Salário para o cargo de Educador social de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social de rua

Um Educador social de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar necessidades/demandas;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • planejar trabalho;

  • Atividades

    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • revistar as celas;
    • conscientizar sobre riscos;
    • desenvolver oficinas;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar criatividade;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • trabalhar em equipe;
    • definir metodologia de trabalho;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • levantar dados estatísticos;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • denunciar situação de risco;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • servir de exemplo;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • permanecer em estado de alerta;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • analisar práticas;
    • passar o plantão;
    • buscar identificação e empatia;
    • demonstrar persistência;
    • revistar o interno e visitantes;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • receber demanda espontânea;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • criar vínculos;
    • definir estratégias;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • verificar denúncias;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • encaminhar documentação oficial;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • demonstrar pró atividade;
    • monitorar comportamento;
    • demonstrar entusiasmo;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • agir sob pressão;
    • assumir riscos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • participar da elaboração de questionários;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • realizar rondas;
    • tomar decisões;
    • resgatar autoestima;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • exercitar atividade de escuta;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • inspirar confiança;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • definir metas;
    • demonstrar coragem;
    • definir objetivos;
    • trocar experiências;
    • realizar atividades artísticas;
    • estabelecer cronograma;
    • alterar estratégias;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • apontar alternativas;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • receber denúncias;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • contornar situações adversas;
    • analisar resultados;
    • acolher educando;
    • participar da elaboração das normas;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • avistar assistidos/usuários;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • realizar terapias em grupo;
    • planejar eventos;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • construir hábitos;
    • definir rotina administrativa;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • preencher documentos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • despertar esperança;
    • analisar casos;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • agendar visitas;
    • requisitar serviços;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • registrar ocorrências;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • fazer devolutiva;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • administrar conflitos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • identificar internos em situação de risco;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • respeitar diferenças;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • identificar público-alvo;
    • avaliar ações;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • demonstrar autocontrole;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • mapear público-alvo;


    Setores que mais contratam Educador social de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista