Salário para o cargo de Líder de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Líder de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Líder de recepção

Um Líder de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Líder de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • propor fechamento de contratos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • conferir faturas;
    • agir com flexibilidade;
    • liderar equipe;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • agir com criatividade;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir rotinas de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • demonstrar atitude proativa;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • selecionar pessoal;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • recolher numerário dos guichês;
    • identificar prioridades;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • controlar as emoções;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • orçar custos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • promover reuniões;
    • elaborar programação de férias;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • agir com empatia;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • agir com desenvoltura;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • analisar relatórios;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir recursos de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • treinar novos funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • orientar trabalho dos empregados;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • estimar volume de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • tabular dados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • definir perfil para cargos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • confrontar dados coletados;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • manter-se atualizado;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;


    Setores que mais contratam Líder de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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