Salário para o cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Um Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.288,76 e R$ 3.133,93, com a média salarial de R$ 1.704,65 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,65 20.455,86 426,16 7,85
1º Quartil 1.288,76 15.465,10 322,19 5,94
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,91
3º Quartil 2.390,07 28.680,81 597,52 11,01
Teto Salarial 3.133,93 37.607,14 783,48 14,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.353 - 5.262 2.330,91 1.353,23 1.769,64 4.344,22 5.261,85
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.861 1.933,92 1.276,59 1.615,38 3.187,60 3.860,92
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.694 1.499,57 1.139,01 1.323,88 2.223,93 2.693,69
Curitiba - PR 1.315 - 3.208 1.774,71 1.315,01 1.534,73 2.648,32 3.207,72
Brasília - DF 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Goiânia - GO 1.109 - 2.617 1.557,81 1.109,09 1.563,91 2.160,22 2.616,52
Fortaleza - CE 1.134 - 2.130 1.341,71 1.133,72 1.233,46 1.758,39 2.129,81
Porto Alegre - RS 1.274 - 2.345 1.518,83 1.274,06 1.441,54 1.936,09 2.345,05
São Gonçalo - RJ 1.264 - 1.914 1.438,40 1.264,09 1.490,00 1.580,29 1.914,09
Campo Grande - MS 1.098 - 2.428 1.436,50 1.098,17 1.320,00 2.004,40 2.427,79
Duque de Caxias - RJ 1.120 - 2.149 1.427,60 1.119,51 1.368,74 1.774,40 2.149,20
Campinas - SP 1.572 - 3.072 1.973,85 1.571,82 1.873,00 2.536,52 3.072,30
Manaus - AM 1.142 - 2.570 1.504,03 1.142,06 1.374,42 2.121,95 2.570,16
Salvador - BA 1.077 - 2.786 1.517,22 1.076,77 1.364,00 2.300,46 2.786,38
Maringá - PR 1.289 - 2.568 1.655,78 1.288,61 1.642,00 2.120,30 2.568,17
Recife - PE 1.121 - 2.614 1.464,98 1.120,72 1.238,25 2.157,75 2.613,53
Guarulhos - SP 1.363 - 3.237 1.864,21 1.363,26 1.600,44 2.672,45 3.236,95
São José do Rio Preto - SP 1.567 - 2.773 1.880,05 1.566,78 1.801,00 2.289,72 2.773,38
Cascavel - PR 1.397 - 2.935 1.846,43 1.397,34 1.887,00 2.423,18 2.935,03
Serra - ES 1.417 - 2.260 1.641,27 1.417,43 1.634,66 1.865,62 2.259,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 4.209 2.124,23 1.405,16 1.800,00 3.474,92 4.208,93
Rio de Janeiro 1.233 - 3.162 1.691,98 1.233,28 1.442,25 2.610,51 3.161,93
Paraná 1.317 - 2.661 1.669,43 1.316,56 1.562,00 2.196,55 2.660,52
Minas Gerais 1.115 - 2.609 1.479,16 1.115,37 1.314,06 2.153,75 2.608,69
Rio Grande do Sul 1.281 - 2.288 1.515,94 1.280,61 1.445,73 1.889,19 2.288,24
Santa Catarina 1.379 - 2.825 1.823,19 1.378,56 1.813,76 2.332,68 2.825,41
Goiás 1.094 - 2.372 1.436,92 1.094,43 1.300,00 1.958,07 2.371,67
Bahia 1.075 - 2.187 1.358,97 1.075,45 1.300,00 1.805,33 2.186,67
Mato Grosso 1.124 - 2.559 1.511,03 1.124,45 1.400,00 2.112,35 2.558,54
Ceará 1.092 - 2.095 1.317,65 1.092,15 1.219,26 1.729,99 2.095,42
Distrito Federal 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Pernambuco 1.128 - 3.610 1.678,90 1.128,32 1.304,85 2.980,31 3.609,84
Mato Grosso do Sul 1.111 - 2.297 1.404,06 1.110,53 1.300,00 1.896,03 2.296,53
Espírito Santo 1.272 - 2.667 1.631,12 1.271,63 1.500,00 2.201,82 2.666,91
Pará 1.143 - 2.399 1.469,58 1.143,03 1.377,03 1.980,50 2.398,84
Amazonas 1.130 - 2.469 1.478,86 1.130,47 1.374,42 2.038,64 2.469,26
Rondônia 1.167 - 2.739 1.585,58 1.167,01 1.476,00 2.261,25 2.738,89
Rio Grande do Norte 1.057 - 2.537 1.379,40 1.056,56 1.233,04 2.094,52 2.536,94
Alagoas 1.085 - 2.803 1.530,86 1.085,00 1.399,66 2.313,88 2.802,64
Acre 1.045 - 2.214 1.298,76 1.045,00 1.128,60 1.827,51 2.213,53
Tocantins 1.084 - 2.063 1.294,94 1.083,83 1.221,84 1.703,50 2.063,33
Maranhão 1.087 - 2.175 1.352,88 1.086,84 1.210,00 1.795,98 2.175,34
Roraima 1.059 - 1.691 1.206,75 1.058,77 1.239,65 1.395,83 1.690,67
Paraíba 1.108 - 2.019 1.351,31 1.107,60 1.347,40 1.666,76 2.018,83
Piauí 1.097 - 3.173 1.774,83 1.097,25 1.644,00 2.619,39 3.172,68
Amapá 1.045 - 2.213 1.272,47 1.045,00 1.133,00 1.826,72 2.212,58
Sergipe 1.137 - 1.696 1.206,10 1.136,50 1.188,08 1.400,00 1.695,72


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • identificar prioridades;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • promover reuniões;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com flexibilidade;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor promoções de funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • demonstrar atitude proativa;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • promover rodízio de funções;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • agir com empatia;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • definir recursos de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor fechamento de contratos;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • rever rotinas de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • selecionar pessoal;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • treinar novos funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • criticar questionários preenchidos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • elaborar programação de férias;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • justificar diferenças de caixa;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • conferir faturas;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • liderar equipe;
    • orçar custos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • analisar relatórios;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • definir perfil para cargos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • confrontar dados coletados;
    • agir com desenvoltura;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • recolher numerário dos guichês;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com criatividade;
    • atuar com dinamismo;
    • propor admissões de funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • controlar movimentação de questionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • tabular dados;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • controlar as emoções;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;


    Setores que mais contratam Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Casas lotéricas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro