Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.071,82 e R$ 4.516,16, com a média salarial de R$ 1.816,13 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.816,13 21.793,54 454,03 8,44
1º Quartil 1.071,82 12.861,80 267,95 4,98
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 3.444,22 41.330,62 861,05 16,00
Teto Salarial 4.516,16 54.193,95 1.129,04 20,99


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.003 - 5.430 2.242,60 1.002,89 1.528,95 4.483,42 5.430,45
Rio de Janeiro - RJ 1.195 - 4.104 1.799,55 1.194,98 1.283,73 3.388,18 4.103,87
Curitiba - PR 1.259 - 3.436 1.740,18 1.258,67 1.398,00 2.837,12 3.436,41
Goiânia - GO 1.037 - 2.428 1.332,53 1.036,84 1.100,00 2.004,19 2.427,53
Chapeco - SC 1.284 - 2.669 1.562,78 1.283,97 1.388,35 2.203,59 2.669,05
Campo Grande - MS 1.139 - 2.525 1.500,59 1.139,10 1.403,00 2.084,60 2.524,92
Osasco - SP 1.303 - 6.632 3.167,86 1.303,05 2.709,00 5.475,48 6.632,07
Cascavel - PR 1.262 - 2.411 1.515,49 1.262,23 1.380,00 1.990,91 2.411,45
Manaus - AM 1.032 - 2.176 1.276,41 1.031,84 1.128,00 1.796,28 2.175,71
Caruaru - PE 1.079 - 7.718 2.431,95 1.079,30 1.128,15 6.371,86 7.717,79
Campinas - SP 1.106 - 3.924 1.851,28 1.105,61 1.490,50 3.239,92 3.924,29
Caxias do Sul - RS 1.280 - 5.568 2.241,80 1.279,83 1.539,00 4.597,33 5.568,42
Porto Alegre - RS 1.217 - 3.198 1.644,55 1.217,45 1.323,55 2.640,56 3.198,32
Joinville - SC 1.326 - 4.253 2.040,01 1.326,46 1.541,00 3.510,97 4.252,59
Recife - PE 1.113 - 3.115 1.527,85 1.113,12 1.205,00 2.571,65 3.114,86
Passo Fundo - RS 1.248 - 2.137 1.431,05 1.247,86 1.365,00 1.764,50 2.137,22
Belo Horizonte - MG 1.118 - 4.081 1.748,45 1.118,04 1.212,20 3.369,67 4.081,45
Macapá - AP 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Brasília - DF 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Itajaí - SC 1.227 - 3.062 1.644,45 1.226,76 1.377,00 2.528,16 3.062,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.133 - 6.220 2.438,42 1.133,40 1.571,74 5.134,93 6.219,58
Rio Grande do Sul 1.224 - 3.889 1.798,25 1.223,67 1.358,00 3.210,49 3.888,65
Paraná 1.256 - 3.020 1.652,79 1.255,91 1.404,00 2.493,59 3.020,31
Santa Catarina 1.257 - 2.990 1.648,04 1.256,65 1.403,85 2.468,68 2.990,14
Minas Gerais 1.059 - 2.882 1.465,90 1.058,88 1.175,00 2.379,46 2.882,07
Rio de Janeiro 1.130 - 3.566 1.664,24 1.129,73 1.283,73 2.944,08 3.565,96
Goiás 1.040 - 2.890 1.436,07 1.040,27 1.100,00 2.386,15 2.890,17
Pernambuco 1.050 - 3.847 1.626,66 1.049,80 1.128,15 3.176,12 3.847,02
Bahia 1.046 - 2.296 1.305,07 1.046,39 1.143,76 1.895,24 2.295,58
Mato Grosso 1.063 - 3.089 1.490,73 1.063,30 1.130,00 2.550,07 3.088,72
Mato Grosso do Sul 1.129 - 2.557 1.484,86 1.128,83 1.355,68 2.110,85 2.556,73
Pará 1.045 - 3.249 1.495,23 1.045,00 1.100,00 2.682,78 3.249,46
Ceará 1.045 - 5.871 2.047,57 1.045,49 1.126,80 4.847,17 5.871,04
Amazonas 1.029 - 2.109 1.256,09 1.029,35 1.128,00 1.741,09 2.108,86
Espírito Santo 1.112 - 2.744 1.449,73 1.111,83 1.154,00 2.265,74 2.744,33
Sergipe 1.062 - 3.916 1.627,46 1.061,76 1.103,18 3.232,72 3.915,57
Rondônia 1.093 - 2.228 1.315,47 1.092,98 1.178,00 1.839,62 2.228,21
Amapá 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Distrito Federal 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Paraíba 1.084 - 1.996 1.259,06 1.084,13 1.155,00 1.648,00 1.996,11
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.958 1.199,08 1.041,57 1.056,70 1.616,73 1.958,24
Maranhão 1.052 - 2.204 1.276,08 1.051,93 1.100,00 1.820,03 2.204,47
Tocantins 1.069 - 2.141 1.274,77 1.068,63 1.102,46 1.767,66 2.141,04
Acre 1.071 - 1.609 1.163,89 1.071,00 1.128,60 1.328,68 1.609,33
Alagoas 1.045 - 14.512 3.774,65 1.045,00 1.076,00 11.981,41 14.512,24
Roraima 1.058 - 1.517 1.108,90 1.058,36 1.059,00 1.252,15 1.516,64
Piauí 1.072 - 1.595 1.156,42 1.071,93 1.117,84 1.317,02 1.595,22


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • entregar brindes ao cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • emitir recibo de venda;
    • contornar situações adversas;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • definir participação no mercado;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • obter informações de pré-venda;
    • treinar novos funcionários;
    • trabalhar em equipe;
    • visitar cliente pós-venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • classificar clientes por faturamento;
    • entrevistar novos candidatos;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • apresentar tabelas de preços;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • discriminar tipos de serviços;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • visitar área industrial da empresa;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • organizar eventos científicos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • renovar contratos;
    • demonstrar resiliência;
    • implantar contratos de serviços;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • participar de reuniões;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • calcular custo do produto;
    • agendar horário;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar senso ético;
    • fornecer amostras;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • prever vendas;
    • preencher contrato;
    • classificar clientes por potencial;
    • requisitar assistência técnica;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • explicar formas de pagamento;
    • receber pagamento do produto;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • consultar publicações técnicas;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar confiança;
    • requisitar troca de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • entregar produtos vendidos;
    • tomar decisões;
    • definir autonomia para negociação;
    • controlar vendas efetuadas;
    • gerar demanda de produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • relatar visitas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • alterar contratos de clientes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar criatividade;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • divulgar eventos científicos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • verificar opiniões do cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • planejar sequência de trabalho;
    • implementar estratégias de marketing;
    • gerenciar verbas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • contatar clientes;
    • encaminhar cliente para cadastro;


    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: