Salário para o cargo de Secretário bilíngüe de presidência
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe de presidência

Um Secretário bilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,87 e R$ 9.861,49, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.106,87 13.282,49 276,72 5,21
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 7.520,80 90.249,56 1.880,20 35,38
Teto Salarial 9.861,49 118.337,93 2.465,37 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerenciar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • filtrar ligações telefônicas;
    • identificar o assunto;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • formular pedidos de compra;
    • transmitir recados;
    • dar suporte durante o evento;
    • cotar preços;
    • anotar informações;
    • confeccionar clippings;
    • reservar sala/local;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • preparar sala/local;
    • pesquisar informações e dados;
    • anotar recados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar documentação escolar;
    • demonstrar dinamismo;
    • atender pedidos e solicitações;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • transcrever textos;
    • secretariar reuniões;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • administrar estresse;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • cobrar ações;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • avaliar a equipe;
    • formatar documentos;
    • encaminhar pessoas;
    • receber correspondência;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • reproduzir documentos;
    • traduzir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • revisar traduções;
    • divulgar informações;
    • elaborar lista de presença;
    • fazer ligações telefônicas;
    • datilografar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • arquivar correspondência;
    • redigir documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar discrição;
    • encaminhar certificados;
    • requisitar material;
    • administrar conflitos;
    • confirmar presença;
    • atender ligações telefônicas;
    • elaborar relatórios;
    • controlar cronogramas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • dar suporte a expatriados;
    • ordenar documentos;
    • colher assinatura;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • atualizar arquivos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • programar as atividades da equipe;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • orientar pessoas;
    • contornar situações adversas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • manter atualizado o banco de dados;
    • capacitar equipe;
    • triar correspondência;
    • identificar a natureza do documento;
    • fornecer informações;
    • direcionar informações;
    • ler documentos;
    • encaminhar documentos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • administrar arquivos;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar senso de organização;
    • marcar compromissos;
    • controlar prazos;
    • preparar apresentações;
    • elaborar convites e convocações;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • levantar necessidades de material;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar sensibilidade;
    • escolher cardápio;
    • cobrar relatórios;
    • contratar serviços de terceiros;
    • administrar pendências;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • enviar convite ou convocação;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • classificar documentos;
    • elaborar atas;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • definir horários;
    • recepcionar pessoas;
    • fazer checklist;
    • digitar documentos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • protocolar correspondência;
    • tomar ditados;
    • ciceronear visitas;
    • selecionar pessoal;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • dar suporte em reuniões;
    • demonstrar proatividade;
    • cancelar compromissos;
    • transmitir fax;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • cobrar respostas;
    • solicitar verbas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • conferir material;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar paciência;
    • registrar correspondência;
    • controlar malote;
    • enviar correspondência;
    • pesquisar local;
    • elaborar base de dados;
    • despachar com o(s) executivo(s);


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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