Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • fazer itinerário de visitas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • discutir estratégias com o superior;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar criatividade;
    • prever vendas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • explicar objetivos da visita;
    • definir participação no mercado;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar confiança;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • gerar demanda de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • enviar brindes ao cliente;
    • tomar decisões;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar opiniões do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • consultar publicações técnicas;
    • organizar material de trabalho;
    • relatar visitas;
    • trabalhar sob pressão;
    • contatar clientes;
    • classificar clientes por potencial;
    • fornecer amostras;
    • requisitar material de divulgação;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • comunicar as transações realizadas;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • implantar contratos de serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • preencher contrato;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • integrar novos funcionários;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • renovar contratos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • atender solicitação de clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • identificar necessidades do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • alterar contratos de clientes;
    • calcular custo do produto;
    • definir estratégia de marketing;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar resiliência;
    • explicar formas de pagamento;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • visitar área industrial da empresa;
    • requisitar material de consumo;
    • definir autonomia para negociação;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • divulgar eventos científicos;
    • emitir recibo de venda;
    • receber pagamento do produto;
    • classificar clientes por faturamento;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • participar de reuniões;
    • organizar eventos científicos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • gerenciar verbas;
    • visitar cliente pós-venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • contornar situações adversas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • obter informações de pré-venda;
    • agendar horário;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • treinar novos funcionários;
    • discriminar tipos de serviços;

    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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