Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.212,10 e R$ 6.021,42, com a média salarial de R$ 2.336,31 e o salário mediana em R$ 1.674,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.336,31 28.035,76 584,08 11,13
1º Quartil 1.212,10 14.545,25 303,03 5,78
Salário Mediana 1.674,20 20.090,40 418,55 7,98
3º Quartil 4.592,19 55.106,29 1.148,05 21,89
Teto Salarial 6.021,42 72.257,01 1.505,35 28,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.301 - 6.119 2.622,80 1.301,27 2.164,00 5.052,18 6.119,35
Barueri - SP 1.403 - 2.822 1.643,39 1.403,16 1.404,49 2.329,67 2.821,77
Curitiba - PR 1.456 - 3.444 1.824,90 1.456,03 1.500,00 2.843,57 3.444,22
Belo Horizonte - MG 1.148 - 4.983 2.139,85 1.148,45 1.600,00 4.113,76 4.982,70
Taboão da Serra - SP 1.355 - 3.360 1.743,36 1.355,41 1.424,95 2.774,31 3.360,32
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 8.782 3.483,34 1.350,29 2.100,00 7.250,34 8.781,84
Porto Alegre - RS 1.221 - 6.325 2.576,64 1.220,94 1.800,00 5.221,56 6.324,51
Recife - PE 1.078 - 3.365 1.576,60 1.078,10 1.205,00 2.777,90 3.364,67
Goiânia - GO 1.070 - 2.336 1.326,54 1.070,49 1.147,30 1.928,67 2.336,07
Fortaleza - CE 1.116 - 5.387 2.328,19 1.115,91 1.800,00 4.447,44 5.386,88
Ribeirão Preto - SP 1.395 - 4.055 1.914,40 1.395,38 1.415,00 3.348,17 4.055,40
Salvador - BA 1.071 - 3.398 1.634,93 1.070,58 1.205,00 2.805,13 3.397,66
Osasco - SP 1.787 - 11.676 5.128,30 1.786,74 4.780,00 9.639,90 11.676,13
Campinas - SP 1.446 - 7.324 3.009,72 1.445,73 2.149,75 6.046,33 7.323,50
Florianópolis - SC 1.535 - 5.198 2.493,21 1.535,47 1.950,00 4.291,10 5.197,51
Brasília - DF 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Contagem - MG 1.048 - 4.910 1.911,28 1.047,75 1.218,61 4.053,45 4.909,66
São Caetano do Sul - SP 1.931 - 3.725 2.346,16 1.930,76 2.200,00 3.075,79 3.725,49
Cuiabá - MT 1.100 - 2.499 1.345,07 1.100,00 1.110,00 2.062,81 2.498,53
Serra - ES 1.182 - 2.944 1.725,70 1.181,77 1.625,26 2.430,38 2.943,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.863 2.481,38 1.312,14 2.000,00 4.840,91 5.863,46
Paraná 1.387 - 4.410 2.017,84 1.386,91 1.500,00 3.641,17 4.410,29
Minas Gerais 1.124 - 5.378 2.194,88 1.123,67 1.558,75 4.439,75 5.377,56
Rio Grande do Sul 1.218 - 5.845 2.438,98 1.217,58 1.800,00 4.825,67 5.845,00
Rio de Janeiro 1.248 - 7.924 3.046,37 1.248,49 1.892,00 6.541,97 7.923,83
Santa Catarina 1.371 - 4.967 2.365,71 1.370,54 1.950,00 4.100,86 4.967,08
Goiás 1.056 - 3.398 1.562,21 1.055,91 1.147,30 2.805,07 3.397,58
Pernambuco 1.066 - 3.405 1.577,16 1.065,80 1.205,00 2.811,30 3.405,13
Bahia 1.062 - 4.043 1.719,35 1.061,82 1.193,14 3.338,06 4.043,16
Mato Grosso 1.102 - 7.015 2.536,47 1.101,56 1.453,00 5.791,75 7.015,14
Ceará 1.127 - 5.013 2.258,52 1.127,11 1.883,50 4.138,64 5.012,84
Espírito Santo 1.122 - 2.785 1.584,86 1.121,93 1.500,00 2.299,28 2.784,96
Distrito Federal 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Pará 1.064 - 3.060 1.491,03 1.063,72 1.185,00 2.526,07 3.059,65
Amazonas 1.112 - 4.546 1.957,74 1.112,13 1.662,43 3.752,80 4.545,51
Mato Grosso do Sul 1.195 - 4.192 1.995,16 1.194,71 1.538,50 3.460,93 4.191,99
Alagoas 1.058 - 3.211 1.489,03 1.057,69 1.080,00 2.650,78 3.210,70
Rondônia 1.083 - 1.828 1.244,74 1.082,85 1.178,53 1.509,58 1.828,45
Rio Grande do Norte 1.050 - 2.923 1.409,34 1.050,16 1.060,69 2.413,40 2.923,18
Maranhão 1.122 - 9.457 3.262,35 1.121,65 1.900,00 7.807,65 9.456,86
Paraíba 1.090 - 2.369 1.326,10 1.089,60 1.159,07 1.955,70 2.368,81
Acre 1.090 - 2.042 1.253,38 1.090,44 1.128,60 1.685,80 2.041,89
Tocantins 1.092 - 9.356 2.898,21 1.091,61 1.500,00 7.724,61 9.356,27
Piauí 1.112 - 3.773 1.954,73 1.112,39 1.800,00 3.115,30 3.773,35
Sergipe 1.063 - 2.694 1.550,91 1.063,33 1.709,22 2.224,44 2.694,31
Roraima 1.059 - 6.050 1.787,65 1.059,00 1.163,00 4.995,21 6.050,35


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;

  • Atividades

    • encaminhar documentação do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar flexibilidade;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • definir participação no mercado;
    • trabalhar em equipe;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • tirar pedidos de produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entrevistar novos candidatos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • prever vendas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • explicar formas de pagamento;
    • discriminar tipos de produtos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar criatividade;
    • definir estratégia de marketing;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • preencher contrato;
    • visitar cliente pós-venda;
    • discutir estratégias com o superior;
    • entregar brindes ao cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • contatar clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • implementar estratégias de marketing;
    • treinar novos funcionários;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • organizar eventos científicos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • fornecer amostras;
    • agendar horário;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • renovar contratos;
    • participar de reuniões;
    • requisitar troca de produtos;
    • discriminar tipos de serviços;
    • entregar produtos vendidos;
    • trabalhar sob pressão;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • fazer itinerário de visitas;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • verificar opiniões do cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • contornar situações adversas;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • relatar visitas;
    • explicar objetivos da visita;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • definir autonomia para negociação;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar confiança;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • requisitar material de consumo;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • divulgar eventos científicos;
    • requisitar material de divulgação;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • implantar contratos de serviços;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • demonstrar resiliência;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • atender solicitação de clientes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • analisar potencial de clientes;
    • gerar demanda de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • organizar material de trabalho;
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar senso ético;
    • obter informações de pré-venda;
    • enviar brindes ao cliente;
    • calcular custo do produto;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;


    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Promoção de vendas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de viagens
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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