Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.175,12 e R$ 3.895,61, com a média salarial de R$ 1.816,13 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.816,13 21.793,54 454,03 8,44
1º Quartil 1.175,12 14.101,38 293,78 5,46
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 2.970,96 35.651,49 742,74 13,81
Teto Salarial 3.895,61 46.747,31 973,90 18,10


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.003 - 5.430 2.242,60 1.002,89 1.528,95 4.483,42 5.430,45
Rio de Janeiro - RJ 1.195 - 4.104 1.799,55 1.194,98 1.283,73 3.388,18 4.103,87
Curitiba - PR 1.259 - 3.436 1.740,18 1.258,67 1.398,00 2.837,12 3.436,41
Goiânia - GO 1.037 - 2.428 1.332,53 1.036,84 1.100,00 2.004,19 2.427,53
Chapeco - SC 1.284 - 2.669 1.562,78 1.283,97 1.388,35 2.203,59 2.669,05
Campo Grande - MS 1.139 - 2.525 1.500,59 1.139,10 1.403,00 2.084,60 2.524,92
Osasco - SP 1.303 - 6.632 3.167,86 1.303,05 2.709,00 5.475,48 6.632,07
Cascavel - PR 1.262 - 2.411 1.515,49 1.262,23 1.380,00 1.990,91 2.411,45
Manaus - AM 1.032 - 2.176 1.276,41 1.031,84 1.128,00 1.796,28 2.175,71
Caruaru - PE 1.079 - 7.718 2.431,95 1.079,30 1.128,15 6.371,86 7.717,79
Campinas - SP 1.106 - 3.924 1.851,28 1.105,61 1.490,50 3.239,92 3.924,29
Caxias do Sul - RS 1.280 - 5.568 2.241,80 1.279,83 1.539,00 4.597,33 5.568,42
Porto Alegre - RS 1.217 - 3.198 1.644,55 1.217,45 1.323,55 2.640,56 3.198,32
Joinville - SC 1.326 - 4.253 2.040,01 1.326,46 1.541,00 3.510,97 4.252,59
Recife - PE 1.113 - 3.115 1.527,85 1.113,12 1.205,00 2.571,65 3.114,86
Belo Horizonte - MG 1.118 - 4.081 1.748,45 1.118,04 1.212,20 3.369,67 4.081,45
Passo Fundo - RS 1.248 - 2.137 1.431,05 1.247,86 1.365,00 1.764,50 2.137,22
Macapá - AP 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Brasília - DF 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Itajaí - SC 1.227 - 3.062 1.644,45 1.226,76 1.377,00 2.528,16 3.062,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.133 - 6.220 2.438,42 1.133,40 1.571,74 5.134,93 6.219,58
Rio Grande do Sul 1.224 - 3.889 1.798,25 1.223,67 1.358,00 3.210,49 3.888,65
Paraná 1.256 - 3.020 1.652,79 1.255,91 1.404,00 2.493,59 3.020,31
Santa Catarina 1.257 - 2.990 1.648,04 1.256,65 1.403,85 2.468,68 2.990,14
Minas Gerais 1.059 - 2.882 1.465,90 1.058,88 1.175,00 2.379,46 2.882,07
Rio de Janeiro 1.130 - 3.566 1.664,24 1.129,73 1.283,73 2.944,08 3.565,96
Goiás 1.040 - 2.890 1.436,07 1.040,27 1.100,00 2.386,15 2.890,17
Pernambuco 1.050 - 3.847 1.626,66 1.049,80 1.128,15 3.176,12 3.847,02
Bahia 1.046 - 2.296 1.305,07 1.046,39 1.143,76 1.895,24 2.295,58
Mato Grosso 1.063 - 3.089 1.490,73 1.063,30 1.130,00 2.550,07 3.088,72
Mato Grosso do Sul 1.129 - 2.557 1.484,86 1.128,83 1.355,68 2.110,85 2.556,73
Pará 1.045 - 3.249 1.495,23 1.045,00 1.100,00 2.682,78 3.249,46
Ceará 1.045 - 5.871 2.047,57 1.045,49 1.126,80 4.847,17 5.871,04
Amazonas 1.029 - 2.109 1.256,09 1.029,35 1.128,00 1.741,09 2.108,86
Espírito Santo 1.112 - 2.744 1.449,73 1.111,83 1.154,00 2.265,74 2.744,33
Sergipe 1.062 - 3.916 1.627,46 1.061,76 1.103,18 3.232,72 3.915,57
Rondônia 1.093 - 2.228 1.315,47 1.092,98 1.178,00 1.839,62 2.228,21
Amapá 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Distrito Federal 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Paraíba 1.084 - 1.996 1.259,06 1.084,13 1.155,00 1.648,00 1.996,11
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.958 1.199,08 1.041,57 1.056,70 1.616,73 1.958,24
Maranhão 1.052 - 2.204 1.276,08 1.051,93 1.100,00 1.820,03 2.204,47
Tocantins 1.069 - 2.141 1.274,77 1.068,63 1.102,46 1.767,66 2.141,04
Acre 1.071 - 1.609 1.163,89 1.071,00 1.128,60 1.328,68 1.609,33
Alagoas 1.045 - 14.512 3.774,65 1.045,00 1.076,00 11.981,41 14.512,24
Roraima 1.058 - 1.517 1.108,90 1.058,36 1.059,00 1.252,15 1.516,64
Piauí 1.072 - 1.595 1.156,42 1.071,93 1.117,84 1.317,02 1.595,22


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • esclarecer dados científicos do produto;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • relatar visitas;
    • demonstrar senso de organização;
    • analisar potencial de clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • atender solicitação de clientes;
    • agendar horário;
    • gerar demanda de produtos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • consultar publicações técnicas;
    • renovar contratos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • definir autonomia para negociação;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • entrevistar novos candidatos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • gerenciar verbas;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar confiança;
    • organizar eventos científicos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • contatar clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • participar de reuniões;
    • obter informações de pré-venda;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar tabelas de preços;
    • comunicar as transações realizadas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • calcular custo do produto;
    • visitar cliente pós-venda;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar criatividade;
    • preencher contrato;
    • trabalhar sob pressão;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • discutir estratégias com o superior;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • treinar novos funcionários;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • prever vendas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • explicar objetivos da visita;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • fornecer amostras;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • implantar contratos de serviços;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • requisitar material de consumo;
    • integrar novos funcionários;
    • verificar opiniões do cliente;
    • requisitar troca de produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • emitir recibo de venda;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar material de divulgação;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • fazer itinerário de visitas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • controlar vendas efetuadas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • definir participação no mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar resiliência;
    • tomar decisões;
    • preparar cadastro de novos clientes;


    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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