Salário para o cargo de Educador social de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social de rua

Um Educador social de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.385,70 e R$ 3.206,71, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.385,70 16.628,44 346,43 7,00
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.445,57 29.346,86 611,39 12,35
Teto Salarial 3.206,71 38.480,48 801,68 16,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • comunicar-se;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • identificar necessidades/demandas;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • planejar trabalho;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;

  • Atividades

    • definir objetivos;
    • monitorar comportamento;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • participar da elaboração das normas;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • analisar casos;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • servir de exemplo;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da elaboração de questionários;
    • planejar eventos;
    • trocar experiências;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • avaliar ações;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • agendar visitas;
    • levantar dados estatísticos;
    • mapear público-alvo;
    • analisar resultados;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • requisitar serviços;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • acolher educando;
    • realizar atividades artísticas;
    • fazer devolutiva;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avistar assistidos/usuários;
    • identificar público-alvo;
    • passar o plantão;
    • administrar conflitos;
    • definir estratégias;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • conscientizar sobre riscos;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • demonstrar coragem;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • registrar ocorrências;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • realizar atividades utilizando cão;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar persistência;
    • buscar identificação e empatia;
    • identificar internos em situação de risco;
    • demonstrar pró atividade;
    • exercitar atividade de escuta;
    • despertar esperança;
    • receber denúncias;
    • analisar práticas;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • apontar alternativas;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • definir metas;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • pesquisar histórico familiar;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • realizar rondas;
    • recepcionar educando/ interno;
    • demonstrar flexibilidade;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • criar vínculos;
    • revistar o interno e visitantes;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • respeitar diferenças;
    • notificar pessoas e entidades;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • construir hábitos;
    • encaminhar documentação oficial;
    • demonstrar autocontrole;
    • definir metodologia de trabalho;
    • desenvolver oficinas;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • revistar as celas;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • receber demanda espontânea;
    • tomar decisões;
    • verificar denúncias;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • preencher documentos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • agir sob pressão;
    • permanecer em estado de alerta;
    • resgatar autoestima;
    • assumir riscos;
    • estabelecer cronograma;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • demonstrar criatividade;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • denunciar situação de risco;
    • alterar estratégias;
    • inspirar confiança;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • definir rotina administrativa;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • realizar terapias em grupo;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • receber informações sobre violação de direitos;


    Setores que mais contratam Educador social de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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