Salário para o cargo de Promotor de vendas especializado
CBO 3541-30 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Promotor de vendas especializado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Promotor de vendas especializado

Um Promotor de vendas especializado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,62 e R$ 3.818,46, com a média salarial de R$ 1.718,48 e o salário mediana em R$ 1.467,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Promotor de vendas especializado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.718,48 20.621,72 429,62 8,36
1º Quartil 1.142,62 13.711,44 285,66 5,56
Salário Mediana 1.467,00 17.604,00 366,75 7,14
3º Quartil 2.912,12 34.945,45 728,03 14,17
Teto Salarial 3.818,46 45.821,52 954,62 18,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Guarulhos - SP 1.484 - 1.931 1.519,58 1.484,13 1.500,00 1.594,20 1.930,94
São Paulo - SP 1.185 - 4.427 1.873,60 1.184,56 1.316,39 3.655,35 4.427,46
Barueri - SP 1.254 - 3.049 1.783,45 1.254,29 1.700,00 2.517,00 3.048,67
Rio de Janeiro - RJ 1.178 - 4.527 1.891,30 1.177,80 1.289,29 3.737,40 4.526,85
Belo Horizonte - MG 1.108 - 3.763 1.748,75 1.108,33 1.400,00 3.107,05 3.763,35
Fortaleza - CE 1.081 - 3.225 1.527,97 1.081,26 1.166,00 2.662,44 3.224,83
Salvador - BA 1.060 - 2.112 1.264,08 1.060,35 1.129,32 1.743,36 2.111,61
Cuiabá - MT 1.097 - 1.930 1.227,59 1.097,45 1.110,00 1.593,45 1.930,03
Porto Alegre - RS 1.147 - 3.576 1.661,71 1.146,72 1.295,00 2.952,28 3.575,89
Campinas - SP 1.206 - 5.674 2.203,73 1.206,32 1.449,00 4.684,23 5.673,68
Recife - PE 1.057 - 3.181 1.522,52 1.057,16 1.180,00 2.626,31 3.181,06
Curitiba - PR 1.221 - 5.096 2.050,87 1.220,62 1.380,00 4.207,69 5.096,49
Santo André - SP 1.202 - 2.366 1.537,47 1.201,63 1.523,05 1.953,69 2.366,37
Campo Grande - MS 1.159 - 2.155 1.347,11 1.159,13 1.230,00 1.779,48 2.155,36
São Bernardo do Campo - SP 1.201 - 2.371 1.467,87 1.200,55 1.349,92 1.957,72 2.371,25
Araçatuba - SP 1.209 - 1.911 1.459,51 1.208,53 1.536,58 1.577,39 1.910,58
Teresina - PI 1.070 - 4.907 1.842,66 1.069,69 1.136,00 4.051,09 4.906,80
Brasília - DF 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Florianópolis - SC 1.217 - 3.266 1.619,21 1.216,88 1.298,00 2.696,62 3.266,23
Goiânia - GO 1.086 - 3.724 1.634,55 1.085,77 1.166,00 3.074,56 3.724,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.230 - 3.409 1.748,64 1.230,46 1.500,00 2.814,60 3.409,13
Rio de Janeiro 1.169 - 3.543 1.670,52 1.169,19 1.283,73 2.925,35 3.543,28
Minas Gerais 1.088 - 4.051 1.770,97 1.087,83 1.245,34 3.344,21 4.050,61
Rio Grande do Sul 1.157 - 3.741 1.716,84 1.157,50 1.300,89 3.088,20 3.740,52
Ceará 1.072 - 2.681 1.401,06 1.072,04 1.166,00 2.213,76 2.681,38
Bahia 1.053 - 2.260 1.289,51 1.052,55 1.120,00 1.865,74 2.259,84
Paraná 1.237 - 8.311 2.724,06 1.236,77 1.380,00 6.861,70 8.311,09
Santa Catarina 1.232 - 4.697 1.983,82 1.232,49 1.374,00 3.877,91 4.697,04
Mato Grosso 1.093 - 2.042 1.249,39 1.093,42 1.110,00 1.685,77 2.041,85
Pernambuco 1.053 - 3.033 1.476,76 1.052,60 1.157,50 2.504,10 3.033,04
Goiás 1.064 - 3.168 1.485,99 1.064,01 1.110,30 2.615,80 3.168,33
Mato Grosso do Sul 1.157 - 2.341 1.388,17 1.156,55 1.230,00 1.932,77 2.341,02
Pará 1.045 - 2.491 1.397,87 1.045,07 1.247,00 2.056,74 2.491,18
Paraíba 1.083 - 1.931 1.243,96 1.082,89 1.155,00 1.594,49 1.931,29
Espírito Santo 1.113 - 2.708 1.452,96 1.112,75 1.188,32 2.235,70 2.707,95
Piauí 1.067 - 7.063 2.279,88 1.067,11 1.127,58 5.831,00 7.062,68
Distrito Federal 1.113 - 4.961 1.927,79 1.113,08 1.210,00 4.095,70 4.960,83
Maranhão 1.084 - 1.861 1.242,62 1.083,52 1.194,65 1.536,19 1.860,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 5.277 1.886,12 1.045,00 1.066,16 4.357,11 5.277,47
Amazonas 1.051 - 2.528 1.359,16 1.051,22 1.133,00 2.087,48 2.528,42
Alagoas 1.045 - 2.153 1.271,11 1.045,00 1.100,00 1.777,19 2.152,58
Rondônia 1.051 - 2.715 1.395,08 1.050,53 1.128,00 2.241,26 2.714,68
Sergipe 1.064 - 3.003 1.480,19 1.064,40 1.137,00 2.479,42 3.003,15
Acre 1.040 - 1.807 1.180,57 1.040,05 1.128,60 1.491,90 1.807,04
Tocantins 1.046 - 3.091 1.454,54 1.046,31 1.130,32 2.551,83 3.090,85
Amapá 1.045 - 2.732 1.356,83 1.045,00 1.053,00 2.255,66 2.732,12
Roraima 1.045 - 2.876 1.417,24 1.045,00 1.178,32 2.374,40 2.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Promotor de vendas especializado

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;

  • Atividades

    • treinar novos funcionários;
    • prever vendas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • divulgar eventos científicos;
    • classificar clientes por potencial;
    • discutir estratégias com o superior;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • implantar contratos de serviços;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • receber pagamento do produto;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar criatividade;
    • apresentar tabelas de preços;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar confiança;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • tomar decisões;
    • analisar potencial de clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • requisitar assistência técnica;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar resiliência;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • alterar contratos de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • entrevistar novos candidatos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • explicar formas de pagamento;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • organizar material de trabalho;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • definir estratégia de marketing;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar vendas efetuadas;
    • fazer itinerário de visitas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • visitar área industrial da empresa;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • gerenciar verbas;
    • verificar opiniões do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • renovar contratos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • participar de reuniões;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • fornecer amostras;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar troca de produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • explicar objetivos da visita;
    • contornar situações adversas;
    • definir autonomia para negociação;
    • demonstrar senso de organização;
    • planejar sequência de trabalho;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • relatar visitas;
    • agendar horário;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • preencher contrato;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • organizar eventos científicos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • contatar clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • definir participação no mercado;
    • consultar publicações técnicas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • enviar mala direta aos clientes;


    Setores que mais contratam Promotor de vendas especializado no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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