Salário para o cargo de Educador social
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social

Um Educador social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • comunicar-se;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;

  • Atividades

    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • registrar ocorrências;
    • respeitar diferenças;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • servir de exemplo;
    • verificar denúncias;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • participar da elaboração de questionários;
    • despertar esperança;
    • inspirar confiança;
    • definir objetivos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • buscar identificação e empatia;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar coragem;
    • demonstrar pró atividade;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • analisar resultados;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • definir estratégias;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • trocar experiências;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • passar o plantão;
    • assumir riscos;
    • identificar público-alvo;
    • agendar visitas;
    • acolher educando;
    • avistar assistidos/usuários;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • notificar pessoas e entidades;
    • denunciar situação de risco;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • demonstrar entusiasmo;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • mapear público-alvo;
    • requisitar serviços;
    • permanecer em estado de alerta;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • analisar casos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • alterar estratégias;
    • participar da elaboração das normas;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • encaminhar documentação oficial;
    • receber demanda espontânea;
    • revistar as celas;
    • revistar o interno e visitantes;
    • definir metas;
    • demonstrar persistência;
    • criar vínculos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • demonstrar autocontrole;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • avaliar ações;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • agir sob pressão;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar práticas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • tomar decisões;
    • realizar rondas;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • realizar terapias em grupo;
    • planejar eventos;
    • definir rotina administrativa;
    • demonstrar criatividade;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • conscientizar sobre riscos;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • desenvolver oficinas;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • levantar dados estatísticos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • preencher documentos;
    • construir hábitos;
    • resgatar autoestima;
    • identificar internos em situação de risco;
    • monitorar comportamento;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • fazer devolutiva;
    • recepcionar educando/ interno;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • receber denúncias;
    • definir metodologia de trabalho;
    • estabelecer cronograma;
    • administrar conflitos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • apontar alternativas;
    • realizar atividades artísticas;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • mapear perímetros ou áreas;

    Setores que mais contratam Educador social no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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