Salário para o cargo de Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • comunicar-se na rede;
  • atender usuários;
  • cuidar da segurança operacional;
  • monitorar sistemas;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar sistemas de comunicação;

Atividades

  • executar plano de contingência;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • transmitir mensagens e dados;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • executar cronograma de atividades;
  • acompanhar processo de impressão;
  • tomar decisões;
  • identificar localização do usuário;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • demonstrar iniciativa;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • manter controle emocional;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • registrar término do atendimento;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • consultar plano de contingência;
  • agir com ética;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • participar de ginástica laboral;
  • organizar cronograma de atividades;
  • localizar área de atendimento;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • rotular mídia digital;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • respeitar hierarquia;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • ordenar sequência de impressão;
  • cumprir prazos;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • avaliar resultados de impressão;
  • priorizar operações emergenciais;
  • trabalhar em equipe;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • regular climatização do ambiente;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • administrar situações de conflitos;


Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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