Salário para o cargo de Educador social
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social

Um Educador social trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.731,08 e R$ 3.480,96, com a média salarial de R$ 2.177,73 e o salário mediana em R$ 2.063,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Educador social

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.177,73 26.132,76 544,43 10,89
1º Quartil 1.731,08 20.772,96 432,77 8,66
Salário Mediana 2.063,00 24.756,00 515,75 10,32
3º Quartil 2.873,90 34.486,80 718,48 14,37
Teto Salarial 3.480,96 41.771,52 870,24 17,40


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • comunicar-se;
  • planejar trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar processo de trabalho;
  • identificar necessidades/demandas;

Atividades

  • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
  • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • acompanhar reuniões socioeducativas;
  • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
  • demonstrar autocontrole;
  • aproximar-se dos assistidos/usuários;
  • participar da elaboração de questionários;
  • monitorar comportamento;
  • demonstrar persistência;
  • desenvolver dinâmica de grupo;
  • desenvolver oficinas;
  • demonstrar coragem;
  • definir metas;
  • definir rotina administrativa;
  • exercitar atividade de escuta;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • receber informações sobre violação de direitos;
  • apontar alternativas;
  • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
  • resgatar assistidos/usuários/ internos;
  • demonstrar pró atividade;
  • buscar identificação e empatia;
  • identificar público-alvo;
  • preencher documentos;
  • analisar resultados;
  • participar da elaboração das normas;
  • tomar decisões;
  • estabelecer cronograma;
  • analisar casos;
  • denunciar situação de risco;
  • despertar aptidões, habilidades;
  • realizar visitas domiciliares;
  • realizar atividades artísticas;
  • estabelecer roteiro de visitas;
  • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
  • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
  • administrar conflitos;
  • abrir procedimento de atendimento;
  • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
  • pesquisar histórico familiar;
  • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
  • receber demanda espontânea;
  • realizar acompanhamento pedagógico;
  • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • trocar experiências;
  • mapear público-alvo;
  • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
  • verificar denúncias;
  • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
  • realizar atividades recreativas e esportivas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar capacidade de compreensão;
  • conscientizar sobre riscos;
  • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • resgatar autoestima;
  • assumir riscos;
  • realizar atividades de lazer e cultura;
  • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
  • agir sob pressão;
  • receber pedidos de ajuda da família;
  • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
  • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • construir hábitos;
  • servir de exemplo;
  • agendar visitas;
  • respeitar diferenças;
  • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
  • avaliar ações;
  • analisar práticas;
  • definir metodologia de trabalho;
  • levantar dados estatísticos;
  • definir estratégias;
  • permanecer em estado de alerta;
  • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
  • despertar esperança;
  • percorrer perímetros e áreas;
  • mapear perímetros ou áreas;
  • planejar eventos;
  • notificar pessoas e entidades;
  • aconselhar mudanças de comportamento;
  • avistar assistidos/usuários;
  • criar vínculos;
  • definir objetivos;
  • inspirar confiança;
  • trabalhar em equipe;
  • alterar estratégias;
  • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
  • fazer devolutiva;
  • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
  • encaminhar documentação oficial;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;


Setores que mais contratam Educador social no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades associativas
  • Orfanatos
  • Albergues assistenciais
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Ensino fundamental
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Instituições de longa permanência para idosos




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