Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Teresina - PI 1.085 - 5.890 2.043,97 1.085,08 1.117,84 4.862,99 5.890,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • consultar publicações técnicas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • gerar demanda de produtos;
    • organizar eventos científicos;
    • definir estratégia de marketing;
    • entregar brindes ao cliente;
    • calcular custo do produto;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • alterar contratos de clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar senso ético;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • organizar material de trabalho;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • entregar produtos vendidos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • tomar decisões;
    • agendar horário;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • receber pagamento do produto;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • visitar cliente pós-venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar troca de produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • prever vendas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • fornecer amostras;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • definir autonomia para negociação;
    • classificar clientes por faturamento;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • requisitar assistência técnica;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • explicar formas de pagamento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • preencher contrato;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar confiança;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • relatar visitas;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • renovar contratos;
    • obter informações de pré-venda;
    • discriminar tipos de produtos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • planejar sequência de trabalho;
    • contornar situações adversas;
    • integrar novos funcionários;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • enviar brindes ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • contatar clientes;
    • participar de reuniões;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar resiliência;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • implementar estratégias de marketing;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • controlar vendas efetuadas;
    • classificar clientes por potencial;
    • visitar área industrial da empresa;
    • entrevistar novos candidatos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • analisar potencial de clientes;
    • divulgar eventos científicos;
    • definir participação no mercado;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • atender solicitação de clientes;
    • gerenciar verbas;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar criatividade;

    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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