Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Orientador sócio educativo

Um Orientador sócio educativo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador sócio educativo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Orientador sócio educativo

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho;
  • comunicar-se;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;

  • Atividades

    • revistar o interno e visitantes;
    • servir de exemplo;
    • levantar dados estatísticos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • estabelecer cronograma;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • realizar terapias em grupo;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • demonstrar autocontrole;
    • registrar ocorrências;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • acolher educando;
    • fazer devolutiva;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • agir sob pressão;
    • passar o plantão;
    • mapear público-alvo;
    • demonstrar pró atividade;
    • receber demanda espontânea;
    • conscientizar sobre riscos;
    • definir metas;
    • tomar decisões;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • definir objetivos;
    • avaliar ações;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • despertar esperança;
    • demonstrar entusiasmo;
    • analisar resultados;
    • desenvolver oficinas;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • requisitar serviços;
    • encaminhar documentação oficial;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • definir rotina administrativa;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • realizar atividades artísticas;
    • denunciar situação de risco;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • receber denúncias;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • avistar assistidos/usuários;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • monitorar comportamento;
    • agendar visitas;
    • alterar estratégias;
    • definir estratégias;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • buscar identificação e empatia;
    • preencher documentos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • exercitar atividade de escuta;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • construir hábitos;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • trocar experiências;
    • analisar práticas;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • inspirar confiança;
    • planejar eventos;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • apontar alternativas;
    • participar da elaboração das normas;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • notificar pessoas e entidades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar rondas;
    • resgatar autoestima;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • criar vínculos;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar coragem;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • recepcionar educando/ interno;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • analisar casos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar denúncias;
    • demonstrar persistência;
    • pesquisar histórico familiar;
    • participar da elaboração de questionários;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • permanecer em estado de alerta;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • identificar público-alvo;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • demonstrar criatividade;
    • assumir riscos;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • contornar situações adversas;
    • identificar internos em situação de risco;
    • administrar conflitos;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • respeitar diferenças;
    • revistar as celas;

    Setores que mais contratam Orientador sócio educativo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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