Salário para o cargo de Assessor trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assessor trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assessor trilíngüe

Um Assessor trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assessor trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);

  • Atividades

    • acompanhar processos;
    • elaborar documentação escolar;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • controlar prazos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • encaminhar documentos;
    • triar correspondência;
    • secretariar reuniões;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar sensibilidade;
    • requisitar material;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • dar suporte a expatriados;
    • cobrar respostas;
    • administrar conflitos;
    • administrar estresse;
    • atualizar arquivos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • classificar documentos;
    • cobrar ações;
    • assinar documentação escolar;
    • confirmar presença;
    • digitar documentos;
    • protocolar correspondência;
    • direcionar informações;
    • atender ligações telefônicas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • reproduzir documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • ordenar documentos;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • solicitar verbas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • cotar preços;
    • formular pedidos de compra;
    • administrar pendências;
    • demonstrar senso de organização;
    • enviar correspondência;
    • adaptar-se a mudanças;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • selecionar pessoal;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • pesquisar informações e dados;
    • cobrar relatórios;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • contornar situações adversas;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • demonstrar proatividade;
    • traduzir documentos;
    • encaminhar pessoas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • definir horários;
    • marcar compromissos;
    • divulgar informações;
    • levantar necessidades de material;
    • formatar documentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar base de dados;
    • avaliar a equipe;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar relatórios;
    • tomar ditados;
    • enviar convite ou convocação;
    • capacitar equipe;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • elaborar prestação de contas;
    • ciceronear visitas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • elaborar atas;
    • pesquisar local;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar iniciativa;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • colher assinatura;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • demonstrar paciência;
    • transmitir recados;
    • dar suporte em reuniões;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • ler documentos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar convites e convocações;
    • revisar traduções;
    • conferir material;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • fazer checklist;
    • anotar recados;
    • transmitir fax;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • identificar a natureza do documento;
    • trabalhar em equipe;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • programar as atividades da equipe;
    • confeccionar clippings;
    • prestar serviço de intérprete;
    • preparar sala/local;
    • recepcionar pessoas;
    • dar suporte durante o evento;
    • reservar sala/local;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • escolher cardápio;
    • administrar arquivos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • arquivar correspondência;
    • datilografar documentos;
    • fornecer informações;
    • anotar informações;
    • preparar apresentações;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • encaminhar certificados;
    • controlar cronogramas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • controlar malote;
    • identificar o assunto;
    • demonstrar discrição;
    • receber correspondência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • transcrever textos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • redigir documentos;
    • cancelar compromissos;
    • orientar pessoas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • registrar correspondência;


    Setores que mais contratam Assessor trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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