Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.212,10 e R$ 6.021,42, com a média salarial de R$ 2.336,31 e o salário mediana em R$ 1.674,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.336,31 28.035,76 584,08 11,13
1º Quartil 1.212,10 14.545,25 303,03 5,78
Salário Mediana 1.674,20 20.090,40 418,55 7,98
3º Quartil 4.592,19 55.106,29 1.148,05 21,89
Teto Salarial 6.021,42 72.257,01 1.505,35 28,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.301 - 6.119 2.622,80 1.301,27 2.164,00 5.052,18 6.119,35
Barueri - SP 1.403 - 2.822 1.643,39 1.403,16 1.404,49 2.329,67 2.821,77
Curitiba - PR 1.456 - 3.444 1.824,90 1.456,03 1.500,00 2.843,57 3.444,22
Belo Horizonte - MG 1.148 - 4.983 2.139,85 1.148,45 1.600,00 4.113,76 4.982,70
Taboão da Serra - SP 1.355 - 3.360 1.743,36 1.355,41 1.424,95 2.774,31 3.360,32
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 8.782 3.483,34 1.350,29 2.100,00 7.250,34 8.781,84
Porto Alegre - RS 1.221 - 6.325 2.576,64 1.220,94 1.800,00 5.221,56 6.324,51
Recife - PE 1.078 - 3.365 1.576,60 1.078,10 1.205,00 2.777,90 3.364,67
Goiânia - GO 1.070 - 2.336 1.326,54 1.070,49 1.147,30 1.928,67 2.336,07
Fortaleza - CE 1.116 - 5.387 2.328,19 1.115,91 1.800,00 4.447,44 5.386,88
Ribeirão Preto - SP 1.395 - 4.055 1.914,40 1.395,38 1.415,00 3.348,17 4.055,40
Salvador - BA 1.071 - 3.398 1.634,93 1.070,58 1.205,00 2.805,13 3.397,66
Osasco - SP 1.787 - 11.676 5.128,30 1.786,74 4.780,00 9.639,90 11.676,13
Campinas - SP 1.446 - 7.324 3.009,72 1.445,73 2.149,75 6.046,33 7.323,50
Florianópolis - SC 1.535 - 5.198 2.493,21 1.535,47 1.950,00 4.291,10 5.197,51
Brasília - DF 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Contagem - MG 1.048 - 4.910 1.911,28 1.047,75 1.218,61 4.053,45 4.909,66
São Caetano do Sul - SP 1.931 - 3.725 2.346,16 1.930,76 2.200,00 3.075,79 3.725,49
Cuiabá - MT 1.100 - 2.499 1.345,07 1.100,00 1.110,00 2.062,81 2.498,53
Serra - ES 1.182 - 2.944 1.725,70 1.181,77 1.625,26 2.430,38 2.943,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.863 2.481,38 1.312,14 2.000,00 4.840,91 5.863,46
Paraná 1.387 - 4.410 2.017,84 1.386,91 1.500,00 3.641,17 4.410,29
Minas Gerais 1.124 - 5.378 2.194,88 1.123,67 1.558,75 4.439,75 5.377,56
Rio Grande do Sul 1.218 - 5.845 2.438,98 1.217,58 1.800,00 4.825,67 5.845,00
Rio de Janeiro 1.248 - 7.924 3.046,37 1.248,49 1.892,00 6.541,97 7.923,83
Santa Catarina 1.371 - 4.967 2.365,71 1.370,54 1.950,00 4.100,86 4.967,08
Goiás 1.056 - 3.398 1.562,21 1.055,91 1.147,30 2.805,07 3.397,58
Pernambuco 1.066 - 3.405 1.577,16 1.065,80 1.205,00 2.811,30 3.405,13
Bahia 1.062 - 4.043 1.719,35 1.061,82 1.193,14 3.338,06 4.043,16
Mato Grosso 1.102 - 7.015 2.536,47 1.101,56 1.453,00 5.791,75 7.015,14
Ceará 1.127 - 5.013 2.258,52 1.127,11 1.883,50 4.138,64 5.012,84
Espírito Santo 1.122 - 2.785 1.584,86 1.121,93 1.500,00 2.299,28 2.784,96
Distrito Federal 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Pará 1.064 - 3.060 1.491,03 1.063,72 1.185,00 2.526,07 3.059,65
Amazonas 1.112 - 4.546 1.957,74 1.112,13 1.662,43 3.752,80 4.545,51
Mato Grosso do Sul 1.195 - 4.192 1.995,16 1.194,71 1.538,50 3.460,93 4.191,99
Alagoas 1.058 - 3.211 1.489,03 1.057,69 1.080,00 2.650,78 3.210,70
Rondônia 1.083 - 1.828 1.244,74 1.082,85 1.178,53 1.509,58 1.828,45
Rio Grande do Norte 1.050 - 2.923 1.409,34 1.050,16 1.060,69 2.413,40 2.923,18
Maranhão 1.122 - 9.457 3.262,35 1.121,65 1.900,00 7.807,65 9.456,86
Paraíba 1.090 - 2.369 1.326,10 1.089,60 1.159,07 1.955,70 2.368,81
Acre 1.090 - 2.042 1.253,38 1.090,44 1.128,60 1.685,80 2.041,89
Tocantins 1.092 - 9.356 2.898,21 1.091,61 1.500,00 7.724,61 9.356,27
Piauí 1.112 - 3.773 1.954,73 1.112,39 1.800,00 3.115,30 3.773,35
Sergipe 1.063 - 2.694 1.550,91 1.063,33 1.709,22 2.224,44 2.694,31
Roraima 1.059 - 6.050 1.787,65 1.059,00 1.163,00 4.995,21 6.050,35


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • atualizar cadastro de clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • trabalhar sob pressão;
    • discriminar tipos de serviços;
    • comunicar as transações realizadas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • definir participação no mercado;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • organizar material de trabalho;
    • apresentar tabelas de preços;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • agendar horário;
    • analisar potencial de clientes;
    • renovar contratos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • tomar decisões;
    • implantar contratos de serviços;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • contatar clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • planejar sequência de trabalho;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar resiliência;
    • implementar estratégias de marketing;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • calcular custo do produto;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • receber pagamento do produto;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • tirar pedidos de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • enviar brindes ao cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • preencher contrato;
    • entregar produtos vendidos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • classificar clientes por potencial;
    • entregar brindes ao cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • prever vendas;
    • participar de reuniões;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • explicar objetivos da visita;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar criatividade;
    • requisitar material de consumo;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • obter informações de pré-venda;
    • fornecer amostras;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • gerar demanda de produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • relatar visitas;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • definir autonomia para negociação;
    • contornar situações adversas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • visitar área industrial da empresa;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;


    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Promoção de vendas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de viagens
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: