Salário para o cargo de Líder de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Líder de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Líder de recepção

Um Líder de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,81 e R$ 4.128,67, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.412,81 16.953,76 353,20 6,58
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.148,70 37.784,44 787,18 14,67
Teto Salarial 4.128,67 49.544,10 1.032,17 19,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Líder de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • criar relacionamento interpessoal;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • demonstrar atitude proativa;
    • atuar com dinamismo;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • definir recursos de trabalho;
    • liderar equipe;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • criticar questionários preenchidos;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • promover reuniões;
    • tabular dados;
    • agir com empatia;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • identificar prioridades;
    • conferir faturas;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com criatividade;
    • justificar diferenças de caixa;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • analisar relatórios;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com desenvoltura;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor promoções de funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • elaborar programação de férias;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • treinar novos funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • definir perfil para cargos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • propor fechamento de contratos;
    • orçar custos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir rotinas de trabalho;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • controlar as emoções;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • rever rotinas de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • promover rodízio de funções;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • manter-se atualizado;


    Setores que mais contratam Líder de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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