Salário para o cargo de Líder de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Líder de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Líder de recepção

Um Líder de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Líder de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • propor admissões de funcionários;
    • analisar relatórios;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir recursos de trabalho;
    • promover rodízio de funções;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir perfil para cargos;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • promover reuniões;
    • recolher numerário dos guichês;
    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com empatia;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir rotinas de trabalho;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar as emoções;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • confrontar dados coletados;
    • rever rotinas de trabalho;
    • justificar diferenças de caixa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor fechamento de contratos;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • agir com criatividade;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com desenvoltura;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • selecionar pessoal;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • orçar custos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • liderar equipe;
    • treinar novos funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • identificar prioridades;
    • manter-se atualizado;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • tabular dados;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • conferir faturas;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • elaborar programação de férias;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;


    Setores que mais contratam Líder de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista