Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de presidência
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de presidência

Um Auxiliar administrativo de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;

  • Atividades

    • enviar convite ou convocação;
    • conferir material;
    • ordenar documentos;
    • traduzir documentos;
    • cobrar relatórios;
    • administrar conflitos;
    • encaminhar certificados;
    • capacitar equipe;
    • fornecer informações;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • elaborar base de dados;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • trabalhar sob pressão;
    • anotar recados;
    • preparar apresentações;
    • anotar informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • controlar prazos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • colher assinatura;
    • elaborar relatórios;
    • orientar pessoas;
    • tomar ditados;
    • preparar sala/local;
    • reproduzir documentos;
    • divulgar informações;
    • arquivar correspondência;
    • requisitar material;
    • direcionar informações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar sensibilidade;
    • cancelar compromissos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • fazer ligações telefônicas;
    • ler documentos;
    • levantar necessidades de material;
    • controlar cronogramas;
    • elaborar prestação de contas;
    • acompanhar processos;
    • administrar arquivos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • elaborar atas;
    • identificar a natureza do documento;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • secretariar reuniões;
    • formatar documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • elaborar convites e convocações;
    • classificar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • administrar estresse;
    • adaptar-se a mudanças;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • cobrar ações;
    • contornar situações adversas;
    • transmitir recados;
    • reservar sala/local;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar proatividade;
    • ciceronear visitas;
    • pesquisar local;
    • recepcionar pessoas;
    • transmitir fax;
    • dar suporte a expatriados;
    • enviar correspondência;
    • trabalhar em equipe;
    • datilografar documentos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • receber correspondência;
    • atender pedidos e solicitações;
    • demonstrar dinamismo;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • avaliar a equipe;
    • definir horários;
    • controlar malote;
    • programar as atividades da equipe;
    • selecionar pessoal;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • atualizar arquivos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • escolher cardápio;
    • formular pedidos de compra;
    • dar suporte durante o evento;
    • assinar documentação escolar;
    • identificar o assunto;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • triar correspondência;
    • encaminhar documentos;
    • dar suporte em reuniões;
    • elaborar documentação escolar;
    • atender ligações telefônicas;
    • transcrever textos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • demonstrar discrição;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar paciência;
    • confeccionar clippings;
    • revisar traduções;
    • elaborar lista de presença;
    • solicitar verbas;
    • confirmar presença;
    • pesquisar informações e dados;
    • protocolar correspondência;
    • encaminhar pessoas;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • cobrar respostas;
    • administrar pendências;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • prestar serviço de intérprete;
    • marcar compromissos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • registrar correspondência;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • redigir documentos;
    • fazer checklist;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • digitar documentos;
    • cotar preços;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de presidência no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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