Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.071,82 e R$ 4.516,16, com a média salarial de R$ 1.816,13 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.816,13 21.793,54 454,03 8,44
1º Quartil 1.071,82 12.861,80 267,95 4,98
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 3.444,22 41.330,62 861,05 16,00
Teto Salarial 4.516,16 54.193,95 1.129,04 20,99


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.003 - 5.430 2.242,60 1.002,89 1.528,95 4.483,42 5.430,45
Rio de Janeiro - RJ 1.195 - 4.104 1.799,55 1.194,98 1.283,73 3.388,18 4.103,87
Curitiba - PR 1.259 - 3.436 1.740,18 1.258,67 1.398,00 2.837,12 3.436,41
Goiânia - GO 1.037 - 2.428 1.332,53 1.036,84 1.100,00 2.004,19 2.427,53
Chapeco - SC 1.284 - 2.669 1.562,78 1.283,97 1.388,35 2.203,59 2.669,05
Campo Grande - MS 1.139 - 2.525 1.500,59 1.139,10 1.403,00 2.084,60 2.524,92
Osasco - SP 1.303 - 6.632 3.167,86 1.303,05 2.709,00 5.475,48 6.632,07
Cascavel - PR 1.262 - 2.411 1.515,49 1.262,23 1.380,00 1.990,91 2.411,45
Manaus - AM 1.032 - 2.176 1.276,41 1.031,84 1.128,00 1.796,28 2.175,71
Caruaru - PE 1.079 - 7.718 2.431,95 1.079,30 1.128,15 6.371,86 7.717,79
Campinas - SP 1.106 - 3.924 1.851,28 1.105,61 1.490,50 3.239,92 3.924,29
Caxias do Sul - RS 1.280 - 5.568 2.241,80 1.279,83 1.539,00 4.597,33 5.568,42
Porto Alegre - RS 1.217 - 3.198 1.644,55 1.217,45 1.323,55 2.640,56 3.198,32
Joinville - SC 1.326 - 4.253 2.040,01 1.326,46 1.541,00 3.510,97 4.252,59
Recife - PE 1.113 - 3.115 1.527,85 1.113,12 1.205,00 2.571,65 3.114,86
Passo Fundo - RS 1.248 - 2.137 1.431,05 1.247,86 1.365,00 1.764,50 2.137,22
Belo Horizonte - MG 1.118 - 4.081 1.748,45 1.118,04 1.212,20 3.369,67 4.081,45
Macapá - AP 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Brasília - DF 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Itajaí - SC 1.227 - 3.062 1.644,45 1.226,76 1.377,00 2.528,16 3.062,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.133 - 6.220 2.438,42 1.133,40 1.571,74 5.134,93 6.219,58
Rio Grande do Sul 1.224 - 3.889 1.798,25 1.223,67 1.358,00 3.210,49 3.888,65
Paraná 1.256 - 3.020 1.652,79 1.255,91 1.404,00 2.493,59 3.020,31
Santa Catarina 1.257 - 2.990 1.648,04 1.256,65 1.403,85 2.468,68 2.990,14
Minas Gerais 1.059 - 2.882 1.465,90 1.058,88 1.175,00 2.379,46 2.882,07
Rio de Janeiro 1.130 - 3.566 1.664,24 1.129,73 1.283,73 2.944,08 3.565,96
Goiás 1.040 - 2.890 1.436,07 1.040,27 1.100,00 2.386,15 2.890,17
Pernambuco 1.050 - 3.847 1.626,66 1.049,80 1.128,15 3.176,12 3.847,02
Bahia 1.046 - 2.296 1.305,07 1.046,39 1.143,76 1.895,24 2.295,58
Mato Grosso 1.063 - 3.089 1.490,73 1.063,30 1.130,00 2.550,07 3.088,72
Mato Grosso do Sul 1.129 - 2.557 1.484,86 1.128,83 1.355,68 2.110,85 2.556,73
Pará 1.045 - 3.249 1.495,23 1.045,00 1.100,00 2.682,78 3.249,46
Ceará 1.045 - 5.871 2.047,57 1.045,49 1.126,80 4.847,17 5.871,04
Amazonas 1.029 - 2.109 1.256,09 1.029,35 1.128,00 1.741,09 2.108,86
Espírito Santo 1.112 - 2.744 1.449,73 1.111,83 1.154,00 2.265,74 2.744,33
Sergipe 1.062 - 3.916 1.627,46 1.061,76 1.103,18 3.232,72 3.915,57
Rondônia 1.093 - 2.228 1.315,47 1.092,98 1.178,00 1.839,62 2.228,21
Amapá 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Distrito Federal 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Paraíba 1.084 - 1.996 1.259,06 1.084,13 1.155,00 1.648,00 1.996,11
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.958 1.199,08 1.041,57 1.056,70 1.616,73 1.958,24
Maranhão 1.052 - 2.204 1.276,08 1.051,93 1.100,00 1.820,03 2.204,47
Tocantins 1.069 - 2.141 1.274,77 1.068,63 1.102,46 1.767,66 2.141,04
Acre 1.071 - 1.609 1.163,89 1.071,00 1.128,60 1.328,68 1.609,33
Alagoas 1.045 - 14.512 3.774,65 1.045,00 1.076,00 11.981,41 14.512,24
Roraima 1.058 - 1.517 1.108,90 1.058,36 1.059,00 1.252,15 1.516,64
Piauí 1.072 - 1.595 1.156,42 1.071,93 1.117,84 1.317,02 1.595,22


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • intermediar apoio científico para clientes;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • definir autonomia para negociação;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • relatar visitas;
    • gerenciar verbas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • entregar produtos vendidos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • participar de reuniões;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • receber pagamento do produto;
    • comunicar as transações realizadas;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • preencher contrato;
    • classificar clientes por faturamento;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • explicar formas de pagamento;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • tomar decisões;
    • definir participação no mercado;
    • prever vendas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • fazer itinerário de visitas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • consultar publicações técnicas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • requisitar material de divulgação;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • obter informações de pré-venda;
    • discriminar tipos de serviços;
    • contornar situações adversas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • explicar objetivos da visita;
    • analisar potencial de clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • contatar clientes;
    • entregar brindes ao cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • fornecer amostras;
    • classificar clientes por potencial;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar confiança;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • trabalhar sob pressão;
    • alterar contratos de clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • calcular custo do produto;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • apresentar tabelas de preços;
    • planejar sequência de trabalho;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • controlar vendas efetuadas;
    • implementar estratégias de marketing;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • renovar contratos;
    • requisitar material de consumo;
    • enviar brindes ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar troca de produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • requisitar assistência técnica;
    • visitar cliente pós-venda;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • agendar horário;
    • atender solicitação de clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • divulgar eventos científicos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;

    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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