393,28 1.676,42 1.845,00 3.940,73 4.773,13
Belo Horizonte - MG 1.330 - 4.076 2.254,00 1.330,46 2.136,00 3.364,94 4.075,72
Goiânia - GO 1.196 - 4.241 2.367,79 1.196,33 2.447,90 3.501,44 4.241,04
São Luís - MA 1.099 - 3.117 1.512,20 1.098,61 1.251,70 2.573,23 3.116,77
Curitiba - PR 1.370 - 3.329 1.952,25 1.370,00 1.827,82 2.748,57 3.329,14
Brasília - DF 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Camaçari - BA 2.444 - 2.960 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.960,48
Porto Alegre - RS 1.349 - 3.179 1.687,07 1.349,00 1.388,19 2.624,74 3.179,17
Manaus - AM 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ourinhos - SP 1.441 - 1.785 1.468,00 1.441,00 1.474,00 1.474,00 1.785,35
Salvador - BA 1.231 - 4.414 2.285,40 1.231,25 2.400,00 3.644,29 4.414,07
Guarulhos - SP 1.713 - 2.353 1.851,31 1.713,32 1.888,37 1.942,72 2.353,07
Barueri - SP 1.657 - 13.324 4.779,00 1.657,34 2.500,00 11.000,00 13.323,53
Cotia - SP 3.933 - 7.873 5.466,57 3.933,00 5.800,00 6.500,00 7.873,00
Canoas - RS 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Itaquaquecetuba - SP 2.300 - 3.634 2.703,49 2.300,00 2.710,46 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.600 - 5.847 2.656,77 1.599,51 2.000,00 4.827,33 5.847,01
Rio de Janeiro 1.804 - 2.785 2.018,58 1.804,06 1.985,50 2.299,25 2.784,92
Minas Gerais 1.307 - 4.205 2.328,46 1.306,54 2.224,00 3.471,90 4.205,27
Rio Grande do Sul 1.349 - 3.466 1.919,69 1.349,00 1.701,57 2.861,70 3.466,18
Bahia 1.359 - 3.633 2.308,49 1.358,85 2.444,19 2.999,34 3.632,89
Paraná 1.444 - 3.438 2.032,25 1.443,72 1.904,52 2.838,27 3.437,80
Goiás 1.243 - 4.108 2.334,21 1.243,06 2.395,80 3.391,92 4.108,39
Maranhão 1.099 - 3.310 1.537,87 1.098,61 1.251,70 2.732,52 3.309,71
Distrito Federal 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Amazonas 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ceará 1.300 - 4.409 1.854,10 1.300,00 1.417,25 3.640,00 4.408,88
Espírito Santo 1.455 - 4.235 2.491,84 1.454,83 2.523,59 3.496,76 4.235,38
Santa Catarina 1.821 - 3.971 2.156,20 1.821,38 1.960,80 3.278,45 3.970,96
Pará 1.141 - 3.338 1.593,06 1.140,54 1.336,34 2.756,00 3.338,15


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de coleta supervisor

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;

  • Atividades

    • agir com flexibilidade;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • definir recursos de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • promover reuniões;
    • criticar questionários preenchidos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • elaborar programação de férias;
    • liderar equipe;
    • estimar volume de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • controlar movimentação de questionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • confrontar dados coletados;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor fechamento de contratos;
    • agir com empatia;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • conferir faturas;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar prioridades;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar as emoções;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor admissões de funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • demonstrar atitude proativa;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • tabular dados;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • analisar relatórios;
    • definir perfil para cargos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • orçar custos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • atuar com dinamismo;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com criatividade;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • recolher numerário dos guichês;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • treinar novos funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • manter-se atualizado;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor promoções de funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • selecionar pessoal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;


    Setores que mais contratam Agente de coleta supervisor no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Comércio varejista de livros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Administração pública em geral
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo