Salário para o cargo de Vendedor de informações comerciais
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor de informações comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor de informações comerciais

Um Vendedor de informações comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de informações comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de informações comerciais

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • verificar opiniões do cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • relatar visitas;
    • requisitar troca de produtos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • planejar sequência de trabalho;
    • apresentar tabelas de preços;
    • classificar clientes por faturamento;
    • renovar contratos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar resiliência;
    • integrar novos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar criatividade;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • gerar demanda de produtos;
    • contatar clientes;
    • participar de reuniões;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar senso ético;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • implementar estratégias de marketing;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • agendar horário;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • visitar área industrial da empresa;
    • requisitar material de divulgação;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • atender solicitação de clientes;
    • definir participação no mercado;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • tomar decisões;
    • comunicar as transações realizadas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • definir autonomia para negociação;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • calcular custo do produto;
    • implantar contratos de serviços;
    • trabalhar sob pressão;
    • consultar publicações técnicas;
    • divulgar eventos científicos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • entregar brindes ao cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • contornar situações adversas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • requisitar material de consumo;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • organizar material de trabalho;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • fornecer amostras;
    • prever vendas;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • organizar eventos científicos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar senso de organização;
    • trabalhar em equipe;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • tirar pedidos de produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar confiança;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • classificar clientes por potencial;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • fazer itinerário de visitas;
    • entregar produtos vendidos;
    • preencher contrato;
    • gerenciar verbas;
    • entrevistar novos candidatos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • enviar brindes ao cliente;
    • explicar objetivos da visita;


    Setores que mais contratam Vendedor de informações comerciais no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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