Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • controlar vendas efetuadas;
    • tomar decisões;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • verificar opiniões do cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • entrevistar novos candidatos;
    • gerar demanda de produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • explicar formas de pagamento;
    • planejar sequência de trabalho;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • organizar eventos científicos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • gerenciar verbas;
    • definir autonomia para negociação;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • agendar horário;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • tirar pedidos de produtos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • apresentar tabelas de preços;
    • implementar estratégias de marketing;
    • receber pagamento do produto;
    • requisitar troca de produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • atender solicitação de clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • divulgar eventos científicos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • trabalhar em equipe;
    • preencher contrato;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • discriminar tipos de serviços;
    • explicar objetivos da visita;
    • alterar contratos de clientes;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • requisitar material de divulgação;
    • fazer itinerário de visitas;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar resiliência;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • verificar clientes inadimplentes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • participar de reuniões;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • contatar clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • visitar cliente pós-venda;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • consultar publicações técnicas;
    • prever vendas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar senso de organização;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • emitir recibo de venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • calcular custo do produto;
    • definir participação no mercado;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • contornar situações adversas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • entregar produtos vendidos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • renovar contratos;
    • requisitar material de consumo;
    • discriminar tipos de produtos;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • relatar visitas;
    • encaminhar cliente para cadastro;


    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor