Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de gabinete
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de gabinete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de gabinete

Um Secretário trilíngüe de gabinete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,87 e R$ 4.499,23, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de gabinete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.131,87 13.582,42 282,97 5,25
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 3.431,31 41.175,69 857,83 15,92
Teto Salarial 4.499,23 53.990,80 1.124,81 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de gabinete

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerenciar informações;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • reservar sala/local;
    • datilografar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • receber correspondência;
    • dar suporte durante o evento;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • marcar compromissos;
    • identificar o assunto;
    • reproduzir documentos;
    • contornar situações adversas;
    • direcionar informações;
    • elaborar convites e convocações;
    • classificar documentos;
    • encaminhar certificados;
    • revisar traduções;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • tomar ditados;
    • digitar documentos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • preparar sala/local;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • enviar convite ou convocação;
    • definir horários;
    • elaborar documentação escolar;
    • cotar preços;
    • programar as atividades da equipe;
    • controlar cronogramas;
    • encaminhar pessoas;
    • anotar informações;
    • adaptar-se a mudanças;
    • elaborar prestação de contas;
    • registrar correspondência;
    • encaminhar documentos;
    • enviar correspondência;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • demonstrar proatividade;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • arquivar correspondência;
    • protocolar correspondência;
    • assinar documentação escolar;
    • administrar estresse;
    • atualizar arquivos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • cobrar ações;
    • elaborar base de dados;
    • avaliar a equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • levantar necessidades de material;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar processos;
    • administrar pendências;
    • confirmar presença;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • capacitar equipe;
    • identificar a natureza do documento;
    • contratar serviços de terceiros;
    • conferir material;
    • orientar pessoas;
    • selecionar pessoal;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar discrição;
    • recepcionar pessoas;
    • dar suporte a expatriados;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • demonstrar paciência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • secretariar reuniões;
    • cobrar respostas;
    • ordenar documentos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • colher assinatura;
    • preparar apresentações;
    • redigir documentos;
    • pesquisar local;
    • fazer ligações telefônicas;
    • dar suporte em reuniões;
    • requisitar material;
    • administrar arquivos;
    • confeccionar clippings;
    • elaborar atas;
    • transmitir fax;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • controlar malote;
    • ciceronear visitas;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • cobrar relatórios;
    • atender ligações telefônicas;
    • elaborar relatórios;
    • fazer checklist;
    • escolher cardápio;
    • transmitir recados;
    • fornecer informações;
    • formatar documentos;
    • anotar recados;
    • prestar serviço de intérprete;
    • pesquisar informações e dados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • formular pedidos de compra;
    • demonstrar iniciativa;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar sensibilidade;
    • controlar prazos;
    • transcrever textos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • trabalhar sob pressão;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • traduzir documentos;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar dinamismo;
    • ler documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • triar correspondência;
    • solicitar verbas;
    • divulgar informações;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de gabinete no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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