Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de diretoria
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de diretoria

Um Secretário trilíngüe de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • organizar eventos e viagens;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • elaborar documentos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • administrar conflitos;
    • elaborar base de dados;
    • demonstrar dinamismo;
    • identificar o assunto;
    • reservar sala/local;
    • cobrar respostas;
    • definir horários;
    • administrar estresse;
    • elaborar prestação de contas;
    • tomar ditados;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • contornar situações adversas;
    • cobrar ações;
    • registrar correspondência;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • controlar prazos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • secretariar reuniões;
    • conferir material;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • recepcionar pessoas;
    • requisitar material;
    • cotar preços;
    • pesquisar local;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • dar suporte em reuniões;
    • programar as atividades da equipe;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • avaliar a equipe;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • transcrever textos;
    • demonstrar senso de organização;
    • orientar pessoas;
    • demonstrar paciência;
    • redigir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • cobrar relatórios;
    • formular pedidos de compra;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar documentação escolar;
    • reproduzir documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • fazer checklist;
    • atualizar arquivos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • encaminhar documentos;
    • elaborar relatórios;
    • ler documentos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • pesquisar informações e dados;
    • dar suporte durante o evento;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar pendências;
    • escolher cardápio;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • classificar documentos;
    • controlar cronogramas;
    • cadastrar documentos;
    • divulgar informações;
    • elaborar convites e convocações;
    • encaminhar certificados;
    • anotar recados;
    • protocolar correspondência;
    • colher assinatura;
    • controlar malote;
    • traduzir documentos;
    • confirmar presença;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • arquivar correspondência;
    • demonstrar discrição;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • fornecer informações;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • encaminhar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • dar suporte a expatriados;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • contratar serviços de terceiros;
    • preparar sala/local;
    • cancelar compromissos;
    • administrar arquivos;
    • demonstrar iniciativa;
    • ordenar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • revisar traduções;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • marcar compromissos;
    • triar correspondência;
    • transmitir fax;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • capacitar equipe;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • levantar necessidades de material;
    • transmitir recados;
    • fazer ligações telefônicas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • confeccionar clippings;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • atender ligações telefônicas;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar pessoal;
    • trabalhar em equipe;
    • direcionar informações;
    • enviar correspondência;
    • elaborar lista de presença;
    • preparar apresentações;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • acompanhar processos;
    • elaborar atas;
    • digitar documentos;
    • receber correspondência;
    • enviar convite ou convocação;
    • identificar a natureza do documento;
    • datilografar documentos;
    • anotar informações;
    • formatar documentos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • prestar serviço de intérprete;

    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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