Salário para o cargo de Supervisor de recepcionistas
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de recepcionistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepcionistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepcionistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • identificar prioridades;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • atuar com dinamismo;
    • agir com empatia;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir perfil para cargos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • recolher numerário dos guichês;
    • elaborar programação de férias;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir recursos de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • confrontar dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • promover reuniões;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • analisar relatórios;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • agir com desenvoltura;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • tabular dados;
    • propor fechamento de contratos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor admissões de funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • estimar volume de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • promover rodízio de funções;
    • definir rotinas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • agir com flexibilidade;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • liderar equipe;
    • propor promoções de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • orçar custos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • agir com criatividade;
    • conferir faturas;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • controlar as emoções;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • controlar ligações telefônicas;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepcionistas no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Tradutor