Salário para o cargo de Assistente de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente de diretoria

Um Assistente de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Natal - RN 1.055 - 5.796 2.315,29 1.055,33 1.514,80 4.785,20 5.795,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • controlar prazos;
    • elaborar documentação escolar;
    • fazer checklist;
    • preparar sala/local;
    • demonstrar sensibilidade;
    • secretariar reuniões;
    • conferir material;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • marcar compromissos;
    • transcrever textos;
    • demonstrar proatividade;
    • divulgar informações;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • reservar sala/local;
    • digitar documentos;
    • levantar necessidades de material;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • dar suporte a expatriados;
    • transmitir fax;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • adaptar-se a mudanças;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar pessoal;
    • arquivar correspondência;
    • controlar malote;
    • cobrar ações;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • reproduzir documentos;
    • enviar correspondência;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar iniciativa;
    • confirmar presença;
    • direcionar informações;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • formatar documentos;
    • cobrar relatórios;
    • contornar situações adversas;
    • atender ligações telefônicas;
    • encaminhar certificados;
    • controlar cronogramas;
    • fazer ligações telefônicas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • administrar pendências;
    • ordenar documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • definir horários;
    • recepcionar pessoas;
    • atualizar arquivos;
    • cadastrar documentos;
    • acompanhar processos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • administrar arquivos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • capacitar equipe;
    • cotar preços;
    • dar suporte durante o evento;
    • pesquisar local;
    • atender pedidos e solicitações;
    • preparar apresentações;
    • encaminhar pessoas;
    • tomar ditados;
    • anotar informações;
    • cancelar compromissos;
    • enviar convite ou convocação;
    • orientar pessoas;
    • anotar recados;
    • formular pedidos de compra;
    • ciceronear visitas;
    • classificar documentos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • solicitar verbas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • pesquisar informações e dados;
    • elaborar relatórios;
    • protocolar correspondência;
    • escolher cardápio;
    • transmitir recados;
    • elaborar atas;
    • ler documentos;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar discrição;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • revisar traduções;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • triar correspondência;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • traduzir documentos;
    • identificar o assunto;
    • trabalhar em equipe;
    • receber correspondência;
    • registrar correspondência;
    • administrar estresse;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar paciência;
    • datilografar documentos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • encaminhar documentos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • administrar conflitos;
    • redigir documentos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • dar suporte em reuniões;
    • colher assinatura;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar dinamismo;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • contratar serviços de terceiros;
    • avaliar a equipe;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • fornecer informações;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar base de dados;
    • elaborar lista de presença;
    • programar as atividades da equipe;
    • cobrar respostas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • requisitar material;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • confeccionar clippings;


    Setores que mais contratam Assistente de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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