Salário para o cargo de Assessor trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assessor trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assessor trilíngüe

Um Assessor trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assessor trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • cancelar compromissos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • transmitir fax;
    • formatar documentos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • enviar convite ou convocação;
    • cotar preços;
    • colher assinatura;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • secretariar reuniões;
    • elaborar atas;
    • confirmar presença;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • elaborar relatórios;
    • capacitar equipe;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • definir horários;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • conferir material;
    • pesquisar local;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • dar suporte a expatriados;
    • encaminhar documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar lista de presença;
    • assinar documentação escolar;
    • cobrar respostas;
    • demonstrar discrição;
    • datilografar documentos;
    • tomar ditados;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • cadastrar documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • administrar pendências;
    • demonstrar dinamismo;
    • solicitar verbas;
    • redigir documentos;
    • elaborar prestação de contas;
    • selecionar pessoal;
    • transmitir recados;
    • controlar malote;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • reservar sala/local;
    • acompanhar processos;
    • registrar correspondência;
    • anotar recados;
    • administrar arquivos;
    • preparar apresentações;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar conflitos;
    • escolher cardápio;
    • cobrar relatórios;
    • controlar prazos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • revisar traduções;
    • demonstrar senso de organização;
    • levantar necessidades de material;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • arquivar correspondência;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar a equipe;
    • pesquisar informações e dados;
    • fornecer informações;
    • enviar correspondência;
    • ordenar documentos;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • elaborar documentação escolar;
    • protocolar correspondência;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • preparar sala/local;
    • prestar serviço de intérprete;
    • ler documentos;
    • reproduzir documentos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • classificar documentos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • transcrever textos;
    • trabalhar sob pressão;
    • divulgar informações;
    • cobrar ações;
    • encaminhar pessoas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • direcionar informações;
    • traduzir documentos;
    • marcar compromissos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • adaptar-se a mudanças;
    • encaminhar certificados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • recepcionar pessoas;
    • dar suporte em reuniões;
    • triar correspondência;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar paciência;
    • ciceronear visitas;
    • orientar pessoas;
    • controlar cronogramas;
    • requisitar material;
    • receber correspondência;
    • elaborar base de dados;
    • identificar o assunto;
    • anotar informações;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar iniciativa;
    • dar suporte durante o evento;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • atualizar arquivos;
    • administrar estresse;
    • fazer checklist;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • formular pedidos de compra;
    • digitar documentos;
    • confeccionar clippings;

    Setores que mais contratam Assessor trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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