Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de saúde
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Cargos relacionados:
- Agente de apoio socioeducativo
- Agente de proteção social
- Educador de rua
- Sócioeducador
- Educador social
- Agente de segurança socioeducativa
- Conselheiro de dependente químico
- Agente de ação social
- Monitor de dependente químico
- Orientador sócio educativo
- Atendente de reintegração social
- Agente educacional
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Conselheiro tutelar
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:
- desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- comunicar-se;
- desenvolver atividades socioeducativas;
- demonstrar competências pessoais;
- sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- planejar trabalho;
- avaliar processo de trabalho;
- identificar necessidades/demandas;
- abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
Atividades
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- preencher documentos;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- realizar visitas domiciliares;
- definir metodologia de trabalho;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- verificar denúncias;
- monitorar comportamento;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
- avistar assistidos/usuários;
- definir metas;
- resgatar autoestima;
- tomar decisões;
- buscar identificação e empatia;
- avaliar ações;
- receber pedidos de ajuda da família;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar flexibilidade;
- receber denúncias;
- exercitar atividade de escuta;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- fazer devolutiva;
- levantar dados estatísticos;
- identificar público-alvo;
- despertar aptidões, habilidades;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- demonstrar autocontrole;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
- agir sob pressão;
- informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- administrar conflitos;
- demonstrar capacidade de negociação;
- definir estratégias;
- inspirar confiança;
- contornar situações adversas;
- definir objetivos;
- analisar práticas;
- definir rotina administrativa;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- estabelecer cronograma;
- notificar pessoas e entidades;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- planejar eventos;
- receber demanda espontânea;
- conscientizar sobre riscos;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- despertar esperança;
- trocar experiências;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- demonstrar pró atividade;
- participar da elaboração das normas;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- demonstrar entusiasmo;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- agendar visitas;
- assumir riscos;
- trabalhar em equipe;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- apontar alternativas;
- pesquisar histórico familiar;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- analisar casos;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- demonstrar persistência;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- estabelecer roteiro de visitas;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- analisar resultados;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- requisitar serviços;
- criar vínculos;
- acompanhar reuniões socioeducativas;
- servir de exemplo;
- abrir procedimento de atendimento;
- encaminhar documentação oficial;
- assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
- alterar estratégias;
- permanecer em estado de alerta;
- demonstrar coragem;
- respeitar diferenças;
Setores que mais contratam Conselheiro tutelar no mercado de trabalho
- Administração pública em geral