Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de gabinete
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de gabinete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de gabinete

Um Secretário trilíngüe de gabinete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de gabinete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de gabinete

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;

  • Atividades

    • preparar sala/local;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • elaborar lista de presença;
    • trabalhar sob pressão;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar paciência;
    • pesquisar informações e dados;
    • anotar informações;
    • solicitar verbas;
    • encaminhar documentos;
    • pesquisar local;
    • orientar pessoas;
    • ler documentos;
    • traduzir documentos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • levantar necessidades de material;
    • prestar serviço de intérprete;
    • programar as atividades da equipe;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • cancelar compromissos;
    • identificar o assunto;
    • ciceronear visitas;
    • selecionar pessoal;
    • receber correspondência;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • atender ligações telefônicas;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar dinamismo;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • preparar apresentações;
    • dar suporte a expatriados;
    • demonstrar iniciativa;
    • conferir material;
    • atender pedidos e solicitações;
    • divulgar informações;
    • definir horários;
    • fazer checklist;
    • elaborar relatórios;
    • requisitar material;
    • elaborar atas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • dar suporte em reuniões;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • trabalhar em equipe;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • direcionar informações;
    • escolher cardápio;
    • registrar correspondência;
    • contornar situações adversas;
    • secretariar reuniões;
    • arquivar correspondência;
    • transcrever textos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • dar suporte durante o evento;
    • contratar serviços de terceiros;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • administrar conflitos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • datilografar documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • recepcionar pessoas;
    • enviar correspondência;
    • ordenar documentos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • avaliar a equipe;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • cobrar ações;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • formular pedidos de compra;
    • controlar prazos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • cobrar respostas;
    • administrar arquivos;
    • elaborar documentação escolar;
    • confeccionar clippings;
    • administrar pendências;
    • administrar estresse;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar discrição;
    • cobrar relatórios;
    • revisar traduções;
    • controlar cronogramas;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • confirmar presença;
    • transmitir recados;
    • enviar convite ou convocação;
    • acompanhar processos;
    • anotar recados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar base de dados;
    • elaborar convites e convocações;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • adaptar-se a mudanças;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • transmitir fax;
    • atualizar arquivos;
    • encaminhar certificados;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • marcar compromissos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • digitar documentos;
    • redigir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • controlar malote;
    • formatar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • reproduzir documentos;
    • colher assinatura;
    • capacitar equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • reservar sala/local;
    • cadastrar documentos;
    • tomar ditados;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • fornecer informações;
    • encaminhar pessoas;
    • protocolar correspondência;
    • cotar preços;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • classificar documentos;
    • triar correspondência;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de gabinete no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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