Salário para o cargo de Educador social de rua
CBO 5153-05 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Educador social de rua

Um Educador social de rua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,86 e R$ 3.484,42, com a média salarial de R$ 1.793,87 e o salário mediana em R$ 1.667,56 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador social de rua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,87 21.526,39 448,47 9,06
1º Quartil 1.225,86 14.710,26 306,46 6,19
Salário Mediana 1.667,56 20.010,72 416,89 8,42
3º Quartil 2.657,36 31.888,37 664,34 13,42
Teto Salarial 3.484,42 41.812,99 871,10 17,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.561 - 3.021 1.889,80 1.560,98 1.726,80 2.494,17 3.021,02
Rio de Janeiro - RJ 1.502 - 5.302 2.320,04 1.501,52 1.705,01 4.377,30 5.301,92
Porto Alegre - RS 1.196 - 3.127 1.769,79 1.195,78 1.600,00 2.581,68 3.127,01
Brasília - DF 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Belo Horizonte - MG 1.179 - 3.211 1.668,83 1.179,15 1.400,00 2.650,98 3.210,94
Salvador - BA 1.134 - 2.530 1.449,10 1.134,27 1.250,00 2.088,38 2.529,50
Caxias do Sul - RS 1.495 - 3.117 2.248,92 1.495,40 2.464,00 2.573,40 3.116,98
Recife - PE 1.376 - 3.470 1.881,92 1.376,49 1.558,97 2.865,18 3.470,39
Vitoria - ES 1.526 - 2.086 1.639,14 1.525,56 1.653,85 1.722,59 2.086,45
Fortaleza - CE 1.142 - 2.200 1.360,93 1.141,87 1.217,83 1.815,95 2.199,53
Santo André - SP 1.263 - 3.324 1.915,73 1.262,83 1.707,75 2.744,38 3.324,07
Campinas - SP 1.558 - 4.220 2.189,00 1.558,23 1.887,03 3.484,19 4.220,16
Londrina - PR 1.407 - 2.535 1.704,40 1.406,61 1.701,00 2.092,94 2.535,03
Blumenau - SC 1.622 - 5.016 2.556,68 1.622,40 2.158,05 4.140,85 5.015,52
Contagem - MG 1.469 - 2.832 1.859,82 1.468,56 1.750,00 2.338,20 2.832,10
Juiz de Fora - MG 1.342 - 1.857 1.467,45 1.342,05 1.500,00 1.533,16 1.857,00
São José dos Campos - SP 1.325 - 3.601 1.809,23 1.325,45 1.476,88 2.973,31 3.601,36
Bauru - SP 1.320 - 2.234 1.464,14 1.319,55 1.349,80 1.844,71 2.234,36
São Jose - SC 1.385 - 1.970 1.492,42 1.385,02 1.446,73 1.626,23 1.969,74
Mogi das Cruzes - SP 1.507 - 2.102 1.633,63 1.507,32 1.629,87 1.735,52 2.102,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.358 - 3.177 1.860,05 1.357,87 1.717,59 2.622,56 3.176,53
Minas Gerais 1.119 - 2.815 1.562,54 1.119,00 1.400,00 2.323,97 2.814,87
Rio Grande do Sul 1.162 - 3.151 1.781,64 1.162,18 1.622,40 2.601,32 3.150,80
Santa Catarina 1.340 - 3.414 1.881,69 1.339,53 1.606,80 2.818,73 3.414,13
Rio de Janeiro 1.475 - 5.254 2.306,90 1.474,50 1.705,01 4.337,51 5.253,73
Paraná 1.284 - 2.646 1.647,48 1.284,26 1.567,20 2.184,46 2.645,89
Distrito Federal 1.344 - 3.115 1.800,75 1.343,98 1.590,00 2.571,70 3.114,92
Espírito Santo 1.276 - 2.424 1.625,55 1.275,91 1.653,85 2.001,65 2.424,46
Bahia 1.105 - 2.403 1.405,27 1.104,72 1.228,00 1.984,22 2.403,34
Ceará 1.143 - 2.461 1.460,95 1.143,17 1.277,00 2.031,98 2.461,20
Pernambuco 1.264 - 3.339 1.821,10 1.263,92 1.558,97 2.756,75 3.339,06
Pará 1.133 - 3.138 1.632,67 1.132,64 1.514,62 2.590,38 3.137,55
Roraima 1.686 - 2.826 2.050,56 1.685,62 2.100,00 2.333,33 2.826,20
Rio Grande do Norte 1.232 - 3.570 1.810,04 1.232,04 1.611,80 2.947,05 3.569,55
Mato Grosso do Sul 1.181 - 3.321 1.753,47 1.180,82 1.506,30 2.741,80 3.320,95
Piauí 1.051 - 2.042 1.343,62 1.050,64 1.371,50 1.685,82 2.041,91
Goiás 1.055 - 4.151 1.823,97 1.054,67 1.406,00 3.427,09 4.151,00
Paraíba 1.077 - 3.249 1.678,91 1.077,14 1.414,44 2.682,10 3.248,65
Amazonas 1.252 - 2.946 1.701,49 1.251,67 1.530,00 2.432,19 2.945,95
Maranhão 1.086 - 3.391 1.786,13 1.085,83 1.514,66 2.799,30 3.390,59
Mato Grosso 1.106 - 3.552 1.670,68 1.105,54 1.390,00 2.932,52 3.551,96
Sergipe 1.100 - 3.092 1.511,50 1.100,33 1.170,98 2.553,05 3.092,34
Rondônia 1.429 - 6.928 2.869,88 1.428,54 2.067,63 5.720,00 6.928,24
Acre 1.073 - 2.091 1.294,16 1.072,68 1.099,34 1.726,11 2.090,72
Alagoas 1.097 - 2.107 1.380,85 1.097,25 1.362,68 1.739,22 2.106,60
Tocantins 1.045 - 1.753 1.154,34 1.045,00 1.045,00 1.447,33 1.753,04


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador social de rua

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • comunicar-se;
  • planejar trabalho;
  • avaliar processo de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;

  • Atividades

    • requisitar serviços;
    • passar o plantão;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • realizar atividades artísticas;
    • definir metas;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • recepcionar educando/ interno;
    • participar da elaboração das normas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • encaminhar documentação oficial;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • contornar situações adversas;
    • resgatar autoestima;
    • demonstrar entusiasmo;
    • mapear público-alvo;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • demonstrar coragem;
    • revistar o interno e visitantes;
    • agendar visitas;
    • exercitar atividade de escuta;
    • estabelecer cronograma;
    • definir rotina administrativa;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • receber denúncias;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • acolher educando;
    • buscar identificação e empatia;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • receber demanda espontânea;
    • despertar esperança;
    • denunciar situação de risco;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • servir de exemplo;
    • avistar assistidos/usuários;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • trabalhar em equipe;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • alterar estratégias;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • planejar eventos;
    • tomar decisões;
    • preencher documentos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • avaliar ações;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • registrar ocorrências;
    • inspirar confiança;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • revistar as celas;
    • demonstrar persistência;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • definir estratégias;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • notificar pessoas e entidades;
    • verificar denúncias;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • analisar casos;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • levantar dados estatísticos;
    • conscientizar sobre riscos;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • trocar experiências;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • analisar práticas;
    • definir objetivos;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • fazer devolutiva;
    • realizar terapias em grupo;
    • apontar alternativas;
    • analisar resultados;
    • respeitar diferenças;
    • agir sob pressão;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • definir metodologia de trabalho;
    • construir hábitos;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • demonstrar autocontrole;
    • participar da elaboração de questionários;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • criar vínculos;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • desenvolver oficinas;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • permanecer em estado de alerta;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • realizar rondas;
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • assumir riscos;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • identificar internos em situação de risco;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar público-alvo;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • monitorar comportamento;

    Setores que mais contratam Educador social de rua no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Orfanatos
    • Albergues assistenciais
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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