Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de presidência
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de presidência

Um Secretário trilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • dar suporte a expatriados;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • trabalhar sob pressão;
    • cobrar relatórios;
    • fornecer informações;
    • demonstrar senso de organização;
    • secretariar reuniões;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • controlar malote;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • divulgar informações;
    • identificar o assunto;
    • tomar ditados;
    • transcrever textos;
    • requisitar material;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • redigir documentos;
    • administrar estresse;
    • cotar preços;
    • encaminhar certificados;
    • demonstrar paciência;
    • programar as atividades da equipe;
    • preparar sala/local;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • transmitir recados;
    • dar suporte durante o evento;
    • elaborar lista de presença;
    • colher assinatura;
    • encaminhar pessoas;
    • administrar conflitos;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • anotar recados;
    • confirmar presença;
    • elaborar base de dados;
    • elaborar convites e convocações;
    • definir horários;
    • atualizar arquivos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • preparar apresentações;
    • traduzir documentos;
    • cancelar compromissos;
    • reservar sala/local;
    • fazer ligações telefônicas;
    • selecionar pessoal;
    • demonstrar proatividade;
    • conferir material;
    • pesquisar informações e dados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • datilografar documentos;
    • encaminhar documentos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cadastrar documentos;
    • ordenar documentos;
    • elaborar atas;
    • transmitir fax;
    • escolher cardápio;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar relatórios;
    • enviar convite ou convocação;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • solicitar verbas;
    • arquivar correspondência;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • capacitar equipe;
    • ler documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • identificar a natureza do documento;
    • registrar correspondência;
    • revisar traduções;
    • contratar serviços de terceiros;
    • direcionar informações;
    • cobrar respostas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • dar suporte em reuniões;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar dinamismo;
    • controlar prazos;
    • recepcionar pessoas;
    • classificar documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • avaliar a equipe;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • prestar serviço de intérprete;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • digitar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • receber correspondência;
    • anotar informações;
    • orientar pessoas;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • cobrar ações;
    • reproduzir documentos;
    • formatar documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • protocolar correspondência;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • enviar correspondência;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • administrar pendências;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar documentação escolar;
    • levantar necessidades de material;
    • marcar compromissos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • formular pedidos de compra;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • atender pedidos e solicitações;
    • triar correspondência;
    • ciceronear visitas;
    • administrar arquivos;
    • fazer checklist;
    • demonstrar iniciativa;
    • pesquisar local;
    • confeccionar clippings;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista