Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • requisitar material de divulgação;
    • explicar objetivos da visita;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar confiança;
    • requisitar troca de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar senso de organização;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • visitar área industrial da empresa;
    • comunicar as transações realizadas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • trabalhar sob pressão;
    • prever vendas;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • verificar opiniões do cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • analisar potencial de clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar eventos científicos;
    • trabalhar em equipe;
    • tirar pedidos de produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • renovar contratos;
    • fornecer amostras;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar resiliência;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • relatar visitas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • implementar estratégias de marketing;
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • emitir recibo de venda;
    • calcular custo do produto;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerar demanda de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • entrevistar novos candidatos;
    • implantar contratos de serviços;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • controlar vendas efetuadas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • contatar clientes;
    • definir participação no mercado;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • enviar brindes ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • agendar horário;
    • classificar clientes por potencial;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • contornar situações adversas;
    • participar de reuniões;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • receber pagamento do produto;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • classificar clientes por faturamento;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • tomar decisões;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • entregar brindes ao cliente;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • definir autonomia para negociação;
    • preencher contrato;
    • gerenciar verbas;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar senso ético;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • integrar novos funcionários;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;

    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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