Salário para o cargo de Conselheiro tutelar
CBO 5153-20 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Conselheiro tutelar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Conselheiro tutelar

Um Conselheiro tutelar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.068,73 e R$ 2.727,73, com a média salarial de R$ 1.460,40 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Conselheiro tutelar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.460,40 17.524,78 365,10 7,47
1º Quartil 1.068,73 12.824,72 267,18 5,47
Salário Mediana 1.200,00 14.400,00 300,00 6,14
3º Quartil 2.080,28 24.963,38 520,07 10,65
Teto Salarial 2.727,73 32.732,73 681,93 13,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.045 - 2.200 1.216,44 1.045,00 1.045,00 1.816,50 2.200,20
Mirandópolis - SP 1.767 - 2.141 1.767,29 1.767,29 1.767,29 1.767,29 2.140,59
Taguai - SP 1.540 - 1.865 1.540,01 1.540,01 1.540,01 1.540,01 1.865,31
Nossa Senhora do Socorro - SE 2.003 - 2.499 2.013,42 2.003,40 2.003,40 2.063,50 2.499,37
Tapiratiba - SP 1.045 - 1.332 1.056,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Herculândia - SP 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.045 - 2.780 1.469,06 1.045,00 1.157,17 2.295,11 2.779,91
Minas Gerais 1.099 - 1.771 1.265,06 1.098,63 1.249,73 1.462,16 1.771,01
Sergipe 2.003 - 2.499 2.013,42 2.003,40 2.003,40 2.063,50 2.499,37


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Conselheiro tutelar

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;
  • planejar trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver atividades socioeducativas;

  • Atividades

    • planejar eventos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • registrar ocorrências;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • realizar rondas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • servir de exemplo;
    • definir metodologia de trabalho;
    • demonstrar pró atividade;
    • apontar alternativas;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • exercitar atividade de escuta;
    • avaliar ações;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • percorrer perímetros e áreas;
    • agendar visitas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • estabelecer cronograma;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • trocar experiências;
    • inspirar confiança;
    • realizar visitas domiciliares;
    • receber demanda espontânea;
    • agir sob pressão;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • acolher educando;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • passar o plantão;
    • analisar práticas;
    • realizar atividades artísticas;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • definir objetivos;
    • construir hábitos;
    • definir metas;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • tomar decisões;
    • monitorar comportamento;
    • analisar casos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • analisar resultados;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • mapear público-alvo;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • assumir riscos;
    • demonstrar autocontrole;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • encaminhar documentação oficial;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • participar da elaboração de questionários;
    • demonstrar criatividade;
    • definir rotina administrativa;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • participar da elaboração das normas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • receber denúncias;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • definir estratégias;
    • levantar dados estatísticos;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • resgatar autoestima;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • fazer devolutiva;
    • verificar denúncias;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • realizar terapias em grupo;
    • respeitar diferenças;
    • revistar as celas;
    • recepcionar educando/ interno;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • demonstrar entusiasmo;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • criar vínculos;
    • desenvolver oficinas;
    • buscar identificação e empatia;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • alterar estratégias;
    • demonstrar persistência;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • identificar público-alvo;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar internos em situação de risco;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • preencher documentos;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • demonstrar coragem;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • requisitar serviços;
    • contornar situações adversas;
    • despertar esperança;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • denunciar situação de risco;
    • permanecer em estado de alerta;


    Setores que mais contratam Conselheiro tutelar no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Ensino fundamental
    • Restaurantes e similares
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de engenharia
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Educação infantil - creche
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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