Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,29 e R$ 3.355,56, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.231,29 14.775,46 307,82 5,99
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.559,09 30.709,09 639,77 12,46
Teto Salarial 3.355,56 40.266,68 838,89 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • divulgar eventos científicos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • implantar contratos de serviços;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • discutir estratégias com o superior;
    • discriminar tipos de serviços;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de reuniões;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • definir autonomia para negociação;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • requisitar assistência técnica;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • contatar clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • prever vendas;
    • relatar visitas;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • fornecer amostras;
    • tirar pedidos de produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • definir participação no mercado;
    • requisitar material de divulgação;
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • entrevistar novos candidatos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • calcular custo do produto;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • classificar clientes por potencial;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • demonstrar confiança;
    • verificar opiniões do cliente;
    • contornar situações adversas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar resiliência;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • planejar sequência de trabalho;
    • preencher contrato;
    • requisitar material de consumo;
    • explicar objetivos da visita;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • organizar material de trabalho;
    • organizar eventos científicos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • implementar estratégias de marketing;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • tomar decisões;
    • discriminar tipos de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • renovar contratos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • trabalhar em equipe;
    • receber pagamento do produto;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • atender solicitação de clientes;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • trabalhar sob pressão;
    • enviar brindes ao cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • fazer itinerário de visitas;
    • comunicar as transações realizadas;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • visitar cliente pós-venda;
    • classificar clientes por faturamento;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • agendar horário;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • entregar produtos vendidos;
    • requisitar troca de produtos;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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