Salário para o cargo de Educador social
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social

Um Educador social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • planejar trabalho;
  • comunicar-se;
  • identificar necessidades/demandas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;

  • Atividades

    • demonstrar pró atividade;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • revistar o interno e visitantes;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • receber denúncias;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • identificar público-alvo;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • definir metas;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar terapias em grupo;
    • apontar alternativas;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • pesquisar histórico familiar;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • contornar situações adversas;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • construir hábitos;
    • trabalhar em equipe;
    • passar o plantão;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • demonstrar autocontrole;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • planejar eventos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • receber demanda espontânea;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • registrar ocorrências;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • avaliar ações;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • denunciar situação de risco;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • administrar conflitos;
    • definir objetivos;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar coragem;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • encaminhar documentação oficial;
    • agendar visitas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • despertar esperança;
    • tomar decisões;
    • inspirar confiança;
    • realizar atividades artísticas;
    • monitorar comportamento;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • levantar dados estatísticos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • realizar rondas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • buscar identificação e empatia;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • acolher educando;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • analisar casos;
    • revistar as celas;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • conscientizar sobre riscos;
    • preencher documentos;
    • participar da elaboração das normas;
    • fazer devolutiva;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • definir rotina administrativa;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • demonstrar persistência;
    • participar da elaboração de questionários;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • servir de exemplo;
    • mapear público-alvo;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • analisar práticas;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • criar vínculos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • verificar denúncias;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • requisitar serviços;
    • agir sob pressão;
    • trocar experiências;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • permanecer em estado de alerta;
    • analisar resultados;
    • definir estratégias;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • estabelecer cronograma;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • respeitar diferenças;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • definir metodologia de trabalho;
    • desenvolver oficinas;
    • resgatar autoestima;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • identificar internos em situação de risco;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • assumir riscos;
    • alterar estratégias;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;


    Setores que mais contratam Educador social no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional