Salário para o cargo de Líder de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Líder de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Líder de recepção

Um Líder de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Líder de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;

  • Atividades

    • controlar ligações telefônicas;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar prioridades;
    • rever rotinas de trabalho;
    • tabular dados;
    • controlar movimentação de questionários;
    • agir com flexibilidade;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • promover reuniões;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • liderar equipe;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • propor promoções de funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • confrontar dados coletados;
    • agir com criatividade;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • recolher numerário dos guichês;
    • analisar relatórios;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • conferir faturas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • selecionar pessoal;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • agir com empatia;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor fechamento de contratos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir recursos de trabalho;
    • orçar custos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;

    Setores que mais contratam Líder de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor