Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • visitar área industrial da empresa;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • receber pagamento do produto;
    • discriminar tipos de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • definir participação no mercado;
    • trabalhar sob pressão;
    • agendar horário;
    • classificar clientes por potencial;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • organizar material de trabalho;
    • comunicar as transações realizadas;
    • calcular custo do produto;
    • participar de reuniões;
    • entregar produtos vendidos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • visitar cliente pós-venda;
    • consultar publicações técnicas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar senso ético;
    • classificar clientes por faturamento;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • relatar visitas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • divulgar eventos científicos;
    • explicar objetivos da visita;
    • trabalhar em equipe;
    • atender solicitação de clientes;
    • definir autonomia para negociação;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • requisitar troca de produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • obter informações de pré-venda;
    • preencher contrato;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar criatividade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • alterar contratos de clientes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • gerenciar verbas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discutir estratégias com o superior;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • requisitar assistência técnica;
    • discriminar tipos de serviços;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • contatar clientes;
    • entrevistar novos candidatos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • identificar necessidades do cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • requisitar material de divulgação;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • gerar demanda de produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • tomar decisões;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • requisitar material de consumo;
    • renovar contratos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • analisar potencial de clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • prever vendas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • fazer itinerário de visitas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • participar de treinamento de técnica de venda;

    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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