Salário para o cargo de Técnico em atendimento e vendas
CBO 3541-40 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Técnico em atendimento e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Técnico em atendimento e vendas

Um Técnico em atendimento e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.212,10 e R$ 6.021,42, com a média salarial de R$ 2.336,31 e o salário mediana em R$ 1.674,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em atendimento e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.336,31 28.035,76 584,08 11,13
1º Quartil 1.212,10 14.545,25 303,03 5,78
Salário Mediana 1.674,20 20.090,40 418,55 7,98
3º Quartil 4.592,19 55.106,29 1.148,05 21,89
Teto Salarial 6.021,42 72.257,01 1.505,35 28,70


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.301 - 6.119 2.622,80 1.301,27 2.164,00 5.052,18 6.119,35
Barueri - SP 1.403 - 2.822 1.643,39 1.403,16 1.404,49 2.329,67 2.821,77
Curitiba - PR 1.456 - 3.444 1.824,90 1.456,03 1.500,00 2.843,57 3.444,22
Belo Horizonte - MG 1.148 - 4.983 2.139,85 1.148,45 1.600,00 4.113,76 4.982,70
Taboão da Serra - SP 1.355 - 3.360 1.743,36 1.355,41 1.424,95 2.774,31 3.360,32
Rio de Janeiro - RJ 1.350 - 8.782 3.483,34 1.350,29 2.100,00 7.250,34 8.781,84
Porto Alegre - RS 1.221 - 6.325 2.576,64 1.220,94 1.800,00 5.221,56 6.324,51
Recife - PE 1.078 - 3.365 1.576,60 1.078,10 1.205,00 2.777,90 3.364,67
Goiânia - GO 1.070 - 2.336 1.326,54 1.070,49 1.147,30 1.928,67 2.336,07
Fortaleza - CE 1.116 - 5.387 2.328,19 1.115,91 1.800,00 4.447,44 5.386,88
Ribeirão Preto - SP 1.395 - 4.055 1.914,40 1.395,38 1.415,00 3.348,17 4.055,40
Salvador - BA 1.071 - 3.398 1.634,93 1.070,58 1.205,00 2.805,13 3.397,66
Osasco - SP 1.787 - 11.676 5.128,30 1.786,74 4.780,00 9.639,90 11.676,13
Campinas - SP 1.446 - 7.324 3.009,72 1.445,73 2.149,75 6.046,33 7.323,50
Florianópolis - SC 1.535 - 5.198 2.493,21 1.535,47 1.950,00 4.291,10 5.197,51
Brasília - DF 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Contagem - MG 1.048 - 4.910 1.911,28 1.047,75 1.218,61 4.053,45 4.909,66
São Caetano do Sul - SP 1.931 - 3.725 2.346,16 1.930,76 2.200,00 3.075,79 3.725,49
Cuiabá - MT 1.100 - 2.499 1.345,07 1.100,00 1.110,00 2.062,81 2.498,53
Serra - ES 1.182 - 2.944 1.725,70 1.181,77 1.625,26 2.430,38 2.943,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.863 2.481,38 1.312,14 2.000,00 4.840,91 5.863,46
Paraná 1.387 - 4.410 2.017,84 1.386,91 1.500,00 3.641,17 4.410,29
Minas Gerais 1.124 - 5.378 2.194,88 1.123,67 1.558,75 4.439,75 5.377,56
Rio Grande do Sul 1.218 - 5.845 2.438,98 1.217,58 1.800,00 4.825,67 5.845,00
Rio de Janeiro 1.248 - 7.924 3.046,37 1.248,49 1.892,00 6.541,97 7.923,83
Santa Catarina 1.371 - 4.967 2.365,71 1.370,54 1.950,00 4.100,86 4.967,08
Goiás 1.056 - 3.398 1.562,21 1.055,91 1.147,30 2.805,07 3.397,58
Pernambuco 1.066 - 3.405 1.577,16 1.065,80 1.205,00 2.811,30 3.405,13
Bahia 1.062 - 4.043 1.719,35 1.061,82 1.193,14 3.338,06 4.043,16
Mato Grosso 1.102 - 7.015 2.536,47 1.101,56 1.453,00 5.791,75 7.015,14
Ceará 1.127 - 5.013 2.258,52 1.127,11 1.883,50 4.138,64 5.012,84
Espírito Santo 1.122 - 2.785 1.584,86 1.121,93 1.500,00 2.299,28 2.784,96
Distrito Federal 1.195 - 4.291 1.899,26 1.195,18 1.424,18 3.543,07 4.291,47
Pará 1.064 - 3.060 1.491,03 1.063,72 1.185,00 2.526,07 3.059,65
Amazonas 1.112 - 4.546 1.957,74 1.112,13 1.662,43 3.752,80 4.545,51
Mato Grosso do Sul 1.195 - 4.192 1.995,16 1.194,71 1.538,50 3.460,93 4.191,99
Alagoas 1.058 - 3.211 1.489,03 1.057,69 1.080,00 2.650,78 3.210,70
Rondônia 1.083 - 1.828 1.244,74 1.082,85 1.178,53 1.509,58 1.828,45
Rio Grande do Norte 1.050 - 2.923 1.409,34 1.050,16 1.060,69 2.413,40 2.923,18
Maranhão 1.122 - 9.457 3.262,35 1.121,65 1.900,00 7.807,65 9.456,86
Paraíba 1.090 - 2.369 1.326,10 1.089,60 1.159,07 1.955,70 2.368,81
Acre 1.090 - 2.042 1.253,38 1.090,44 1.128,60 1.685,80 2.041,89
Piauí 1.112 - 3.773 1.954,73 1.112,39 1.800,00 3.115,30 3.773,35
Tocantins 1.092 - 9.356 2.898,21 1.091,61 1.500,00 7.724,61 9.356,27
Sergipe 1.063 - 2.694 1.550,91 1.063,33 1.709,22 2.224,44 2.694,31
Roraima 1.059 - 6.050 1.787,65 1.059,00 1.163,00 4.995,21 6.050,35


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em atendimento e vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • trabalhar sob pressão;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • implementar estratégias de marketing;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar confiança;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • tomar decisões;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • requisitar material de divulgação;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar senso ético;
    • contatar clientes;
    • implantar contratos de serviços;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar criatividade;
    • calcular custo do produto;
    • integrar novos funcionários;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • tirar pedidos de produtos;
    • renovar contratos;
    • emitir recibo de venda;
    • definir estratégia de marketing;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • prever vendas;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • organizar eventos científicos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • classificar clientes por faturamento;
    • requisitar troca de produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • divulgar eventos científicos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • entregar produtos vendidos;
    • alterar contratos de clientes;
    • relatar visitas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar resiliência;
    • treinar novos funcionários;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • gerenciar verbas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • identificar necessidades do cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar sequência de trabalho;
    • obter informações de pré-venda;
    • agendar horário;
    • discriminar tipos de produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • gerar demanda de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • enviar brindes ao cliente;
    • visitar área industrial da empresa;
    • definir autonomia para negociação;
    • requisitar material de consumo;
    • comunicar as transações realizadas;
    • classificar clientes por potencial;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • definir participação no mercado;
    • entregar brindes ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar opiniões do cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • atender solicitação de clientes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • fornecer amostras;
    • contornar situações adversas;
    • participar de reuniões;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • preencher contrato;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • analisar potencial de clientes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;

    Setores que mais contratam Técnico em atendimento e vendas no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Promoção de vendas
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de viagens
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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