Salário para o cargo de Assessor trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assessor trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assessor trilíngüe

Um Assessor trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assessor trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • elaborar documentos;

  • Atividades

    • demonstrar discrição;
    • controlar malote;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • encaminhar documentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • trabalhar sob pressão;
    • definir horários;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • recepcionar pessoas;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • cancelar compromissos;
    • registrar correspondência;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • ordenar documentos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • identificar a natureza do documento;
    • preparar sala/local;
    • secretariar reuniões;
    • marcar compromissos;
    • elaborar documentação escolar;
    • contornar situações adversas;
    • cobrar ações;
    • tomar ditados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cotar preços;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • dar suporte a expatriados;
    • avaliar a equipe;
    • reproduzir documentos;
    • orientar pessoas;
    • datilografar documentos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • atender ligações telefônicas;
    • conferir material;
    • fornecer informações;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • fazer ligações telefônicas;
    • anotar informações;
    • revisar traduções;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • receber correspondência;
    • transcrever textos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • acompanhar processos;
    • cobrar respostas;
    • enviar convite ou convocação;
    • ler documentos;
    • classificar documentos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • programar as atividades da equipe;
    • administrar pendências;
    • administrar conflitos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • arquivar correspondência;
    • formular pedidos de compra;
    • demonstrar iniciativa;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir documentos;
    • anotar recados;
    • controlar cronogramas;
    • protocolar correspondência;
    • demonstrar proatividade;
    • dar suporte durante o evento;
    • direcionar informações;
    • administrar arquivos;
    • confeccionar clippings;
    • atualizar arquivos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • administrar estresse;
    • transmitir fax;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • elaborar base de dados;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar certificados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar atas;
    • encaminhar pessoas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • elaborar relatórios;
    • preparar apresentações;
    • capacitar equipe;
    • formatar documentos;
    • transmitir recados;
    • triar correspondência;
    • pesquisar local;
    • controlar prazos;
    • escolher cardápio;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • traduzir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • dar suporte em reuniões;
    • demonstrar sensibilidade;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • colher assinatura;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • reservar sala/local;
    • divulgar informações;
    • elaborar lista de presença;
    • levantar necessidades de material;
    • elaborar prestação de contas;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • solicitar verbas;
    • fazer checklist;
    • pesquisar informações e dados;
    • digitar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • requisitar material;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • confirmar presença;
    • enviar correspondência;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar convites e convocações;
    • identificar o assunto;
    • selecionar pessoal;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • cobrar relatórios;


    Setores que mais contratam Assessor trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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