Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.654,59 e R$ 5.974,41, com a média salarial de R$ 2.692,16 e o salário mediana em R$ 1.893,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.692,16 32.305,90 673,04 12,69
1º Quartil 1.654,59 19.855,05 413,65 7,80
Salário Mediana 1.893,00 22.716,00 473,25 8,92
3º Quartil 4.556,34 54.676,06 1.139,08 21,48
Teto Salarial 5.974,41 71.692,89 1.493,60 28,16


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.719 - 6.829 2.909,23 1.718,55 1.988,50 5.638,32 6.829,31
Barueri - SP 1.648 - 4.592 2.210,96 1.648,16 1.690,00 3.791,07 4.591,86
Curitiba - PR 1.459 - 5.568 2.534,02 1.459,20 2.000,00 4.597,04 5.568,07
Belo Horizonte - MG 1.498 - 5.555 2.435,57 1.497,81 1.750,00 4.586,56 5.555,38
Porto Alegre - RS 1.412 - 5.785 2.309,61 1.412,00 1.412,00 4.775,96 5.784,79
Rio de Janeiro - RJ 1.465 - 5.214 2.393,63 1.464,85 1.786,00 4.304,71 5.213,99
Embu - SP 1.475 - 3.010 1.833,36 1.475,06 1.561,00 2.484,75 3.009,60
Osasco - SP 1.436 - 3.812 1.972,23 1.436,00 1.573,00 3.147,17 3.811,95
Recife - PE 1.454 - 5.594 2.331,95 1.453,64 1.571,00 4.618,78 5.594,40
Santo André - SP 1.756 - 6.970 3.246,44 1.756,31 2.081,00 5.754,55 6.970,09
Campinas - SP 1.689 - 8.096 3.261,69 1.688,99 2.277,00 6.684,19 8.096,09
Fortaleza - CE 1.445 - 4.012 2.092,84 1.444,83 1.737,00 3.311,96 4.011,55
Brasília - DF 1.459 - 4.609 2.204,94 1.459,19 1.800,00 3.804,83 4.608,53
Florianópolis - SC 1.479 - 7.783 3.219,72 1.478,69 2.500,00 6.425,74 7.783,05
Goiânia - GO 1.454 - 4.682 2.283,12 1.453,89 1.838,00 3.865,10 4.681,53
Contagem - MG 1.446 - 5.197 2.349,54 1.446,16 1.731,00 4.290,64 5.196,95
Uberlândia - MG 1.463 - 6.484 2.723,54 1.462,78 1.929,00 5.353,37 6.484,16
Salvador - BA 1.413 - 4.158 1.969,46 1.413,25 1.477,00 3.433,15 4.158,33
Ribeirão Preto - SP 1.683 - 7.294 2.966,83 1.683,00 1.958,00 6.021,58 7.293,52
São Bernardo do Campo - SP 1.502 - 8.042 3.234,72 1.502,49 1.927,00 6.639,23 8.041,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.619 - 6.496 2.777,52 1.619,42 1.936,00 5.363,03 6.495,86
Paraná 1.491 - 6.339 2.717,77 1.490,60 1.986,00 5.233,68 6.339,19
Minas Gerais 1.469 - 6.824 2.761,61 1.469,03 1.838,00 5.633,68 6.823,69
Rio Grande do Sul 1.412 - 6.255 2.584,95 1.412,00 1.829,00 5.164,26 6.255,10
Santa Catarina 1.682 - 7.235 3.152,22 1.682,08 2.400,00 5.973,36 7.235,11
Rio de Janeiro 1.476 - 4.871 2.309,71 1.476,09 1.800,00 4.021,18 4.870,58
Pernambuco 1.443 - 4.926 2.205,31 1.442,54 1.571,00 4.067,30 4.926,43
Goiás 1.444 - 6.605 2.816,38 1.443,91 2.000,00 5.453,13 6.604,99
Mato Grosso 1.514 - 8.524 3.552,61 1.513,77 2.377,00 7.037,72 8.524,29
Bahia 1.413 - 4.804 2.162,62 1.413,40 1.581,00 3.965,80 4.803,50
Espírito Santo 1.438 - 3.668 1.932,53 1.438,40 1.600,00 3.027,93 3.667,52
Ceará 1.439 - 3.955 2.110,41 1.438,54 1.785,00 3.265,54 3.955,32
Pará 1.423 - 3.043 1.809,57 1.422,68 1.675,00 2.512,15 3.042,79
Distrito Federal 1.459 - 4.609 2.204,94 1.459,19 1.800,00 3.804,83 4.608,53
Mato Grosso do Sul 1.512 - 6.280 2.652,96 1.512,43 1.868,00 5.185,06 6.280,30
Rondônia 1.443 - 3.747 1.933,92 1.443,20 1.600,00 3.093,68 3.747,16
Maranhão 1.442 - 6.393 2.498,14 1.441,68 1.590,00 5.278,47 6.393,44
Paraíba 1.412 - 2.523 1.619,48 1.412,00 1.510,00 2.083,30 2.523,36
Tocantins 1.427 - 7.392 2.953,67 1.427,12 2.000,00 6.102,81 7.391,90
Amazonas 1.432 - 4.210 2.048,23 1.432,26 1.500,00 3.475,83 4.210,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.946 1.705,71 1.412,00 1.440,00 2.432,27 2.946,04
Alagoas 1.412 - 2.518 1.604,41 1.412,00 1.445,00 2.079,22 2.518,42
Sergipe 1.412 - 2.833 1.764,98 1.412,00 1.604,50 2.339,31 2.833,45
Piauí 1.416 - 2.774 1.765,00 1.416,29 1.800,00 2.290,21 2.773,98
Roraima 1.412 - 2.597 1.664,54 1.412,00 1.601,00 2.143,69 2.596,50
Amapá 1.412 - 2.179 1.513,51 1.412,00 1.435,00 1.798,89 2.178,87
Acre 1.412 - 2.152 1.500,38 1.412,00 1.412,00 1.776,33 2.151,55


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • planejar sequência de trabalho;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • definir autonomia para negociação;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • requisitar material de consumo;
    • visitar cliente pós-venda;
    • emitir recibo de venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar senso de organização;
    • obter informações de pré-venda;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • fornecer amostras;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • entrevistar novos candidatos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerar demanda de produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • relatar visitas;
    • demonstrar criatividade;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • divulgar eventos científicos;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar confiança;
    • apresentar tabelas de preços;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • visitar área industrial da empresa;
    • participar de reuniões;
    • organizar material de trabalho;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • contornar situações adversas;
    • entregar brindes ao cliente;
    • receber pagamento do produto;
    • explicar objetivos da visita;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • consultar publicações técnicas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar flexibilidade;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • contatar clientes;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • gerenciar verbas;
    • definir estratégia de marketing;
    • atender solicitação de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • implantar contratos de serviços;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • tomar decisões;
    • prever vendas;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • classificar clientes por potencial;
    • requisitar assistência técnica;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar resiliência;
    • verificar opiniões do cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • preencher contrato;
    • implementar estratégias de marketing;
    • organizar eventos científicos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • discutir estratégias com o superior;
    • explicar formas de pagamento;
    • renovar contratos;
    • agendar horário;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • calcular custo do produto;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir participação no mercado;
    • analisar potencial de clientes;


    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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