Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • encaminhar cliente para cadastro;
    • enviar brindes ao cliente;
    • verificar opiniões do cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • tirar pedidos de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • agendar horário;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de reuniões;
    • atender solicitação de clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar senso ético;
    • gerenciar verbas;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • requisitar troca de produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • prever vendas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • definir participação no mercado;
    • integrar novos funcionários;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • divulgar eventos científicos;
    • relatar visitas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • receber pagamento do produto;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • requisitar assistência técnica;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • tomar decisões;
    • requisitar material de divulgação;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • renovar contratos;
    • definir estratégia de marketing;
    • comunicar as transações realizadas;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • obter informações de pré-venda;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • classificar clientes por potencial;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • calcular custo do produto;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • fornecer amostras;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • visitar área industrial da empresa;
    • preencher contrato;
    • alterar contratos de clientes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • apresentar tabelas de preços;
    • fazer itinerário de visitas;
    • explicar objetivos da visita;
    • contornar situações adversas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • requisitar material de consumo;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • implantar contratos de serviços;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar resiliência;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • emitir recibo de venda;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • contatar clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • consultar publicações técnicas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • treinar novos funcionários;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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