Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.212,10 e R$ 6.021,42, com a média salarial de R$ 2.336,31 e o salário mediana em R$ 1.674,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.336,31 28.035,76 584,08 11,13
1º Quartil 1.212,10 14.545,25 303,03 5,78
Salário Mediana 1.674,20 20.090,40 418,55 7,98
3º Quartil 4.592,19 55.106,29 1.148,05 21,89
Teto Salarial 6.021,42 72.257,01 1.505,35 28,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.301 - 6.119 2.622,80 1.301,27 2.164,00 5.052,18 6.119,35
Barueri - SP 1.403 - 2.822 1.643,39 1.403,16 1.404,49 2.329,67 2.821,77
Curitiba - PR 1.456 - 3.444 1.824,90 1.456,03 1.500,00 2.843,57 3.444,22
Belo Horizonte - MG 1.148 - 4.983 2.139,85 1.148,45 1.600,00 4.113,76 4.982,70
Taboão da Serra - SP 1.355 - 3.360 1.743,36 1.355,41 1.424,95 2.774,31 3.360,32
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 8.782 3.483,34 1.350,29 2.100,00 7.250,34 8.781,84
Porto Alegre - RS 1.221 - 6.325 2.576,64 1.220,94 1.800,00 5.221,56 6.324,51
Recife - PE 1.078 - 3.365 1.576,60 1.078,10 1.205,00 2.777,90 3.364,67
Goiânia - GO 1.070 - 2.336 1.326,54 1.070,49 1.147,30 1.928,67 2.336,07
Fortaleza - CE 1.116 - 5.387 2.328,19 1.115,91 1.800,00 4.447,44 5.386,88
Ribeirão Preto - SP 1.395 - 4.055 1.914,40 1.395,38 1.415,00 3.348,17 4.055,40
Salvador - BA 1.071 - 3.398 1.634,93 1.070,58 1.205,00 2.805,13 3.397,66
Osasco - SP 1.787 - 11.676 5.128,30 1.786,74 4.780,00 9.639,90 11.676,13
Campinas - SP 1.446 - 7.324 3.009,72 1.445,73 2.149,75 6.046,33 7.323,50
Florianópolis - SC 1.535 - 5.198 2.493,21 1.535,47 1.950,00 4.291,10 5.197,51
Brasília - DF 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Contagem - MG 1.048 - 4.910 1.911,28 1.047,75 1.218,61 4.053,45 4.909,66
São Caetano do Sul - SP 1.931 - 3.725 2.346,16 1.930,76 2.200,00 3.075,79 3.725,49
Cuiabá - MT 1.100 - 2.499 1.345,07 1.100,00 1.110,00 2.062,81 2.498,53
Serra - ES 1.182 - 2.944 1.725,70 1.181,77 1.625,26 2.430,38 2.943,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.863 2.481,38 1.312,14 2.000,00 4.840,91 5.863,46
Paraná 1.387 - 4.410 2.017,84 1.386,91 1.500,00 3.641,17 4.410,29
Minas Gerais 1.124 - 5.378 2.194,88 1.123,67 1.558,75 4.439,75 5.377,56
Rio Grande do Sul 1.218 - 5.845 2.438,98 1.217,58 1.800,00 4.825,67 5.845,00
Rio de Janeiro 1.248 - 7.924 3.046,37 1.248,49 1.892,00 6.541,97 7.923,83
Santa Catarina 1.371 - 4.967 2.365,71 1.370,54 1.950,00 4.100,86 4.967,08
Goiás 1.056 - 3.398 1.562,21 1.055,91 1.147,30 2.805,07 3.397,58
Pernambuco 1.066 - 3.405 1.577,16 1.065,80 1.205,00 2.811,30 3.405,13
Bahia 1.062 - 4.043 1.719,35 1.061,82 1.193,14 3.338,06 4.043,16
Mato Grosso 1.102 - 7.015 2.536,47 1.101,56 1.453,00 5.791,75 7.015,14
Ceará 1.127 - 5.013 2.258,52 1.127,11 1.883,50 4.138,64 5.012,84
Espírito Santo 1.122 - 2.785 1.584,86 1.121,93 1.500,00 2.299,28 2.784,96
Distrito Federal 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Pará 1.064 - 3.060 1.491,03 1.063,72 1.185,00 2.526,07 3.059,65
Amazonas 1.112 - 4.546 1.957,74 1.112,13 1.662,43 3.752,80 4.545,51
Mato Grosso do Sul 1.195 - 4.192 1.995,16 1.194,71 1.538,50 3.460,93 4.191,99
Alagoas 1.058 - 3.211 1.489,03 1.057,69 1.080,00 2.650,78 3.210,70
Rondônia 1.083 - 1.828 1.244,74 1.082,85 1.178,53 1.509,58 1.828,45
Rio Grande do Norte 1.050 - 2.923 1.409,34 1.050,16 1.060,69 2.413,40 2.923,18
Maranhão 1.122 - 9.457 3.262,35 1.121,65 1.900,00 7.807,65 9.456,86
Paraíba 1.090 - 2.369 1.326,10 1.089,60 1.159,07 1.955,70 2.368,81
Acre 1.090 - 2.042 1.253,38 1.090,44 1.128,60 1.685,80 2.041,89
Piauí 1.112 - 3.773 1.954,73 1.112,39 1.800,00 3.115,30 3.773,35
Tocantins 1.092 - 9.356 2.898,21 1.091,61 1.500,00 7.724,61 9.356,27
Sergipe 1.063 - 2.694 1.550,91 1.063,33 1.709,22 2.224,44 2.694,31
Roraima 1.059 - 6.050 1.787,65 1.059,00 1.163,00 4.995,21 6.050,35


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • obter informações de pré-venda;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • calcular custo do produto;
    • enviar brindes ao cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar resiliência;
    • requisitar troca de produtos;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • fazer itinerário de visitas;
    • divulgar eventos científicos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • visitar área industrial da empresa;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • requisitar material de divulgação;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • consultar publicações técnicas;
    • agendar horário;
    • analisar potencial de clientes;
    • prever vendas;
    • entregar brindes ao cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • organizar eventos científicos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar criatividade;
    • gerar demanda de produtos;
    • gerenciar verbas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • demonstrar senso ético;
    • renovar contratos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • integrar novos funcionários;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • fornecer amostras;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • preencher contrato;
    • definir estratégia de marketing;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de reuniões;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • relatar visitas;
    • contornar situações adversas;
    • verificar opiniões do cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • definir autonomia para negociação;
    • contatar clientes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • tomar decisões;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • implementar estratégias de marketing;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • requisitar material de consumo;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar confiança;
    • atender solicitação de clientes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • definir participação no mercado;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • emitir recibo de venda;
    • identificar necessidades do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • planejar sequência de trabalho;
    • receber pagamento do produto;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • discriminar tipos de serviços;
    • classificar clientes por potencial;


    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Promoção de vendas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de viagens
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: