Salário para o cargo de Secretário bilíngüe de presidência
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe de presidência

Um Secretário bilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,87 e R$ 9.861,49, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.106,87 13.282,49 276,72 5,21
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 7.520,80 90.249,56 1.880,20 35,38
Teto Salarial 9.861,49 118.337,93 2.465,37 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerir suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • controlar correspondência física e eletrônica;

  • Atividades

    • preparar apresentações;
    • demonstrar paciência;
    • triar correspondência;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • tomar ditados;
    • cobrar ações;
    • demonstrar iniciativa;
    • protocolar correspondência;
    • escolher cardápio;
    • selecionar pessoal;
    • enviar convite ou convocação;
    • cotar preços;
    • encaminhar documentos;
    • elaborar prestação de contas;
    • fazer checklist;
    • pesquisar informações e dados;
    • requisitar material;
    • trabalhar sob pressão;
    • dar suporte em reuniões;
    • registrar correspondência;
    • redigir documentos;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • formular pedidos de compra;
    • administrar conflitos;
    • atender ligações telefônicas;
    • secretariar reuniões;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • encaminhar certificados;
    • identificar o assunto;
    • traduzir documentos;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • enviar correspondência;
    • assinar documentação escolar;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • transmitir fax;
    • colher assinatura;
    • elaborar relatórios;
    • confeccionar clippings;
    • prestar serviço de intérprete;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • administrar arquivos;
    • definir horários;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • programar as atividades da equipe;
    • dar suporte a expatriados;
    • anotar recados;
    • trabalhar em equipe;
    • atualizar arquivos;
    • reservar sala/local;
    • fazer ligações telefônicas;
    • acompanhar processos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • elaborar atas;
    • pesquisar local;
    • direcionar informações;
    • elaborar convites e convocações;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • administrar pendências;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar dinamismo;
    • ler documentos;
    • cobrar relatórios;
    • classificar documentos;
    • conferir material;
    • receber correspondência;
    • elaborar base de dados;
    • divulgar informações;
    • cobrar respostas;
    • administrar estresse;
    • controlar cronogramas;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • controlar prazos;
    • formatar documentos;
    • elaborar documentação escolar;
    • ordenar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • preparar sala/local;
    • encaminhar pessoas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • controlar malote;
    • reproduzir documentos;
    • arquivar correspondência;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • demonstrar sensibilidade;
    • recepcionar pessoas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • elaborar lista de presença;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • fornecer informações;
    • transcrever textos;
    • anotar informações;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • marcar compromissos;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar discrição;
    • dar suporte durante o evento;
    • confirmar presença;
    • ciceronear visitas;
    • solicitar verbas;
    • revisar traduções;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • adaptar-se a mudanças;
    • digitar documentos;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • levantar necessidades de material;
    • datilografar documentos;
    • avaliar a equipe;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • demonstrar proatividade;
    • capacitar equipe;
    • cadastrar documentos;
    • transmitir recados;
    • cancelar compromissos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • contornar situações adversas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • filtrar ligações telefônicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • orientar pessoas;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional