Quanto ganha um Conselheiro tutelar
Um Conselheiro tutelar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.930,73, com a média salarial de R$ 1.460,40 e o salário mediana em R$ 1.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.460,40 | 17.524,78 | 365,10 | 7,47 |
1º Quartil | 1.045,00 | 12.540,00 | 261,25 | 5,35 |
Salário Mediana | 1.200,00 | 14.400,00 | 300,00 | 6,14 |
3º Quartil | 2.235,10 | 26.821,20 | 558,77 | 11,44 |
Teto Salarial | 2.930,73 | 35.168,76 | 732,68 | 15,00 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de saúde
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.045 - 2.200 | 1.216,44 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.816,50 | 2.200,20 |
Mirandópolis - SP | 1.767 - 2.141 | 1.767,29 | 1.767,29 | 1.767,29 | 1.767,29 | 2.140,59 |
Nossa Senhora do Socorro - SE | 2.003 - 2.499 | 2.013,42 | 2.003,40 | 2.003,40 | 2.063,50 | 2.499,37 |
Taguai - SP | 1.540 - 1.865 | 1.540,01 | 1.540,01 | 1.540,01 | 1.540,01 | 1.865,31 |
Herculândia - SP | 1.045 - 1.266 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.265,74 |
Tapiratiba - SP | 1.045 - 1.332 | 1.056,00 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.332,35 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.045 - 2.780 | 1.469,06 | 1.045,00 | 1.157,17 | 2.295,11 | 2.779,91 |
Minas Gerais | 1.099 - 1.771 | 1.265,06 | 1.098,63 | 1.249,73 | 1.462,16 | 1.771,01 |
Sergipe | 2.003 - 2.499 | 2.013,42 | 2.003,40 | 2.003,40 | 2.063,50 | 2.499,37 |
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Conselheiro tutelar
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:
Atividades
- demonstrar coragem;
- trocar experiências;
- demonstrar capacidade de negociação;
- mapear perímetros ou áreas;
- avaliar o comportamento dos internos;
- conferir o número de internos nas celas;
- realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- participar da elaboração das normas;
- mapear público-alvo;
- demonstrar pró atividade;
- verificar a ocorrência de violação de direitos;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
- realizar atividades utilizando cão;
- receber pedidos de ajuda da família;
- respeitar diferenças;
- demonstrar persistência;
- revistar as celas;
- apontar alternativas;
- acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- assumir riscos;
- monitorar comportamento;
- demonstrar flexibilidade;
- despertar aptidões, habilidades;
- analisar resultados;
- inspirar confiança;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- acolher educando;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- realizar visitas domiciliares;
- analisar casos;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- planejar eventos;
- revistar o interno e visitantes;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- percorrer perímetros e áreas;
- fazer devolutiva;
- construir hábitos;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
- verificar denúncias;
- realizar atividades de laborterapia;
- requisitar serviços;
- participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
- estabelecer cronograma;
- verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
- pesquisar histórico familiar;
- avaliar a adesão a medida socioeducativa;
- definir rotina administrativa;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- buscar identificação e empatia;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- definir objetivos;
- conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
- realizar terapias em grupo;
- fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
- agendar visitas;
- acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
- tomar decisões;
- avaliar adesão ao tratamento;
- assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
- analisar práticas;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- receber denúncias;
- recepcionar educando/ interno;
- contornar situações adversas;
- participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
- acompanhar reuniões socioeducativas;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- registrar ocorrências;
- definir metodologia de trabalho;
- criar vínculos;
- permanecer em estado de alerta;
- avaliar a produtividade dos internos;
- administrar conflitos;
- receber demanda espontânea;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- realizar acompanhamento pedagógico;
- notificar pessoas e entidades;
- realizar atividades artísticas;
- desenvolver oficinas;
- encaminhar documentação oficial;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- agir sob pressão;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- exercitar atividade de escuta;
- participar de equipes multidisciplinares;
- participar do planejamento de revista geral (surpresa);
- levantar dados estatísticos;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- estabelecer roteiro de visitas;
- realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
- informar sobre a violação das regras pelos internos;
- realizar rondas;
- identificar público-alvo;
- realizar atividades pedagógicas lúdicas;
- participar da elaboração de questionários;
- acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
- realizar atividades de lazer e cultura;
- abrir procedimento de atendimento;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
- demonstrar autocontrole;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- identificar se os internos estão sendo atendidos;
- resgatar autoestima;
- conscientizar sobre regras e normas;
- informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
- despertar esperança;
- avistar assistidos/usuários;
- alterar estratégias;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- preencher documentos;
- passar o plantão;
- avaliar ações;
- demonstrar entusiasmo;
- definir metas;
- servir de exemplo;
- conscientizar sobre riscos;
- identificar internos em situação de risco;
- definir estratégias;
- receber informações sobre violação de direitos;
- realizar procedimentos de segurança;
- demonstrar criatividade;
- denunciar situação de risco;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
Setores que mais contratam Conselheiro tutelar no mercado de trabalho
- Administração pública em geral
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Restaurantes e similares
- Ensino fundamental
- Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Serviços de engenharia
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Educação infantil - pré-escola
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br