Salário para o cargo de Supervisor de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.549,71 e R$ 5.742,27, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.549,71 18.596,57 387,43 7,23
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 4.379,30 52.551,61 1.094,83 20,44
Teto Salarial 5.742,27 68.907,24 1.435,57 26,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • identificar prioridades;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • manter-se atualizado;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • agir com empatia;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • analisar relatórios;
    • confrontar dados coletados;
    • demonstrar atitude proativa;
    • orçar custos;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor promoções de funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • definir perfil para cargos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • justificar diferenças de caixa;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • selecionar pessoal;
    • agir com flexibilidade;
    • treinar novos funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor admissões de funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • estimar volume de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • recolher numerário dos guichês;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar as emoções;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • definir recursos de trabalho;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • elaborar programação de férias;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • agir com criatividade;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • controlar ligações telefônicas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • tabular dados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • rever rotinas de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • promover reuniões;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • conferir faturas;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • liderar equipe;
    • atuar com dinamismo;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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