Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de presidência
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de presidência

Um Auxiliar administrativo de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,93 e R$ 6.955,59, com a média salarial de R$ 2.842,56 e o salário mediana em R$ 1.758,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.842,56 34.110,68 710,64 13,35
1º Quartil 1.509,93 18.119,21 377,48 7,09
Salário Mediana 1.758,00 21.096,00 439,50 8,26
3º Quartil 5.304,63 63.655,53 1.326,16 24,91
Teto Salarial 6.955,59 83.467,04 1.738,90 32,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.823 - 15.996 5.947,38 1.823,48 4.006,50 13.206,26 15.995,82
Brasília - DF 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Belo Horizonte - MG 1.657 - 12.184 4.421,34 1.657,13 2.909,00 10.059,40 12.184,25
Goiânia - GO 1.425 - 6.331 2.531,25 1.424,70 1.700,00 5.227,12 6.331,24
Rio de Janeiro - RJ 1.565 - 17.897 5.926,75 1.564,65 3.500,00 14.775,83 17.896,93
Manaus - AM 1.488 - 7.210 2.858,31 1.488,16 2.000,00 5.952,58 7.209,94
Florianópolis - SC 1.726 - 9.776 4.770,45 1.726,06 4.603,00 8.071,38 9.776,29
Curitiba - PR 1.597 - 8.799 3.396,53 1.597,25 2.200,00 7.264,47 8.798,94
Cuiabá - MT 1.421 - 4.704 2.154,40 1.421,20 1.606,00 3.883,39 4.703,67
Porto Alegre - RS 1.583 - 11.360 4.130,26 1.583,31 2.574,00 9.378,56 11.359,59
Fortaleza - CE 1.436 - 8.151 3.165,07 1.436,30 2.136,00 6.729,19 8.150,59
Campo Grande - MS 1.429 - 4.181 2.057,17 1.428,92 1.625,00 3.451,95 4.181,11
Salvador - BA 1.500 - 9.565 3.877,54 1.500,04 2.769,50 7.896,74 9.564,77
Teresina - PI 1.437 - 5.836 2.975,72 1.436,51 2.853,24 4.818,25 5.836,01
Palmas - TO 1.412 - 3.639 1.865,78 1.412,00 1.500,00 3.004,58 3.639,23
São Luís - MA 1.463 - 8.449 3.667,51 1.462,51 2.810,00 6.975,40 8.448,81
Recife - PE 1.485 - 9.109 3.315,95 1.485,29 2.000,00 7.520,41 9.108,95
Uberlândia - MG 1.438 - 4.097 2.018,06 1.438,31 1.600,00 3.382,45 4.096,93
Belém - PA 1.416 - 6.982 2.836,99 1.416,30 2.100,00 5.764,47 6.982,09
Londrina - PR 1.544 - 4.716 2.264,71 1.544,07 1.800,00 3.893,42 4.715,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.557 - 11.496 4.002,01 1.556,55 2.200,00 9.491,55 11.496,45
Minas Gerais 1.412 - 5.762 2.343,49 1.412,00 1.550,00 4.757,10 5.761,94
Goiás 1.412 - 4.374 2.037,00 1.412,00 1.500,00 3.611,39 4.374,23
Rio Grande do Sul 1.481 - 5.125 2.302,85 1.481,32 1.713,00 4.231,04 5.124,76
Paraná 1.445 - 5.049 2.316,93 1.444,90 1.808,00 4.168,53 5.049,05
Santa Catarina 1.605 - 6.641 2.781,05 1.604,89 1.922,00 5.483,05 6.641,23
Mato Grosso 1.412 - 3.439 1.862,34 1.412,00 1.565,00 2.839,36 3.439,11
Rio de Janeiro 1.469 - 14.496 4.662,38 1.468,59 2.200,00 11.968,00 14.496,00
Distrito Federal 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Mato Grosso do Sul 1.423 - 3.283 1.837,82 1.423,10 1.600,00 2.710,51 3.283,05
Bahia 1.412 - 6.224 2.466,07 1.412,00 1.520,00 5.138,22 6.223,57
Pará 1.412 - 4.128 1.993,92 1.412,00 1.519,00 3.408,47 4.128,44
Amazonas 1.461 - 7.113 2.829,69 1.460,62 2.000,00 5.872,31 7.112,71
Rondônia 1.412 - 3.165 1.775,41 1.412,00 1.506,00 2.612,70 3.164,58
Pernambuco 1.424 - 6.518 2.644,71 1.423,96 1.738,00 5.381,64 6.518,41
Maranhão 1.412 - 6.214 2.473,06 1.412,00 1.500,00 5.130,12 6.213,75
Ceará 1.412 - 7.555 2.911,26 1.412,04 1.802,00 6.237,72 7.555,32
Tocantins 1.412 - 3.232 1.760,61 1.412,00 1.440,00 2.668,18 3.231,79
Espírito Santo 1.423 - 4.923 2.185,19 1.423,49 1.549,50 4.064,16 4.922,63
Piauí 1.413 - 5.579 2.560,92 1.413,29 2.097,00 4.606,44 5.579,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.422 3.157,84 1.412,00 1.956,50 6.953,30 8.422,04
Paraíba 1.413 - 5.295 2.234,75 1.412,57 1.510,00 4.371,24 5.294,58
Alagoas 1.412 - 6.491 2.486,09 1.412,00 1.500,00 5.359,10 6.491,10
Acre 1.412 - 3.945 1.998,23 1.412,00 1.524,00 3.257,05 3.945,04
Sergipe 1.412 - 5.524 2.251,72 1.412,00 1.500,00 4.560,60 5.523,93
Roraima 1.412 - 5.486 2.250,71 1.412,00 1.500,00 4.529,25 5.485,96
Amapá 1.412 - 4.773 2.191,46 1.412,00 1.706,00 3.940,30 4.772,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • gerenciar informações;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerir suprimentos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • organizar eventos e viagens;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • enviar correspondência;
    • programar as atividades da equipe;
    • requisitar material;
    • demonstrar paciência;
    • atender pedidos e solicitações;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • elaborar lista de presença;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • digitar documentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • escolher cardápio;
    • traduzir documentos;
    • administrar estresse;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • administrar arquivos;
    • cobrar ações;
    • capacitar equipe;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • preparar sala/local;
    • dar suporte a expatriados;
    • conferir material;
    • pesquisar informações e dados;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • registrar correspondência;
    • divulgar informações;
    • selecionar pessoal;
    • confeccionar clippings;
    • cotar preços;
    • trabalhar em equipe;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • dar suporte durante o evento;
    • atualizar arquivos;
    • confirmar presença;
    • preparar apresentações;
    • levantar necessidades de material;
    • arquivar correspondência;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • anotar recados;
    • prestar serviço de intérprete;
    • transmitir fax;
    • classificar documentos;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar prestação de contas;
    • transmitir recados;
    • contratar serviços de terceiros;
    • cobrar relatórios;
    • avaliar a equipe;
    • direcionar informações;
    • adaptar-se a mudanças;
    • elaborar documentação escolar;
    • ordenar documentos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • recepcionar pessoas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • elaborar convites e convocações;
    • reproduzir documentos;
    • anotar informações;
    • transcrever textos;
    • redigir documentos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • acompanhar processos;
    • reservar sala/local;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • cancelar compromissos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • cadastrar documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar dinamismo;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar pessoas;
    • controlar prazos;
    • elaborar atas;
    • receber correspondência;
    • controlar malote;
    • revisar traduções;
    • elaborar base de dados;
    • encaminhar documentos;
    • dar suporte em reuniões;
    • orientar pessoas;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • fazer ligações telefônicas;
    • administrar pendências;
    • tomar ditados;
    • formular pedidos de compra;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • pesquisar local;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • demonstrar discrição;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • datilografar documentos;
    • marcar compromissos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • cobrar respostas;
    • solicitar verbas;
    • identificar o assunto;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • secretariar reuniões;
    • fornecer informações;
    • administrar conflitos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • definir horários;
    • colher assinatura;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • fazer checklist;
    • encaminhar certificados;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • protocolar correspondência;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • trabalhar sob pressão;
    • ciceronear visitas;
    • atender ligações telefônicas;
    • ler documentos;
    • triar correspondência;
    • formatar documentos;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • enviar convite ou convocação;
    • demonstrar proatividade;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de presidência no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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