Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.212,10 e R$ 6.021,42, com a média salarial de R$ 2.336,31 e o salário mediana em R$ 1.674,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.336,31 28.035,76 584,08 11,13
1º Quartil 1.212,10 14.545,25 303,03 5,78
Salário Mediana 1.674,20 20.090,40 418,55 7,98
3º Quartil 4.592,19 55.106,29 1.148,05 21,89
Teto Salarial 6.021,42 72.257,01 1.505,35 28,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.301 - 6.119 2.622,80 1.301,27 2.164,00 5.052,18 6.119,35
Barueri - SP 1.403 - 2.822 1.643,39 1.403,16 1.404,49 2.329,67 2.821,77
Curitiba - PR 1.456 - 3.444 1.824,90 1.456,03 1.500,00 2.843,57 3.444,22
Belo Horizonte - MG 1.148 - 4.983 2.139,85 1.148,45 1.600,00 4.113,76 4.982,70
Taboão da Serra - SP 1.355 - 3.360 1.743,36 1.355,41 1.424,95 2.774,31 3.360,32
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 8.782 3.483,34 1.350,29 2.100,00 7.250,34 8.781,84
Porto Alegre - RS 1.221 - 6.325 2.576,64 1.220,94 1.800,00 5.221,56 6.324,51
Recife - PE 1.078 - 3.365 1.576,60 1.078,10 1.205,00 2.777,90 3.364,67
Goiânia - GO 1.070 - 2.336 1.326,54 1.070,49 1.147,30 1.928,67 2.336,07
Fortaleza - CE 1.116 - 5.387 2.328,19 1.115,91 1.800,00 4.447,44 5.386,88
Ribeirão Preto - SP 1.395 - 4.055 1.914,40 1.395,38 1.415,00 3.348,17 4.055,40
Salvador - BA 1.071 - 3.398 1.634,93 1.070,58 1.205,00 2.805,13 3.397,66
Osasco - SP 1.787 - 11.676 5.128,30 1.786,74 4.780,00 9.639,90 11.676,13
Campinas - SP 1.446 - 7.324 3.009,72 1.445,73 2.149,75 6.046,33 7.323,50
Florianópolis - SC 1.535 - 5.198 2.493,21 1.535,47 1.950,00 4.291,10 5.197,51
Brasília - DF 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Contagem - MG 1.048 - 4.910 1.911,28 1.047,75 1.218,61 4.053,45 4.909,66
São Caetano do Sul - SP 1.931 - 3.725 2.346,16 1.930,76 2.200,00 3.075,79 3.725,49
Cuiabá - MT 1.100 - 2.499 1.345,07 1.100,00 1.110,00 2.062,81 2.498,53
Serra - ES 1.182 - 2.944 1.725,70 1.181,77 1.625,26 2.430,38 2.943,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.863 2.481,38 1.312,14 2.000,00 4.840,91 5.863,46
Paraná 1.387 - 4.410 2.017,84 1.386,91 1.500,00 3.641,17 4.410,29
Minas Gerais 1.124 - 5.378 2.194,88 1.123,67 1.558,75 4.439,75 5.377,56
Rio Grande do Sul 1.218 - 5.845 2.438,98 1.217,58 1.800,00 4.825,67 5.845,00
Rio de Janeiro 1.248 - 7.924 3.046,37 1.248,49 1.892,00 6.541,97 7.923,83
Santa Catarina 1.371 - 4.967 2.365,71 1.370,54 1.950,00 4.100,86 4.967,08
Goiás 1.056 - 3.398 1.562,21 1.055,91 1.147,30 2.805,07 3.397,58
Pernambuco 1.066 - 3.405 1.577,16 1.065,80 1.205,00 2.811,30 3.405,13
Bahia 1.062 - 4.043 1.719,35 1.061,82 1.193,14 3.338,06 4.043,16
Mato Grosso 1.102 - 7.015 2.536,47 1.101,56 1.453,00 5.791,75 7.015,14
Ceará 1.127 - 5.013 2.258,52 1.127,11 1.883,50 4.138,64 5.012,84
Espírito Santo 1.122 - 2.785 1.584,86 1.121,93 1.500,00 2.299,28 2.784,96
Distrito Federal 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Pará 1.064 - 3.060 1.491,03 1.063,72 1.185,00 2.526,07 3.059,65
Amazonas 1.112 - 4.546 1.957,74 1.112,13 1.662,43 3.752,80 4.545,51
Mato Grosso do Sul 1.195 - 4.192 1.995,16 1.194,71 1.538,50 3.460,93 4.191,99
Alagoas 1.058 - 3.211 1.489,03 1.057,69 1.080,00 2.650,78 3.210,70
Rondônia 1.083 - 1.828 1.244,74 1.082,85 1.178,53 1.509,58 1.828,45
Rio Grande do Norte 1.050 - 2.923 1.409,34 1.050,16 1.060,69 2.413,40 2.923,18
Maranhão 1.122 - 9.457 3.262,35 1.121,65 1.900,00 7.807,65 9.456,86
Paraíba 1.090 - 2.369 1.326,10 1.089,60 1.159,07 1.955,70 2.368,81
Acre 1.090 - 2.042 1.253,38 1.090,44 1.128,60 1.685,80 2.041,89
Piauí 1.112 - 3.773 1.954,73 1.112,39 1.800,00 3.115,30 3.773,35
Tocantins 1.092 - 9.356 2.898,21 1.091,61 1.500,00 7.724,61 9.356,27
Sergipe 1.063 - 2.694 1.550,91 1.063,33 1.709,22 2.224,44 2.694,31
Roraima 1.059 - 6.050 1.787,65 1.059,00 1.163,00 4.995,21 6.050,35


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • visitar área industrial da empresa;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de reuniões;
    • contatar clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • implementar estratégias de marketing;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • relatar visitas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • explicar formas de pagamento;
    • requisitar assistência técnica;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • requisitar material de divulgação;
    • entregar produtos vendidos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • organizar eventos científicos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • receber pagamento do produto;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar flexibilidade;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar senso ético;
    • classificar clientes por faturamento;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • calcular custo do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • prever vendas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • tirar pedidos de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • tomar decisões;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • definir autonomia para negociação;
    • analisar potencial de clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • trabalhar sob pressão;
    • divulgar eventos científicos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • fornecer amostras;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar senso de organização;
    • renovar contratos;
    • treinar novos funcionários;
    • contornar situações adversas;
    • emitir recibo de venda;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • enviar brindes ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • alterar contratos de clientes;
    • implantar contratos de serviços;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • preencher contrato;
    • classificar clientes por potencial;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • demonstrar confiança;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • discutir estratégias com o superior;
    • gerenciar verbas;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • gerar demanda de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • definir participação no mercado;
    • organizar material de trabalho;
    • entregar brindes ao cliente;
    • discriminar tipos de serviços;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • atender solicitação de clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • requisitar troca de produtos;
    • agendar horário;
    • explicar objetivos da visita;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • comunicar as transações realizadas;

    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Promoção de vendas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de viagens
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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