Salário para o cargo de Secretário de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário de diretoria

Um Secretário de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerenciar informações;
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • datilografar documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • pesquisar local;
    • fornecer informações;
    • levantar necessidades de material;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • administrar estresse;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • formular pedidos de compra;
    • protocolar correspondência;
    • orientar pessoas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • classificar documentos;
    • marcar compromissos;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar dinamismo;
    • preparar apresentações;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • encaminhar pessoas;
    • dar suporte em reuniões;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • requisitar material;
    • avaliar a equipe;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • reproduzir documentos;
    • digitar documentos;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar senso de organização;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • dar suporte a expatriados;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • contornar situações adversas;
    • cotar preços;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • tomar ditados;
    • cobrar respostas;
    • cancelar compromissos;
    • reservar sala/local;
    • revisar traduções;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • elaborar atas;
    • anotar recados;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • definir horários;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • conferir material;
    • formatar documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar discrição;
    • elaborar documentação escolar;
    • escolher cardápio;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • direcionar informações;
    • demonstrar proatividade;
    • assinar documentação escolar;
    • acompanhar processos;
    • transmitir recados;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • anotar informações;
    • elaborar relatórios;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar sensibilidade;
    • arquivar correspondência;
    • encaminhar certificados;
    • enviar correspondência;
    • ciceronear visitas;
    • fazer checklist;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • dar suporte durante o evento;
    • registrar correspondência;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • solicitar verbas;
    • pesquisar informações e dados;
    • colher assinatura;
    • atender pedidos e solicitações;
    • elaborar lista de presença;
    • preparar sala/local;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • receber correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • administrar pendências;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • identificar o assunto;
    • administrar arquivos;
    • cobrar relatórios;
    • elaborar convites e convocações;
    • divulgar informações;
    • confeccionar clippings;
    • redigir documentos;
    • elaborar base de dados;
    • controlar prazos;
    • enviar convite ou convocação;
    • cobrar ações;
    • atender ligações telefônicas;
    • secretariar reuniões;
    • transmitir fax;
    • ler documentos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • administrar conflitos;
    • atualizar arquivos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • traduzir documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • controlar malote;
    • transcrever textos;
    • trabalhar em equipe;
    • ordenar documentos;
    • capacitar equipe;
    • adaptar-se a mudanças;
    • selecionar pessoal;
    • confirmar presença;
    • identificar a natureza do documento;
    • recepcionar pessoas;
    • demonstrar paciência;
    • fazer ligações telefônicas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • triar correspondência;

    Setores que mais contratam Secretário de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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