Salário para o cargo de Instrutor educacional
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Instrutor educacional

Um Instrutor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.385,70 e R$ 3.206,71, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.385,70 16.628,44 346,43 7,00
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.445,57 29.346,86 611,39 12,35
Teto Salarial 3.206,71 38.480,48 801,68 16,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor educacional

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho;
  • identificar necessidades/demandas;
  • comunicar-se;
  • avaliar processo de trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;

  • Atividades

    • receber pedidos de ajuda da família;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • desenvolver oficinas;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • mapear público-alvo;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • trocar experiências;
    • preencher documentos;
    • avaliar ações;
    • servir de exemplo;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir metodologia de trabalho;
    • demonstrar coragem;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • recepcionar educando/ interno;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • despertar esperança;
    • definir objetivos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • respeitar diferenças;
    • notificar pessoas e entidades;
    • demonstrar pró atividade;
    • pesquisar histórico familiar;
    • demonstrar entusiasmo;
    • avistar assistidos/usuários;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • demonstrar autocontrole;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • construir hábitos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • participar da elaboração das normas;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • realizar terapias em grupo;
    • exercitar atividade de escuta;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • agir sob pressão;
    • apontar alternativas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • permanecer em estado de alerta;
    • buscar identificação e empatia;
    • monitorar comportamento;
    • estabelecer cronograma;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • definir estratégias;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • agendar visitas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • definir metas;
    • resgatar autoestima;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • receber demanda espontânea;
    • identificar público-alvo;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • definir rotina administrativa;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • alterar estratégias;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • criar vínculos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • tomar decisões;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • revistar as celas;
    • realizar rondas;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • inspirar confiança;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • administrar conflitos;
    • analisar casos;
    • realizar atividades artísticas;
    • contornar situações adversas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • requisitar serviços;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • participar da elaboração de questionários;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • passar o plantão;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • encaminhar documentação oficial;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • demonstrar persistência;
    • trabalhar em equipe;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • analisar práticas;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • registrar ocorrências;
    • assumir riscos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • verificar denúncias;
    • denunciar situação de risco;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • receber denúncias;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • levantar dados estatísticos;
    • identificar internos em situação de risco;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar visitas domiciliares;
    • fazer devolutiva;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • acolher educando;
    • planejar eventos;
    • analisar resultados;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • participar de equipes multidisciplinares;


    Setores que mais contratam Instrutor educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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