Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.071,82 e R$ 4.516,16, com a média salarial de R$ 1.816,13 e o salário mediana em R$ 1.370,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.816,13 21.793,54 454,03 8,44
1º Quartil 1.071,82 12.861,80 267,95 4,98
Salário Mediana 1.370,00 16.440,00 342,50 6,37
3º Quartil 3.444,22 41.330,62 861,05 16,00
Teto Salarial 4.516,16 54.193,95 1.129,04 20,99


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.003 - 5.430 2.242,60 1.002,89 1.528,95 4.483,42 5.430,45
Rio de Janeiro - RJ 1.195 - 4.104 1.799,55 1.194,98 1.283,73 3.388,18 4.103,87
Curitiba - PR 1.259 - 3.436 1.740,18 1.258,67 1.398,00 2.837,12 3.436,41
Goiânia - GO 1.037 - 2.428 1.332,53 1.036,84 1.100,00 2.004,19 2.427,53
Chapeco - SC 1.284 - 2.669 1.562,78 1.283,97 1.388,35 2.203,59 2.669,05
Campo Grande - MS 1.139 - 2.525 1.500,59 1.139,10 1.403,00 2.084,60 2.524,92
Osasco - SP 1.303 - 6.632 3.167,86 1.303,05 2.709,00 5.475,48 6.632,07
Cascavel - PR 1.262 - 2.411 1.515,49 1.262,23 1.380,00 1.990,91 2.411,45
Manaus - AM 1.032 - 2.176 1.276,41 1.031,84 1.128,00 1.796,28 2.175,71
Caruaru - PE 1.079 - 7.718 2.431,95 1.079,30 1.128,15 6.371,86 7.717,79
Campinas - SP 1.106 - 3.924 1.851,28 1.105,61 1.490,50 3.239,92 3.924,29
Caxias do Sul - RS 1.280 - 5.568 2.241,80 1.279,83 1.539,00 4.597,33 5.568,42
Porto Alegre - RS 1.217 - 3.198 1.644,55 1.217,45 1.323,55 2.640,56 3.198,32
Joinville - SC 1.326 - 4.253 2.040,01 1.326,46 1.541,00 3.510,97 4.252,59
Recife - PE 1.113 - 3.115 1.527,85 1.113,12 1.205,00 2.571,65 3.114,86
Belo Horizonte - MG 1.118 - 4.081 1.748,45 1.118,04 1.212,20 3.369,67 4.081,45
Passo Fundo - RS 1.248 - 2.137 1.431,05 1.247,86 1.365,00 1.764,50 2.137,22
Macapá - AP 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Brasília - DF 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Itajaí - SC 1.227 - 3.062 1.644,45 1.226,76 1.377,00 2.528,16 3.062,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.133 - 6.220 2.438,42 1.133,40 1.571,74 5.134,93 6.219,58
Rio Grande do Sul 1.224 - 3.889 1.798,25 1.223,67 1.358,00 3.210,49 3.888,65
Paraná 1.256 - 3.020 1.652,79 1.255,91 1.404,00 2.493,59 3.020,31
Santa Catarina 1.257 - 2.990 1.648,04 1.256,65 1.403,85 2.468,68 2.990,14
Minas Gerais 1.059 - 2.882 1.465,90 1.058,88 1.175,00 2.379,46 2.882,07
Rio de Janeiro 1.130 - 3.566 1.664,24 1.129,73 1.283,73 2.944,08 3.565,96
Goiás 1.040 - 2.890 1.436,07 1.040,27 1.100,00 2.386,15 2.890,17
Pernambuco 1.050 - 3.847 1.626,66 1.049,80 1.128,15 3.176,12 3.847,02
Bahia 1.046 - 2.296 1.305,07 1.046,39 1.143,76 1.895,24 2.295,58
Mato Grosso 1.063 - 3.089 1.490,73 1.063,30 1.130,00 2.550,07 3.088,72
Mato Grosso do Sul 1.129 - 2.557 1.484,86 1.128,83 1.355,68 2.110,85 2.556,73
Pará 1.045 - 3.249 1.495,23 1.045,00 1.100,00 2.682,78 3.249,46
Ceará 1.045 - 5.871 2.047,57 1.045,49 1.126,80 4.847,17 5.871,04
Amazonas 1.029 - 2.109 1.256,09 1.029,35 1.128,00 1.741,09 2.108,86
Espírito Santo 1.112 - 2.744 1.449,73 1.111,83 1.154,00 2.265,74 2.744,33
Sergipe 1.062 - 3.916 1.627,46 1.061,76 1.103,18 3.232,72 3.915,57
Rondônia 1.093 - 2.228 1.315,47 1.092,98 1.178,00 1.839,62 2.228,21
Amapá 1.045 - 1.336 1.059,31 1.044,58 1.045,00 1.102,68 1.335,60
Distrito Federal 1.091 - 3.066 1.549,36 1.090,96 1.300,00 2.531,20 3.065,86
Paraíba 1.084 - 1.996 1.259,06 1.084,13 1.155,00 1.648,00 1.996,11
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.958 1.199,08 1.041,57 1.056,70 1.616,73 1.958,24
Maranhão 1.052 - 2.204 1.276,08 1.051,93 1.100,00 1.820,03 2.204,47
Tocantins 1.069 - 2.141 1.274,77 1.068,63 1.102,46 1.767,66 2.141,04
Acre 1.071 - 1.609 1.163,89 1.071,00 1.128,60 1.328,68 1.609,33
Alagoas 1.045 - 14.512 3.774,65 1.045,00 1.076,00 11.981,41 14.512,24
Roraima 1.058 - 1.517 1.108,90 1.058,36 1.059,00 1.252,15 1.516,64
Piauí 1.072 - 1.595 1.156,42 1.071,93 1.117,84 1.317,02 1.595,22


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • agendar horário;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • organizar eventos científicos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • implementar estratégias de marketing;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • consultar publicações técnicas;
    • fornecer amostras;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • integrar novos funcionários;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • requisitar troca de produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • classificar clientes por potencial;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de reuniões;
    • requisitar material de divulgação;
    • explicar objetivos da visita;
    • divulgar eventos científicos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • calcular custo do produto;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar resiliência;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar confiança;
    • emitir recibo de venda;
    • classificar clientes por faturamento;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • contornar situações adversas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • tirar pedidos de produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • explicar formas de pagamento;
    • requisitar material de consumo;
    • trabalhar sob pressão;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • implantar contratos de serviços;
    • discriminar tipos de produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • controlar vendas efetuadas;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • definir autonomia para negociação;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • gerar demanda de produtos;
    • relatar visitas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • definir participação no mercado;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • entregar brindes ao cliente;
    • renovar contratos;
    • demonstrar senso ético;
    • requisitar assistência técnica;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • contatar clientes;
    • apresentar tabelas de preços;
    • tomar decisões;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • prever vendas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • discutir estratégias com o superior;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • definir estratégia de marketing;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • preencher contrato;
    • atender solicitação de clientes;
    • gerenciar verbas;
    • verificar clientes inadimplentes;


    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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