Salário para o cargo de Supervisor de recepcionistas
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de recepcionistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de recepcionistas

Um Supervisor de recepcionistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepcionistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepcionistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • estimar volume de trabalho;
    • analisar relatórios;
    • demonstrar atitude proativa;
    • conferir faturas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • elaborar programação de férias;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • agir com criatividade;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • selecionar pessoal;
    • orçar custos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • agir com empatia;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • justificar diferenças de caixa;
    • identificar prioridades;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com desenvoltura;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com flexibilidade;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • tabular dados;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • atuar com dinamismo;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • promover reuniões;
    • manter-se atualizado;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • recolher numerário dos guichês;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • promover rodízio de funções;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • liderar equipe;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • criticar questionários preenchidos;
    • propor promoções de funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar movimentação de questionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • confrontar dados coletados;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • treinar novos funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • definir recursos de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepcionistas no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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