Salário para o cargo de Secretário trilíngüe de gabinete
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário trilíngüe de gabinete - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário trilíngüe de gabinete

Um Secretário trilíngüe de gabinete trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário trilíngüe de gabinete

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário trilíngüe de gabinete

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar documentos;
  • gerenciar informações;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerir suprimentos;
  • organizar eventos e viagens;

  • Atividades

    • encaminhar documentos;
    • contornar situações adversas;
    • selecionar pessoal;
    • demonstrar proatividade;
    • colher assinatura;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • definir horários;
    • reservar sala/local;
    • recepcionar pessoas;
    • dar suporte a expatriados;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • avaliar a equipe;
    • elaborar prestação de contas;
    • prestar serviço de intérprete;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • cobrar relatórios;
    • demonstrar iniciativa;
    • tomar ditados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • confirmar presença;
    • pesquisar local;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • datilografar documentos;
    • arquivar correspondência;
    • administrar conflitos;
    • ordenar documentos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • identificar a natureza do documento;
    • confeccionar clippings;
    • levantar necessidades de material;
    • controlar malote;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • cobrar respostas;
    • secretariar reuniões;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cotar preços;
    • transcrever textos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • pesquisar informações e dados;
    • receber correspondência;
    • preparar sala/local;
    • dar suporte em reuniões;
    • reproduzir documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • escolher cardápio;
    • redigir documentos;
    • elaborar lista de presença;
    • elaborar base de dados;
    • classificar documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • administrar estresse;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar dinamismo;
    • revisar traduções;
    • cobrar ações;
    • fornecer informações;
    • dar suporte durante o evento;
    • elaborar documentação escolar;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • demonstrar discrição;
    • ler documentos;
    • administrar arquivos;
    • conferir material;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • traduzir documentos;
    • elaborar atas;
    • marcar compromissos;
    • administrar pendências;
    • atender pedidos e solicitações;
    • requisitar material;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • cadastrar documentos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • encaminhar certificados;
    • trabalhar em equipe;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • demonstrar paciência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • atualizar arquivos;
    • encaminhar pessoas;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • solicitar verbas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • enviar correspondência;
    • registrar correspondência;
    • capacitar equipe;
    • transmitir fax;
    • anotar informações;
    • formular pedidos de compra;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • formatar documentos;
    • enviar convite ou convocação;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • elaborar relatórios;
    • orientar pessoas;
    • protocolar correspondência;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • transmitir recados;
    • atender ligações telefônicas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • controlar prazos;
    • demonstrar senso de organização;
    • triar correspondência;
    • controlar cronogramas;
    • identificar o assunto;
    • anotar recados;
    • divulgar informações;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • fazer ligações telefônicas;
    • trabalhar sob pressão;
    • acompanhar processos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • ciceronear visitas;
    • cancelar compromissos;
    • direcionar informações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • digitar documentos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • fazer checklist;
    • preparar apresentações;


    Setores que mais contratam Secretário trilíngüe de gabinete no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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