Salário para o cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.178,26 e R$ 3.414,20, com a média salarial de R$ 1.704,65 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,65 20.455,86 426,16 7,85
1º Quartil 1.178,26 14.139,16 294,57 5,43
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,91
3º Quartil 2.603,82 31.245,79 650,95 11,99
Teto Salarial 3.414,20 40.970,41 853,55 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.353 - 5.262 2.330,91 1.353,23 1.769,64 4.344,22 5.261,85
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.861 1.933,92 1.276,59 1.615,38 3.187,60 3.860,92
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.694 1.499,57 1.139,01 1.323,88 2.223,93 2.693,69
Curitiba - PR 1.315 - 3.208 1.774,71 1.315,01 1.534,73 2.648,32 3.207,72
Brasília - DF 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Goiânia - GO 1.109 - 2.617 1.557,81 1.109,09 1.563,91 2.160,22 2.616,52
Fortaleza - CE 1.134 - 2.130 1.341,71 1.133,72 1.233,46 1.758,39 2.129,81
Porto Alegre - RS 1.274 - 2.345 1.518,83 1.274,06 1.441,54 1.936,09 2.345,05
São Gonçalo - RJ 1.264 - 1.914 1.438,40 1.264,09 1.490,00 1.580,29 1.914,09
Campo Grande - MS 1.098 - 2.428 1.436,50 1.098,17 1.320,00 2.004,40 2.427,79
Duque de Caxias - RJ 1.120 - 2.149 1.427,60 1.119,51 1.368,74 1.774,40 2.149,20
Campinas - SP 1.572 - 3.072 1.973,85 1.571,82 1.873,00 2.536,52 3.072,30
Salvador - BA 1.077 - 2.786 1.517,22 1.076,77 1.364,00 2.300,46 2.786,38
Manaus - AM 1.142 - 2.570 1.504,03 1.142,06 1.374,42 2.121,95 2.570,16
Maringá - PR 1.289 - 2.568 1.655,78 1.288,61 1.642,00 2.120,30 2.568,17
Recife - PE 1.121 - 2.614 1.464,98 1.120,72 1.238,25 2.157,75 2.613,53
Guarulhos - SP 1.363 - 3.237 1.864,21 1.363,26 1.600,44 2.672,45 3.236,95
São José do Rio Preto - SP 1.567 - 2.773 1.880,05 1.566,78 1.801,00 2.289,72 2.773,38
Cascavel - PR 1.397 - 2.935 1.846,43 1.397,34 1.887,00 2.423,18 2.935,03
Londrina - PR 1.372 - 2.458 1.677,95 1.372,43 1.587,50 2.029,08 2.457,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 4.209 2.124,23 1.405,16 1.800,00 3.474,92 4.208,93
Rio de Janeiro 1.233 - 3.162 1.691,98 1.233,28 1.442,25 2.610,51 3.161,93
Paraná 1.317 - 2.661 1.669,43 1.316,56 1.562,00 2.196,55 2.660,52
Minas Gerais 1.115 - 2.609 1.479,16 1.115,37 1.314,06 2.153,75 2.608,69
Rio Grande do Sul 1.281 - 2.288 1.515,94 1.280,61 1.445,73 1.889,19 2.288,24
Santa Catarina 1.379 - 2.825 1.823,19 1.378,56 1.813,76 2.332,68 2.825,41
Goiás 1.094 - 2.372 1.436,92 1.094,43 1.300,00 1.958,07 2.371,67
Bahia 1.075 - 2.187 1.358,97 1.075,45 1.300,00 1.805,33 2.186,67
Mato Grosso 1.124 - 2.559 1.511,03 1.124,45 1.400,00 2.112,35 2.558,54
Ceará 1.092 - 2.095 1.317,65 1.092,15 1.219,26 1.729,99 2.095,42
Distrito Federal 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Pernambuco 1.128 - 3.610 1.678,90 1.128,32 1.304,85 2.980,31 3.609,84
Mato Grosso do Sul 1.111 - 2.297 1.404,06 1.110,53 1.300,00 1.896,03 2.296,53
Espírito Santo 1.272 - 2.667 1.631,12 1.271,63 1.500,00 2.201,82 2.666,91
Pará 1.143 - 2.399 1.469,58 1.143,03 1.377,03 1.980,50 2.398,84
Amazonas 1.130 - 2.469 1.478,86 1.130,47 1.374,42 2.038,64 2.469,26
Rondônia 1.167 - 2.739 1.585,58 1.167,01 1.476,00 2.261,25 2.738,89
Rio Grande do Norte 1.057 - 2.537 1.379,40 1.056,56 1.233,04 2.094,52 2.536,94
Alagoas 1.085 - 2.803 1.530,86 1.085,00 1.399,66 2.313,88 2.802,64
Acre 1.045 - 2.214 1.298,76 1.045,00 1.128,60 1.827,51 2.213,53
Tocantins 1.084 - 2.063 1.294,94 1.083,83 1.221,84 1.703,50 2.063,33
Roraima 1.059 - 1.691 1.206,75 1.058,77 1.239,65 1.395,83 1.690,67
Maranhão 1.087 - 2.175 1.352,88 1.086,84 1.210,00 1.795,98 2.175,34
Paraíba 1.108 - 2.019 1.351,31 1.107,60 1.347,40 1.666,76 2.018,83
Piauí 1.097 - 3.173 1.774,83 1.097,25 1.644,00 2.619,39 3.172,68
Amapá 1.045 - 2.213 1.272,47 1.045,00 1.133,00 1.826,72 2.212,58
Sergipe 1.137 - 1.696 1.206,10 1.136,50 1.188,08 1.400,00 1.695,72


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • administrar banco de dados e listagens;
    • criticar questionários preenchidos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • manter-se atualizado;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • controlar movimentação de questionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • atuar com dinamismo;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • conferir faturas;
    • promover rodízio de funções;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • propor promoções de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • selecionar pessoal;
    • confrontar dados coletados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • orçar custos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • analisar relatórios;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • tabular dados;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • definir perfil para cargos;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • agir com desenvoltura;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • liderar equipe;
    • justificar diferenças de caixa;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • controlar ligações telefônicas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • promover reuniões;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • recolher numerário dos guichês;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • treinar novos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • agir com empatia;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • elaborar programação de férias;


    Setores que mais contratam Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Casas lotéricas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista