Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.182,39 e R$ 3.874,13, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.182,39 14.188,74 295,60 5,55
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 2.954,58 35.454,95 738,64 13,88
Teto Salarial 3.874,13 46.489,60 968,53 18,19


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Teresina - PI 1.085 - 5.890 2.043,97 1.085,08 1.117,84 4.862,99 5.890,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • receber pagamento do produto;
    • tirar pedidos de produtos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • fazer itinerário de visitas;
    • contornar situações adversas;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar resiliência;
    • divulgar eventos científicos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • discriminar tipos de serviços;
    • definir estratégia de marketing;
    • implantar contratos de serviços;
    • calcular custo do produto;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • explicar formas de pagamento;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • organizar eventos científicos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • visitar área industrial da empresa;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • discriminar tipos de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • planejar sequência de trabalho;
    • tomar decisões;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar confiança;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • explicar objetivos da visita;
    • agendar horário;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de reuniões;
    • integrar novos funcionários;
    • requisitar material de consumo;
    • verificar opiniões do cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • relatar visitas;
    • entregar brindes ao cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • requisitar assistência técnica;
    • definir participação no mercado;
    • contatar clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • prever vendas;
    • gerenciar verbas;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • atender solicitação de clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • discutir estratégias com o superior;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • requisitar material de divulgação;
    • visitar cliente pós-venda;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar senso ético;
    • fornecer amostras;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • renovar contratos;
    • preencher contrato;
    • entrevistar novos candidatos;
    • classificar clientes por potencial;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • entregar produtos vendidos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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