Salário para o cargo de Instrutor educacional
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Instrutor educacional

Um Instrutor educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor educacional

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • identificar necessidades/demandas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;

  • Atividades

    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • identificar internos em situação de risco;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • conferir o número de internos nas celas;
    • definir objetivos;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • fazer devolutiva;
    • despertar esperança;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • trocar experiências;
    • realizar terapias em grupo;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • administrar conflitos;
    • realizar rondas;
    • permanecer em estado de alerta;
    • agir sob pressão;
    • planejar eventos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • receber denúncias;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • analisar resultados;
    • definir metodologia de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • avaliar ações;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • denunciar situação de risco;
    • alterar estratégias;
    • inspirar confiança;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • requisitar serviços;
    • preencher documentos;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • monitorar comportamento;
    • acolher educando;
    • demonstrar coragem;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • desenvolver oficinas;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • conscientizar sobre riscos;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • participar da elaboração de questionários;
    • definir estratégias;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • definir rotina administrativa;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • levantar dados estatísticos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • buscar identificação e empatia;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • agendar visitas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • identificar público-alvo;
    • respeitar diferenças;
    • receber demanda espontânea;
    • demonstrar persistência;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • construir hábitos;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • exercitar atividade de escuta;
    • encaminhar documentação oficial;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • mapear público-alvo;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • definir metas;
    • tomar decisões;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • apontar alternativas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • passar o plantão;
    • notificar pessoas e entidades;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • revistar as celas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • servir de exemplo;
    • verificar denúncias;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • analisar práticas;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • criar vínculos;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • participar da elaboração das normas;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • registrar ocorrências;
    • realizar atividades artísticas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • analisar casos;
    • demonstrar criatividade;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • estabelecer cronograma;
    • assumir riscos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • resgatar autoestima;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;

    Setores que mais contratam Instrutor educacional no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear