Salário para o cargo de Instrutor educacional
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Instrutor educacional

Um Instrutor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor educacional

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • identificar necessidades/demandas;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;

  • Atividades

    • agendar visitas;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • conscientizar sobre riscos;
    • identificar público-alvo;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • apontar alternativas;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • buscar identificação e empatia;
    • preencher documentos;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • recepcionar educando/ interno;
    • trocar experiências;
    • notificar pessoas e entidades;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • demonstrar entusiasmo;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • criar vínculos;
    • passar o plantão;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • analisar casos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • levantar dados estatísticos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • definir metas;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • definir estratégias;
    • definir metodologia de trabalho;
    • verificar denúncias;
    • mapear público-alvo;
    • acolher educando;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • fazer devolutiva;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar criatividade;
    • receber demanda espontânea;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • alterar estratégias;
    • participar da elaboração das normas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar persistência;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • avistar assistidos/usuários;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar rondas;
    • avaliar ações;
    • despertar esperança;
    • receber denúncias;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • construir hábitos;
    • denunciar situação de risco;
    • realizar terapias em grupo;
    • assumir riscos;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • registrar ocorrências;
    • monitorar comportamento;
    • encaminhar documentação oficial;
    • permanecer em estado de alerta;
    • demonstrar coragem;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • analisar práticas;
    • agir sob pressão;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • contornar situações adversas;
    • respeitar diferenças;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • participar da elaboração de questionários;
    • administrar conflitos;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • definir rotina administrativa;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • revistar as celas;
    • planejar eventos;
    • demonstrar pró atividade;
    • analisar resultados;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • tomar decisões;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • requisitar serviços;
    • revistar o interno e visitantes;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • realizar atividades artísticas;
    • servir de exemplo;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • identificar internos em situação de risco;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • inspirar confiança;
    • resgatar autoestima;
    • trabalhar em equipe;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • pesquisar histórico familiar;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • desenvolver oficinas;
    • demonstrar autocontrole;
    • estabelecer cronograma;
    • definir objetivos;


    Setores que mais contratam Instrutor educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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