Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • verificar opiniões do cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • fazer itinerário de visitas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • analisar potencial de clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • classificar clientes por potencial;
    • obter informações de pré-venda;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • atender solicitação de clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • renovar contratos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • entrevistar novos candidatos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • divulgar eventos científicos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • participar de reuniões;
    • comunicar as transações realizadas;
    • integrar novos funcionários;
    • relatar visitas;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • organizar eventos científicos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar confiança;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • fornecer amostras;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar senso de organização;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • definir participação no mercado;
    • gerenciar verbas;
    • alterar contratos de clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • gerar demanda de produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • implementar estratégias de marketing;
    • visitar cliente pós-venda;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • agendar horário;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • receber pagamento do produto;
    • contatar clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • tirar pedidos de produtos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar resiliência;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • controlar vendas efetuadas;
    • definir autonomia para negociação;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • requisitar material de divulgação;
    • calcular custo do produto;
    • discriminar tipos de serviços;
    • treinar novos funcionários;
    • tomar decisões;
    • prever vendas;
    • demonstrar senso ético;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • apresentar tabelas de preços;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • preencher contrato;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • requisitar troca de produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • contornar situações adversas;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • entregar produtos vendidos;
    • definir estratégia de marketing;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de feiras relacionadas a área;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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