Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de diretoria
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de diretoria

Um Secretário trilíngüe de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);

  • Atividades

    • demonstrar sensibilidade;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • secretariar reuniões;
    • contornar situações adversas;
    • anotar recados;
    • elaborar convites e convocações;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar proatividade;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • digitar documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar paciência;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • triar correspondência;
    • elaborar atas;
    • enviar convite ou convocação;
    • marcar compromissos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • definir horários;
    • dar suporte durante o evento;
    • administrar conflitos;
    • administrar estresse;
    • datilografar documentos;
    • reservar sala/local;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • confeccionar clippings;
    • traduzir documentos;
    • cotar preços;
    • administrar arquivos;
    • cobrar respostas;
    • elaborar documentação escolar;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • elaborar base de dados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • preparar sala/local;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • cobrar ações;
    • transmitir fax;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • reproduzir documentos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • orientar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • prestar serviço de intérprete;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • tomar ditados;
    • pesquisar local;
    • administrar pendências;
    • transcrever textos;
    • transmitir recados;
    • levantar necessidades de material;
    • registrar correspondência;
    • anotar informações;
    • requisitar material;
    • elaborar relatórios;
    • ordenar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar prestação de contas;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • fazer ligações telefônicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • preparar apresentações;
    • pesquisar informações e dados;
    • contratar serviços de terceiros;
    • controlar malote;
    • cancelar compromissos;
    • formular pedidos de compra;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • avaliar a equipe;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • atender ligações telefônicas;
    • recepcionar pessoas;
    • programar as atividades da equipe;
    • controlar cronogramas;
    • direcionar informações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • formatar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • confirmar presença;
    • atender pedidos e solicitações;
    • capacitar equipe;
    • enviar correspondência;
    • encaminhar pessoas;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • fornecer informações;
    • revisar traduções;
    • protocolar correspondência;
    • demonstrar dinamismo;
    • redigir documentos;
    • receber correspondência;
    • fazer checklist;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • controlar prazos;
    • arquivar correspondência;
    • acompanhar processos;
    • assinar documentação escolar;
    • colher assinatura;
    • elaborar lista de presença;
    • ciceronear visitas;
    • divulgar informações;
    • demonstrar senso de organização;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar pessoal;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cobrar relatórios;
    • encaminhar certificados;
    • conferir material;
    • ler documentos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • escolher cardápio;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • classificar documentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • dar suporte em reuniões;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • dar suporte a expatriados;
    • identificar o assunto;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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