Salário para o cargo de Consultor de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Consultor de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Consultor de produtos farmacêuticos

Um Consultor de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • visitar área industrial da empresa;
    • trabalhar sob pressão;
    • relatar visitas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • calcular custo do produto;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • renovar contratos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • demonstrar senso ético;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • preencher contrato;
    • enviar brindes ao cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • contornar situações adversas;
    • alterar contratos de clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • classificar clientes por potencial;
    • controlar vendas efetuadas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • planejar sequência de trabalho;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • definir autonomia para negociação;
    • entrevistar novos candidatos;
    • organizar material de trabalho;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • definir participação no mercado;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • definir estratégia de marketing;
    • implantar contratos de serviços;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • comunicar as transações realizadas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar criatividade;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • fornecer amostras;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • emitir recibo de venda;
    • organizar eventos científicos;
    • gerenciar verbas;
    • requisitar troca de produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • entregar produtos vendidos;
    • explicar formas de pagamento;
    • contatar clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • consultar publicações técnicas;
    • requisitar material de consumo;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar confiança;
    • prever vendas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • implementar estratégias de marketing;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • requisitar assistência técnica;
    • atender solicitação de clientes;
    • tomar decisões;
    • receber pagamento do produto;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • treinar novos funcionários;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • obter informações de pré-venda;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • tirar pedidos de produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • participar de reuniões;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • requisitar material de divulgação;
    • agendar horário;
    • entregar brindes ao cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;


    Setores que mais contratam Consultor de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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