Salário para o cargo de Assistente de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente de diretoria

Um Assistente de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • organizar eventos e viagens;
  • elaborar documentos;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • administrar arquivos;
    • selecionar pessoal;
    • tomar ditados;
    • requisitar material;
    • receber correspondência;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • administrar pendências;
    • fazer ligações telefônicas;
    • cancelar compromissos;
    • administrar conflitos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • traduzir documentos;
    • elaborar convites e convocações;
    • prestar serviço de intérprete;
    • marcar compromissos;
    • avaliar a equipe;
    • secretariar reuniões;
    • encaminhar certificados;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • demonstrar proatividade;
    • conferir material;
    • transmitir recados;
    • transmitir fax;
    • formular pedidos de compra;
    • acompanhar processos;
    • fazer checklist;
    • ciceronear visitas;
    • formatar documentos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar cronogramas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • contornar situações adversas;
    • capacitar equipe;
    • trabalhar em equipe;
    • transcrever textos;
    • fornecer informações;
    • elaborar prestação de contas;
    • triar correspondência;
    • classificar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • arquivar correspondência;
    • programar as atividades da equipe;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • pesquisar informações e dados;
    • dar suporte durante o evento;
    • trabalhar sob pressão;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • digitar documentos;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • recepcionar pessoas;
    • orientar pessoas;
    • elaborar relatórios;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • demonstrar paciência;
    • atender pedidos e solicitações;
    • administrar estresse;
    • cobrar respostas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • elaborar ficha de avaliação;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • encaminhar documentos;
    • datilografar documentos;
    • controlar malote;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • pesquisar local;
    • elaborar base de dados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar lista de presença;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • direcionar informações;
    • cotar preços;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • anotar recados;
    • dar suporte a expatriados;
    • registrar correspondência;
    • preparar apresentações;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • enviar correspondência;
    • demonstrar discrição;
    • preparar sala/local;
    • demonstrar dinamismo;
    • ler documentos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • cadastrar documentos;
    • levantar necessidades de material;
    • colher assinatura;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • confirmar presença;
    • adaptar-se a mudanças;
    • confeccionar clippings;
    • protocolar correspondência;
    • encaminhar pessoas;
    • reproduzir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • reservar sala/local;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • enviar convite ou convocação;
    • definir horários;
    • controlar prazos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • cobrar relatórios;
    • elaborar atas;
    • revisar traduções;
    • ordenar documentos;
    • identificar o assunto;
    • dar suporte em reuniões;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir documentos;
    • divulgar informações;
    • solicitar verbas;
    • elaborar documentação escolar;
    • anotar informações;
    • atender ligações telefônicas;
    • cobrar ações;
    • identificar a natureza do documento;
    • escolher cardápio;

    Setores que mais contratam Assistente de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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