Salário para o cargo de Consultor de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Consultor de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Consultor de produtos farmacêuticos

Um Consultor de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.111,42 e R$ 10.028,79, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 3.111,42 37.337,03 777,85 15,17
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 7.648,38 91.780,56 1.912,10 37,29
Teto Salarial 10.028,79 120.345,43 2.507,20 48,89


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;

  • Atividades

    • prever vendas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • alterar contratos de clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • relatar visitas;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • participar de reuniões;
    • trabalhar em equipe;
    • contornar situações adversas;
    • fazer itinerário de visitas;
    • requisitar troca de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • implementar estratégias de marketing;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • classificar clientes por potencial;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • explicar objetivos da visita;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • gerar demanda de produtos;
    • fornecer amostras;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • enviar brindes ao cliente;
    • definir estratégia de marketing;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • agendar horário;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar senso de organização;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • integrar novos funcionários;
    • obter informações de pré-venda;
    • visitar cliente pós-venda;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar resiliência;
    • consultar publicações técnicas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar criatividade;
    • requisitar assistência técnica;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • discriminar tipos de produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • emitir recibo de venda;
    • contatar clientes;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • renovar contratos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • planejar sequência de trabalho;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • apresentar tabelas de preços;
    • verificar opiniões do cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • entrevistar novos candidatos;
    • discriminar tipos de serviços;
    • entregar produtos vendidos;
    • analisar potencial de clientes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • definir autonomia para negociação;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar confiança;
    • tomar decisões;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • preencher contrato;
    • comunicar as transações realizadas;
    • atender solicitação de clientes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • calcular custo do produto;
    • definir participação no mercado;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • organizar eventos científicos;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • controlar vendas efetuadas;


    Setores que mais contratam Consultor de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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