Salário para o cargo de Consultor de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Consultor de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Consultor de produtos farmacêuticos

Um Consultor de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • enviar brindes ao cliente;
    • receber pagamento do produto;
    • implementar estratégias de marketing;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • atender solicitação de clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • tomar decisões;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • classificar clientes por potencial;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • definir participação no mercado;
    • discriminar tipos de serviços;
    • tirar pedidos de produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • gerenciar verbas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • consultar publicações técnicas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • divulgar eventos científicos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar confiança;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • entregar brindes ao cliente;
    • prever vendas;
    • demonstrar senso ético;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • explicar objetivos da visita;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • requisitar material de consumo;
    • contatar clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • obter informações de pré-venda;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de reuniões;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • trabalhar sob pressão;
    • implantar contratos de serviços;
    • calcular custo do produto;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • relatar visitas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar criatividade;
    • definir autonomia para negociação;
    • organizar eventos científicos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • apresentar tabelas de preços;
    • classificar clientes por faturamento;
    • gerar demanda de produtos;
    • preencher contrato;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • requisitar troca de produtos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar resiliência;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • renovar contratos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • comunicar as transações realizadas;
    • analisar potencial de clientes;
    • agendar horário;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • requisitar material de divulgação;
    • visitar cliente pós-venda;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • entregar produtos vendidos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • verificar clientes inadimplentes;


    Setores que mais contratam Consultor de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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