Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • visitar cliente pós-venda;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • relatar visitas;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • alterar contratos de clientes;
    • renovar contratos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • entrevistar novos candidatos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • tomar decisões;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • contatar clientes;
    • divulgar eventos científicos;
    • entregar produtos vendidos;
    • definir estratégia de marketing;
    • organizar eventos científicos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • prever vendas;
    • enviar brindes ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • contornar situações adversas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar flexibilidade;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • agendar horário;
    • gerar demanda de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • preencher contrato;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • explicar formas de pagamento;
    • classificar clientes por potencial;
    • obter informações de pré-venda;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar confiança;
    • definir participação no mercado;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • fornecer amostras;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar troca de produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • identificar necessidades do cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar potencial de clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • implantar contratos de serviços;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar criatividade;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • treinar novos funcionários;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • definir autonomia para negociação;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar resiliência;
    • requisitar material de divulgação;
    • discriminar tipos de serviços;
    • receber pagamento do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • planejar sequência de trabalho;
    • consultar publicações técnicas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • atender solicitação de clientes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • trabalhar em equipe;
    • discriminar tipos de produtos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • demonstrar senso ético;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Diretor de leasing
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    Diretor de leasing