Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Orientador sócio educativo

Um Orientador sócio educativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador sócio educativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Orientador sócio educativo

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • avaliar processo de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho;
  • comunicar-se;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;

  • Atividades

    • trabalhar em equipe;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • agir sob pressão;
    • buscar identificação e empatia;
    • avaliar ações;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • desenvolver oficinas;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • resgatar autoestima;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • encaminhar documentação oficial;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • realizar visitas domiciliares;
    • analisar práticas;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • identificar público-alvo;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • registrar ocorrências;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • requisitar serviços;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • permanecer em estado de alerta;
    • passar o plantão;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • levantar dados estatísticos;
    • estabelecer cronograma;
    • analisar resultados;
    • trocar experiências;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • demonstrar persistência;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • inspirar confiança;
    • revistar o interno e visitantes;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • construir hábitos;
    • demonstrar pró atividade;
    • mapear público-alvo;
    • realizar rondas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • participar da elaboração de questionários;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • respeitar diferenças;
    • demonstrar autocontrole;
    • fazer devolutiva;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • definir objetivos;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • acolher educando;
    • definir estratégias;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • identificar internos em situação de risco;
    • agendar visitas;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • definir rotina administrativa;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • criar vínculos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • alterar estratégias;
    • participar da elaboração das normas;
    • receber demanda espontânea;
    • realizar atividades artísticas;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • realizar terapias em grupo;
    • definir metas;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • planejar eventos;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • receber denúncias;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • assumir riscos;
    • analisar casos;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • demonstrar coragem;
    • apontar alternativas;
    • monitorar comportamento;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • pesquisar histórico familiar;
    • demonstrar criatividade;
    • preencher documentos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • administrar conflitos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • definir metodologia de trabalho;
    • contornar situações adversas;
    • verificar denúncias;
    • revistar as celas;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • servir de exemplo;
    • tomar decisões;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • despertar esperança;
    • denunciar situação de risco;
    • notificar pessoas e entidades;
    • mapear perímetros ou áreas;


    Setores que mais contratam Orientador sócio educativo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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