Salário para o cargo de Educador de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador de rua

Um Educador de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • comunicar-se;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • planejar trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;

  • Atividades

    • permanecer em estado de alerta;
    • resgatar autoestima;
    • registrar ocorrências;
    • verificar denúncias;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • exercitar atividade de escuta;
    • analisar resultados;
    • construir hábitos;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • identificar público-alvo;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • analisar práticas;
    • revistar as celas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • planejar eventos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • inspirar confiança;
    • requisitar serviços;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • identificar internos em situação de risco;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • mapear público-alvo;
    • recepcionar educando/ interno;
    • denunciar situação de risco;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • acolher educando;
    • assumir riscos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • receber denúncias;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • tomar decisões;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • agir sob pressão;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • despertar esperança;
    • avistar assistidos/usuários;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • monitorar comportamento;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • avaliar ações;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • demonstrar pró atividade;
    • alterar estratégias;
    • definir rotina administrativa;
    • analisar casos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • realizar atividades artísticas;
    • fazer devolutiva;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • encaminhar documentação oficial;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • definir estratégias;
    • estabelecer cronograma;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar terapias em grupo;
    • respeitar diferenças;
    • definir objetivos;
    • servir de exemplo;
    • contornar situações adversas;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • realizar rondas;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • levantar dados estatísticos;
    • demonstrar coragem;
    • demonstrar entusiasmo;
    • criar vínculos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar da elaboração de questionários;
    • desenvolver oficinas;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • demonstrar persistência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • trocar experiências;
    • agendar visitas;
    • demonstrar autocontrole;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • revistar o interno e visitantes;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • administrar conflitos;
    • buscar identificação e empatia;
    • passar o plantão;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • apontar alternativas;
    • preencher documentos;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • definir metas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • receber demanda espontânea;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • participar da elaboração das normas;


    Setores que mais contratam Educador de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista