Salário para o cargo de Supervisor de recepcionistas
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de recepcionistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,81 e R$ 4.128,67, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepcionistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.412,81 16.953,76 353,20 6,58
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.148,70 37.784,44 787,18 14,67
Teto Salarial 4.128,67 49.544,10 1.032,17 19,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepcionistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com criatividade;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor promoções de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • agir com desenvoltura;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • identificar prioridades;
    • tabular dados;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • controlar as emoções;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • criticar questionários preenchidos;
    • propor fechamento de contratos;
    • atuar com dinamismo;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • promover reuniões;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor admissões de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • agir com empatia;
    • elaborar programação de férias;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • controlar movimentação de questionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • conferir faturas;
    • definir recursos de trabalho;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • justificar diferenças de caixa;
    • promover rodízio de funções;
    • analisar relatórios;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • orçar custos;
    • manter-se atualizado;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • liderar equipe;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • confrontar dados coletados;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • definir perfil para cargos;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • orientar trabalho dos empregados;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepcionistas no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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