Salário para o cargo de Chefe de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de cobrança

Um Chefe de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.318,13 e R$ 6.577,06, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.318,13 15.817,62 329,53 6,15
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 5.015,95 60.191,34 1.253,99 23,42
Teto Salarial 6.577,06 78.924,69 1.644,26 30,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • supervisionar execução dos serviços;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • agir com ética e atitude profissional;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com flexibilidade;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • promover reuniões;
    • recolher numerário dos guichês;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • analisar relatórios;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • liderar equipe;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • propor fechamento de contratos;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • confrontar dados coletados;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • demonstrar atitude proativa;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • controlar as emoções;
    • agir com empatia;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • manter-se atualizado;
    • conferir faturas;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • agir com criatividade;
    • tabular dados;
    • definir recursos de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor admissões de funcionários;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • justificar diferenças de caixa;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • criticar questionários preenchidos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • definir rotinas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • identificar prioridades;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • rever rotinas de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • selecionar pessoal;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • orçar custos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • elaborar programação de férias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • propor promoções de funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar escalas de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor desligamentos de funcionários;


    Setores que mais contratam Chefe de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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