Salário para o cargo de Educador de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador de rua

Um Educador de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • identificar necessidades/demandas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • planejar trabalho;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • comunicar-se;
  • desenvolver atividades socioeducativas;

  • Atividades

    • revistar as celas;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver oficinas;
    • demonstrar coragem;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • agir sob pressão;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • requisitar serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • administrar conflitos;
    • assumir riscos;
    • realizar terapias em grupo;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • resgatar autoestima;
    • permanecer em estado de alerta;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • analisar resultados;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • receber demanda espontânea;
    • fazer devolutiva;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • analisar práticas;
    • definir metodologia de trabalho;
    • avistar assistidos/usuários;
    • realizar atividades artísticas;
    • apontar alternativas;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • passar o plantão;
    • definir rotina administrativa;
    • respeitar diferenças;
    • encaminhar documentação oficial;
    • buscar identificação e empatia;
    • verificar denúncias;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • trabalhar em equipe;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • registrar ocorrências;
    • definir metas;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • trocar experiências;
    • contornar situações adversas;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • despertar esperança;
    • preencher documentos;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • participar da elaboração de questionários;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • demonstrar autocontrole;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • levantar dados estatísticos;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • exercitar atividade de escuta;
    • demonstrar pró atividade;
    • estabelecer cronograma;
    • definir estratégias;
    • demonstrar persistência;
    • identificar público-alvo;
    • identificar internos em situação de risco;
    • pesquisar histórico familiar;
    • acolher educando;
    • planejar eventos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • avaliar ações;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • realizar visitas domiciliares;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • construir hábitos;
    • monitorar comportamento;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • receber denúncias;
    • criar vínculos;
    • tomar decisões;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • alterar estratégias;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • denunciar situação de risco;
    • inspirar confiança;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • mapear público-alvo;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • agendar visitas;
    • participar da elaboração das normas;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • servir de exemplo;
    • analisar casos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar rondas;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • definir objetivos;
    • realizar atividades utilizando cão;


    Setores que mais contratam Educador de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro