Salário para o cargo de Chefe de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de cobrança

Um Chefe de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.549,71 e R$ 5.742,27, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.549,71 18.596,57 387,43 7,23
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 4.379,30 52.551,61 1.094,83 20,44
Teto Salarial 5.742,27 68.907,24 1.435,57 26,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • analisar relatórios;
    • estimar volume de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com empatia;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • propor admissões de funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir perfil para cargos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • criticar questionários preenchidos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • identificar prioridades;
    • promover reuniões;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • confrontar dados coletados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • conferir faturas;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • selecionar pessoal;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir recursos de trabalho;
    • orçar custos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor promoções de funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • liderar equipe;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • agir com flexibilidade;
    • controlar ligações telefônicas;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • tabular dados;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • agir com desenvoltura;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • controlar as emoções;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • treinar novos funcionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • promover rodízio de funções;
    • definir rotinas de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • agir com criatividade;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • propor limites de crédito para os apostadores;


    Setores que mais contratam Chefe de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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