Salário para o cargo de Consultor de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Consultor de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Consultor de produtos farmacêuticos

Um Consultor de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • divulgar eventos científicos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar resiliência;
    • calcular custo do produto;
    • gerenciar verbas;
    • analisar potencial de clientes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • requisitar material de consumo;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • comunicar as transações realizadas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • fornecer amostras;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • implementar estratégias de marketing;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • entregar brindes ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar confiança;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • entregar produtos vendidos;
    • requisitar assistência técnica;
    • preencher contrato;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • tomar decisões;
    • discriminar tipos de serviços;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • relatar visitas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • emitir recibo de venda;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • visitar cliente pós-venda;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • classificar clientes por potencial;
    • entrevistar novos candidatos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • trabalhar sob pressão;
    • fazer itinerário de visitas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • discutir estratégias com o superior;
    • controlar vendas efetuadas;
    • renovar contratos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • consultar publicações técnicas;
    • prever vendas;
    • demonstrar senso ético;
    • treinar novos funcionários;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • definir participação no mercado;
    • participar de reuniões;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • gerar demanda de produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • contatar clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • requisitar troca de produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • definir autonomia para negociação;
    • organizar eventos científicos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • agendar horário;
    • organizar material de trabalho;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • integrar novos funcionários;
    • implantar contratos de serviços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;

    Setores que mais contratam Consultor de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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